Notícias

Presidente da IMMB participa de Grande Reunião de Johrei na Igreja ABCDM (SP)

Presidente da IMMB participa de Grande Reunião de Johrei na Igreja ABCDM (SP)

Data: 29/04/2019
Por: Claudia Rolli
Editoria: Notícias

"É preciso levantar a mão e ajudar o próximo", diz presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB), reverendo Marco Antonio Baptista Resende, em visita a São Bernardo do Campo (SP).

Levantar a mão para servir ao próximo ministrando Johrei. Essa foi uma das principais orientações do presidente da IMMB durante sua visita à igreja de São Bernardo do Campo.

Cerca de 550 messiânicos e frequentadores de municípios da região - Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires - participaram, no dia 18 de abril, da atividade que marcou a terceira visita do presidente à cidade, nos últimos anos.

Acompanhado de um grupo de ministros do ABCDM, reverendos e missionários de São Paulo e da Baixada Santista, o reverendo Resende ministrou Johrei, orientou e conversou com os participantes do evento, destacando a importância de se ministrar Johrei no dia a dia.

A ida a São Bernardo do Campo faz parte de uma ação para manter mais contato com os membros e frequentadores da IMMB em todo o Brasil. Seu plano é visitar os Johrei Centers do País.

Ao dar as boas-vindas ao presidente da IMMB e agradecer a presença do diretor das regiões SP - 2 e 3, reverendo Rubens Medeiros da Silva, e dos missionários, o responsável pela Região SP - 2 e pela Igreja Santos, reverendo Marcos Aurélio Rebello Teixeira, reforçou que "o Johrei é a alma da Igreja Messiânica. É para isso que recebemos o Ohikari (Medalha da Luz Divina): a igreja que Meishu Sama fundou não existe sem o Johrei."

Em seguida, ao iniciar sua palestra, o reverendo Resende brincou: "O Johrei coletivo demorou um pouco porque quis levar Luz a cada um que estava aqui." Ele passou o dia ministrando Johrei a pessoas que estavam em processo de purificação (doença, dificuldades financeiras e conflitos) e precisavam receber a Luz Divina.

"Deus é Luz, e a Igreja Messiânica tem a missão de canalizar a Luz para as pessoas. Levantar a mão é servir ao próximo", disse ele. "Quanto mais você estiver envolvido na Luz, melhor será porque, com a Luz do Johrei, as graças e os milagres se intensificam", completou.

Durante a conversa, o reverendo Resende reforçou as palavras de Meishu-Sama que constam no Ensinamento "O Segredo da Felicidade", lido no culto vesperal.

"Quando se fala em 'segredo da felicidade', pensamos ser algo muito difícil, mas não é. É a prática do altruísmo, de desejar o bem ao próximo", disse, ao destacar que isso pode ser feito ao dedicar "um pouquinho de seu tempo, ministrando Johrei" - um ato de altruísmo.

O reverendo também ressaltou que é preciso refletir sobre o tempo, sobre o que fazemos com ele e, principalmente, com que finalidade o utilizamos e a quem o dedicamos.

"Nossa igreja é muito ativa, e precisamos estar em sintonia com esse raciocínio da dedicação. Se tenho dificuldade, vou recorrer a quem e de que forma?", questionou. "Podemos ser úteis a Deus e a Meishu-Sama indo à igreja e, com as pessoas, fazendo oração com elas diante do altar e dedicando ao lado delas", ressaltou.

O presidente da IMMB relatou, ainda, que já está sendo preparada uma nova planta para a construção da igreja de São Bernardo do Campo. Em breve, o projeto deverá ser encaminhado à Prefeitura.

Com a nova construção, cerca de 350 pessoas conseguirão ser acomodadas na nave, onde estará o altar de Deus e Meishu-Sama. Ao lado do prédio, que deve ter dois andares, haverá um estacionamento para membros e frequentadores.

Relatos de participantes

Roberta Aragão Caldas Barros, 53 anos - 32 anos de membro

"Tive um câncer de mama, um carcinoma axilar, que foi descoberto em junho de 2018. Fiz vários exames médicos e comecei tratamento intensivo por meio do Johrei, recebendo três horas diárias. Fiz seis sessões de quimioterapia e já terminei, quando, segundo a previsão dos médicos, faria entre oito e nove sessões. Antes, eu rejeitava a ideia de fazer quimioterapia, mas mudei meu pensamento para que minha mente e corpo aceitassem. Cuidei da alimentação e recebi assistência de ministros e membros. Toda vez que recebo Johrei, sinto-me muito bem. Hoje, recebi Johrei do presidente e me senti mais fortalecida."

Mariana Ferreira da Silva - 31 anos de idade

"Tirei o dia de folga para me dedicar a essa data especial, porque queria servir no que fosse preciso. Fui convidada para dedicar na recepção da igreja e me preparei para receber as pessoas com todo meu amor. Nesse dia, duas membros que não vinham frequentando a igreja manifestaram o desejo de reconsagrar o Ohikari. Isso me surpreendeu muito, pois elas relataram que não sabiam da visita do presidente, mas que, ao acordarem, sentiram vontade de ir até lá. Pessoalmente, o que me marcou neste dia foi ver que muitas pessoas estavam purificando e, quando me doei para ajudá-las, uma felicidade preencheu fortemente meu coração. Isso fez com que eu esquecesse meus conflitos internos, me fortalecesse e me deixasse disposta para cuidar e servir cada vez mais o próximo."

Katsuko Matsumoto, conhecida entre os membros de São Bernardo do Campo como dona Terezinha, 74 anos - 55 anos de membro

"Ao entrar na igreja para fazer a gratidão do dia de hoje, tropecei na escada e me machuquei. Vinha depressa, empolgada para querer abraçar a todos. Como sofri um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no passado, tenho um problema de equilíbrio. Foi difícil vir hoje, mas estou muito agradecida por conseguir estar aqui."

Fotos: Juliana Keiko Nakandakare e Rebeca dos Santos