Notícias

Presidente da IMMB visita Belém (PA)

Presidente da IMMB visita Belém (PA)

Data: 13/09/2019
Por: Anderson Ricardo Cruz
Editoria: Notícias

A Igreja Belém (PA) recebeu a visita missionária do presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, reverendo Marco Antonio Baptista Resende.

O dirigente esteve com membros, frequentadores e pessoas de primeira vez, entre os dias 5 e 8 de setembro. Ele participou de reuniões de Johrei e de aprimoramento para ministros, missionários e professores de ikebana.

Sempre atento à formação dos messiânicos como pessoas capacitadas para melhor servir a Deus, falou sobre a importância do acompanhamento das pessoas durante os períodos de purificação; desmitificou o processo e ensinou o valor das dedicações na vida do membro.

Celebrou o Culto Mensal de Agradecimento, que teve a participação de 1.287 pessoas. Antes, durante e depois do ofício religioso, ocorreram apresentações artísticas, como a apresentação de um grupo regional de tambor de criuola e do Coral Mokiti Okada de Belém. O maestro Heitor Carneiro apresentou-se junto ao pianista Rômulo Queiroz, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, e brindou os presentes com música clássica. Já os cantores Alexandra Senna, Luis Pinheiro e Claudomar Monteiro animaram o público com músicas populares e regionais.

As professoras e dedicantes de Ikebana Sanguetsu fizeram inúmeros arranjos, com flores e materiais regionais doados pelos membros da Igreja Belém, demonstrando a beleza das flores.

Convidados do Amapá, Tocantins e do interior do Estado do Pará também estavam presentes.

Antes de sua saudação o presidente foi ovacionado com muita alegria, entusiasmo e até fogos de artifício. Em sua fala, destacou a prática do amor altruísta por meio do Johrei, para a salvação de pessoas. Afirmou que os messiânicos devem estender a mão sa salvação ao máximo de pessoas possível. Reafirmou a importância das práticas básicas no dia a dia, pois com elas, o espírito se purifica e se eleva. Por conseguinte, o Espírito Primordial fica fortalecido.

Ao final das atividades os membros tiveram a oportunidade de abraçar o reverendo Resende e tirar fotografias com ele, expressando seu carinho e gratidão pela visita.

Relatos mostram a importância da visita:

Ligadas ao Johrei Center Icoaraci, as missionárias Alessandra Adrielly de Souza, de 39 anos, Rosana Itaparica de Carvalho, de 34, e Tarcila Freitas de Melo, de 76 anos, respectivamente, contaram:

“Após nove meses sem trabalho, sou engenheira, tomei a decisão de passar a manhã na reunião de Johrei e tentar receber Johrei com o presidente Resende. Como havia muitas pessoas, não consegui receber Johrei diretamente dele, mas recebi Johrei coletivo. Após sair da Igreja, no caminho de retorno ao lar, recebi uma ligação que me informou sobre o fechamento de um contrato, para um grande projeto. Fiquei muito emocionada e já, na mesma hora, tomei a decisão de agradecer, com empenho de 20% do valor que receberei.”

“Havia feito um objetivo de oferecer um presente aos meus antepassados, mas ainda não possúia o valor desejado. Na sexta-feira (6 de setembro), recebi o valor e pude oferecer um grande presente aos meus antepassados por meio da gratidão.”

“Desafiei-me a passar o dia inteiro na Reunião de Johrei e participar do Culto Mensal de Agradecimento na Igreja Belém. No dia seguinte, minha neta, afastada da igreja há cerca de dez anos, entrou em contato e pediu para reconsagrar o Ohikari. Em seguida, ela me comunicou que seu filho, de 13 anos, despertou para receber a Medalha da Luz Divina.”

Do Johrei Center Ananindeua, vieram os relatos de Jucimara do Socorro Aragão dos Passos, de 49 anos, que dedica como plantonista e assistente de família, e de Danielly Ribeiro Pinto Matos, de 27 anos, que também atua como plantonista na unidade:

“Eu vinha enfrentando grande conflito com meu sobrinho, que mora na mesma casa que eu. Ele apresentava agressividade, dando indícios de uso de drogas. Comecei a preparação para a vinda do presidente fazendo oração para as linhagens familiares, preparando-me para receber Meishu-Sama, através do Rev. Marco Resende. Durante a marcha de Johrei, firmei meu sonen para a elevação e salvação dos meus antepassados e atendi pessoas de primeira vez. Ao chegar a casa, deparei-me com um sobrinho completamente mudado. Conversou comigo dizendo que queria voltar a estudar. Ele começou a se empenhar, diariamente, na limpeza do lar. Conversamos muito e pude, finalmente, entender melhor como ajudá-lo.”

“Meu filho nasceu com quadro clínico de hidrocefalia, com calcificações e alteração no mapeamento cerebral, o que poderia ocasionar epilepsia. Recebemos Johrei e, durante o culto, percebi que meu filho, Diego, estava interagindo com uma bebê, sentada próxima de nós. Ele estava rindo e brincando com ela, algo que jamais fizera. Durante o Hino da Luz Divina, Diego encheu os olhos de lágrimas e mostrou um sorriso de felicidade. Posteriormente, conseguiu pegar o próprio pé, coisa que, também devido às suas limitações, nunca havia conseguido. Isto foi um grande milagre. Foi resposta de Meishu-Sama. Estou mais confiante e determinada com relação à obediência às orientações e a me empenhar, sinceramente, no servir.”

Do Johrei Center Nazaré, Gabriel Almeida, monitor de jovens, contou: “Meu pai estava purificando de saúde há alguns meses, o que me deixava muito triste, pois mesmo ministrando Johrei, não via melhoras. Participei da Reunião de Johrei na sexta-feira e da dedicação no sábado mentalizando meu pai. Sua melhora, desde sexta-feira, é impressionante.”

Adriana Coelho, assistente de ministro na mesma unidade, também viveu uma experiência. “Sou artesã e há muitos anos tento uma vaga num curso que me habilita a dar aulas como instrutora de arte profissionalmente. Participei da Reunião de Johrei com este objetivo e, no dia seguinte pela manhã, fui convocada para iniciar o curso imediatamente.”

Alina Sampaio, missionária da unidade religiosa, se emocionou ao relatar que há meses vinha sentindo cansaço e dor nas costas. Com a dedicação na visita do presidente, viu o quadro mudar. “Fiz exames e nada foi detectado. Participei da Reunião de Johrei na sexta-feira e no sábado pela manhã, e retornei para o culto. Cheguei a casa à noite, cheia de energia, e dormi como há anos não conseguia. Desde esse dia as dores e o cansaço sumiram completamente. É um milagre!”.