Por: Meishu-Sama
Editoria: Ensinamento Diário
O meio mais seguro para avaliar o valor de uma pessoa é saber se ela possui, ou não, senso de justiça e de retidão. Eu tenho dois critérios que são infalíveis: se a pessoa não faz coisas erradas e se é confiável, ou seja, se podemos delegar-lhe qualquer
coisa, sem receio. Posso afirmar que não existe método melhor.
Realmente, creio que o senso de justiça e de retidão constitui a espinha dorsal do ser humano. Quem não o possui, não inspira segurança, pois se assemelha à água viva, a qual é destituída de ossos.
Portanto, em relação a todas as coisas, em primeiro lugar, devemos distinguir o certo e o errado.
Se a outra parte for do mal, é preciso oferecer resistência, valendo-se da justiça sem se intimidar. Essa atitude poderá render momentos amargos, mas não há motivos para preocupação pois, no final, tudo correrá a contento.
(...). Enfim, não há nada melhor do que pautar-se destemidamente pela justiça e retidão, e marchar de cabeça erguida. E isto é o certo.
Esse tipo de pessoa torna-se o sustentáculo da comunidade, a fortaleza contra o mal social, e possibilita o surgimento de uma sociedade sadia. Isto porque Deus sempre estará do lado dos justos e corretos.
Meishu-Sama Alicerce do Paraíso v. 1 (edição revisada - trechos)