Ensinamento Diário

JOHREI E FELICIDADE

Por: Meishu-Sama
Editoria: Ensinamento Diário

  

Não é a doutrina, mas sim a Luz de Deus que transforma uma pessoa (...). A doutrina é um conjunto de regras e preceitos; não pode salvar o homem. Desde os tempos antigos, quase todas religiões tiveram algumas de suas doutrinas bem elaboradas e respeitadas. Conseguiram elas aperfeiçoar o mundo? (...).

Se a religião consistisse apenas em doutrina, não ofereceria mais do que padrões morais. Eles não bastam. Fundamentando os princípios da moral, a religião deveria nos tornar conscientes do grandioso poder místico e operador de milagres em ação no Universo, que não pode ser explicado pela lógica. A eficácia da religião está no uso real deste poder místico. Quanto maiores milagres uma religião evidenciar, tanto mais autêntica poderá ser considerada.

(...). Muitas religiões são alicerçadas em mandamentos. (...). No entanto: "Você não deve fazer isso..." ou "Você não deve fazer aquilo..." implicam penalidades - penalidades espirituais e não físicas. As ameaças e os castigos não impedem com eficácia a prática de más ações. (...). Um meio muito melhor é dissolver as máculas do seu corpo espiritual, elevando-o a um nível que sua Divina natureza possa ser despertada, o que o levará a sentir uma natural repugnância (...) pela maldade.

É a tendência para fazer o mal ou agir desonestamente que deve ser eliminada, pois a pessoa inclinada à prática de ações corruptas tem preferência por elas (...). Em tais casos a natureza Divina ou primária encontra-se num estado enfraquecido, enquanto a natureza animal ou secundária está fortalecida, o que significa que a alma está num nível baixo. Quando a alma está em plano mais elevado, a pessoa é incapaz de tais ações. (...).

Abster-se de cometer crimes ou de ter uma conduta imprópria, apenas pela ameaça das penalidades ou da crítica, não é o bastante. Somente quando o homem atinge um nível em que não sente mais o desejo de fazer o mal, em que não são as leis e regulamentos que o impedem, quando realmente encontrou a alegria de fazer o bem, é que ele desperta para a sua verdadeira natureza.

Uma pessoa pode não atingir subitamente os planos mais altos, mas pode fazê-lo degrau por degrau. (...). A Igreja Messiânica Mundial empenha-se em elevar o indivíduo ao mais iluminado estado de consciência.

A invisível Luz de Deus, canalizada através do Johrei, alcança as profundezas do espírito e o ilumina, mesmo quando o Johrei é recebido com atitude cética. O Johrei desperta a natureza Divina do homem, colocando-o em contato com a sua alma. Por esse motivo, nossa religião não é uma religião comum. (...).

Meishu-Sama - Os Novos Tempos (trechos)