Ensinamento Diário

A VITÓRIA DO CULTIVO NATURAL: A FORÇA DO SOLO

Por: Meishu-Sama
Editoria: Ensinamento Diário

  

SUPERSTIÇÃO DO ADUBO

Esclarecendo melhor o assunto, o fato de as plantas parecerem fracas durante dois ou três meses se deve à presença de toxicidade dos adubos tanto no solo quanto nas sementes. Com o passar dos dias, essa toxicidade vai sendo eliminada, e o solo e a plantação tendem a melhorar, restabelecendo-se a capacidade original de ambos.
(...).

Quando o desenvolvimento das plantas não é bom, os agricultores costumam repor terras de outras localidades ao solo e, com isso, se observa uma ligeira melhora. Os agricultores acham que, com as sucessivas e contínuas plantações, o solo foi-se tornando pobre devido à absorção de seus nutrientes pelas plantas; por esse motivo,
a melhora sobrevém com a reposição de novas terras. Todavia, isso é um equívoco, pois o solo se enfraqueceu e tornou-se pobre em decorrência da toxicidade dos adubos utilizados, ano após ano. Por intermédio dessa interpretação, podemos perceber facilmente o quanto os agricultores estão influenciados pela superstição do adubo.

(...). No caso de outras culturas, em canteiros de terra, deve-se proceder à decomposição das folhas e do capim secos e misturá-los bem à terra. A razão disso é para evitar o endurecimento do solo, pois, neste caso, as raízes das plantas têm dificuldade para se desenvolver. (...).

Sua função é aquecer o solo bem como não o deixar endurecer. No caso de ocorrer ressecamento do solo junto às raízes, é preciso forrar essa parte com uma quantidade considerável de compostos orgânicos, pois esse procedimento faz manter a umidade do solo. São esses, efetivamente, os três benefícios eficazes dos compostos naturais.

Como puderam compreender pelo que foi exposto, a base da Agricultura Natural consiste em vivificar o solo, o que significa conservá-lo sempre puro, não utilizando impurezas como os adubos artificiais. Dessa forma, não encontrando nenhum empecilho, o solo poderá manifestar suas propriedades integralmente. (...).

Quanto mais se cultiva, melhor o solo se torna. Em termos humanos, quanto mais se trabalha, mais saudável se fica; quanto mais se descansa, menos saudável. A respeito disso, os agricultores interpretam de forma oposta, creditando que, quanto mais se realizam os cultivos de forma sucessiva, mais fraco o solo vai ficando, em virtude do maior consumo dos seus nutrientes pelas plantas e, assim, procuram beneficiá-lo fazendo-o “repousar”. Isto tudo está completamente errado. Devido aos equívocos, os agricultores acham que a cultura repetitiva é danosa e mudam a área de plantio todos os anos o que, lamentavelmente, é uma ignorância e está fora de cogitação.

Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 5 (trechos)