Por: Meishu-Sama
Editoria: Ensinamento Diário
Segunda Parte
Para explicar o princípio do Johrei, torna-se indispensável o conhecimento de um fato que passo a expor. Todas as coisas existentes no Universo são constituídas não só de matéria, mas também de espírito, invisível aos nossos olhos. (...).
A seguir, vou mostrar a origem do aparecimento das doenças. Conforme eu já disse, o ser humano é constituído de espírito e matéria, que segue o princípio da dualidade. O fato de ele estar vivo e movimentar-se é porque há a união e integração entre o espírito e a matéria, e o espírito movimenta a matéria. (...) Portanto, é como se o espírito fosse o chefe, e a matéria, o subordinado, isto é, o espírito rege a matéria. (...). Até a doença obedece ao mesmo princípio. Para que possam entender bem, vou exemplificar com o furúnculo, do qual todo mundo tem experiência.
O furúnculo surge como uma pequena protuberância e vai inchando gradualmente e tomando uma cor avermelhada. Normalmente, vem acompanhado de febre, e a pessoa começa a sentir dores e coceiras no local. Esse fenômeno constitui uma atividade de eliminação das toxinas do corpo físico, por ação fisiológica natural. As toxinas acumulam-se em determinada parte do corpo e são dissolvidas e liquefeitas pela febre, o que torna sua eliminação mais fácil. Este é o processo de recuperação natural.
Para formar um orifício de saída, a pele fica muito fina e flácida. Portanto, a coloração avermelhada é o sangue tóxico, visível por entre a pele, que se tornou fina e transparente.
Depois, um pequeno orifício se abre, e o sangue tóxico com pus começa a sair imediatamente; com sua eliminação, termina a purificação.
A explicação acima diz respeito ao corpo físico. Contudo, em que condições se encontra o espírito nessa ocasião? Ele apresenta uma espécie de nebulosidade no mesmo formato do furúnculo; em outras palavras, nuvens espirituais. Quanto mais grave a doença, mais densas são as nuvens. E por que motivo elas ficam concentradas numa parte do espírito?
Através do processo contínuo de purificação, as nuvens espalhadas por todo o espírito se reúnem em determinado local, e surge a ação eliminatória. Isso constitui a doença. Existe, pois, uma relação inseparável entre o espírito e o corpo. (...).
Por mais que a dor e o sofrimento sejam intensos, estes cessam com o tratamento do Johrei, e a pessoa continua sem sentir dor até que o furúnculo se torne volumoso com uma coloração avermelhada e ocorra a eliminação do sangue tóxico com pus. Diante de tal fato, todos ficam abismados. Vou falar, a seguir, sobre esse princípio misterioso.
Há pouco referi-me ao princípio do Espírito Precede a Matéria. Contudo, ele não se aplica apenas ao corpo humano: todas as coisas do Universo, sem exceção, obedecem a essa lei. Por conseguinte, o objetivo do Johrei é eliminar as nuvens espirituais. Através dele, as nuvens entram em colapso. (...). Esta é a razão do desaparecimento das dores. A seguir, explicarei o princípio pelo qual o Johrei promove a eliminação das nuvens.
Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 1 (trechos)