Ensinamento Diário

NAÇÃO REGIDA PELO CAMINHO

Por: Meishu-Sama
Editoria: Ensinamento Diário

  

[...] Podemos observar, na História, o quanto é difícil acabar com os crimes somente com a força da lei. Evidentemente, é impossível eliminar completamente o mal do ser humano [...].

Levando em consideração os referidos pontos, evidentemente, a verdadeira solução só será possível por meio da religião. Todavia, casos que exigem soluções imediatas não poderão ser resolvidos apenas por meio dela. Sendo assim, uma alternativa é, antes de mais nada, sinalizar o Caminho ao ser humano. O Caminho é o Dori [Caminho Perfeito].

Em outras palavras, o caminho corresponde ao que é correto e lógico. Embora isso se assemelhe à antiga moral oriental, o que desejo propor neste momento é uma moral nova e progressista. Sou levado a agir dessa maneira pela evidente e acentuada decadência dos princípios morais da sociedade contemporânea. O aumento repentino do mau comportamento dos jovens e do índice de criminalidade tem ultrapassado os limites.

Recentemente, até mesmo os intelectuais já estão percebendo essa situação e têm discutido diversos assuntos afins e defendido o retorno de aulas de moral e a criação de algo que substitua o decreto imperial de educação. Trata-se, pois, de uma situação animadora a constatação de que começaram a se preocupar também com assuntos relacionados a essa área.

O que nos fez chegar a esse estado de coisas, sem dúvida, foram a perda do ponto de referência do povo após a Segunda Guerra Mundial e a tumultuada situação, a qual aumentou o número de criaturas desorientadas moralmente. Até o fim da guerra, em todas as escolas do país, o ensino tinha como base o desenvolvimento da moral e o decreto imperial de educação.

Além disso, uma vez que o conceito de lealdade era incutido no povo japonês desde os tempos remotos, é inegável que a sociedade daquela época era muito mais disciplinada que a atual. Nem por isso, todavia, devemos restaurar a velha moral.

Assim sendo, de alguma forma, torna-se imprescindível criar uma nova mentalidade. [...]

Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso, vol. 5 [trechos]