Ensinamento Diário

AS CINCO INTELIGÊNCIAS

Por: Meishu-Sama
Editoria: Ensinamento Diário

  

Apesar de se dizer simplesmente "inteligência", há vários tipos. Em linhas gerais, existem cinco níveis: a mais elevada é a divina: em seguida, vem a búdica, a superior, a astuta e a ardilosa, as quais denomino de "cinco inteligências". (...)

A inteligência divina é a mais elevada e não pode ser alcançada pelo ser humano comum. Trata-se da inteligência concedida por Deus a pessoas especiais que receberam d'Ele uma importante missão. (...)

A inteligência búdica é conhecida também como "poder da inteligência de Kannon"; ela é semelhante a inteligência divina, sendo que é de natureza búdica. (...)

A inteligência superior é aquela manifestada pelas pessoas sábias. No budismo, denomina-se tieshokaku. Entretanto, no mundo atual, é ínfimo o número de pessoas dotadas dessa inteligência. (...)

Vejamos, a seguir, a inteligência astuta. Como todos sabem, trata-se de uma inteligência superficial; por isso, seu sucesso é passageiro, resultando sempre em fracasso e descrédito. (...)

A inteligência ardilosa, tal como o próprio nome já diz, é a inteligência do mal, e o número de pessoas que a possui é muito grande, inclusive entre as que pertencem à classe de líderes e a dos intelectuais e, por esse motivo, não há como a sociedade melhorar.

Portanto, somente quando as pessoas conseguirem se livrar desse tipo de inteligência, é que surgirá uma feliz e grandiosa sociedade. E como erradicar essa inteligência? É muito fácil: basta destruir o terreno em que ela nasce, por intermédio da ação de uma religião que tenha força para fazer as pessoas acreditarem na existência de Deus.

Fonte: Alicerce do Paraíso, v. 3 (edição revisada - trechos)