Edição 128 - Outubro/2018

Alimentação Natural contribui com estudos sobre frutas em Congresso Internacional de Nutrição

Data: 05/10/2018
Por: Aline Pagliarini
Editoria: Edição 128 - Outubro/2018

Com frutas nativas do Brasil, texturas diferentes, sabores cítricos e cheiro de natureza, a equipe de Alimentação Natural, da Fundação Mokiti Okada (FMO), realizou oficina de culinária, degustação de receitas, distribuição de sementes, lançamento e venda de livros no XIV Congresso Internacional de Nutrição Funcional: "Biomas brasileiros e a teia da inter-relações metabólicas". O congresso ocorreu entre 13 e 15 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

No sábado, dia 15, as nutricionistas Thaís Y. Kogachi Carlucci e Maria Tereza Casulli, da FMO, com a nutricionista e professora da VP Centro de Nutrição Funcional, Fernanda Serpa, apresentaram a oficina de culinária "Frutas nativas da biodiversidade brasileira: como atuam no centro da teia." Thaís elaborou as receitas: vinagrete de cambuci; creme gelado de abricó com farofa de castanha; arroz integral com butiá e abobrinha marinada. Já Fernanda abordou as informações nutricionais. Ao final, as preparações foram servidas ao público.

Maria Tereza explicou o funcionamento da teia das inter-relações metabólicas: ?No centro da teia temos os aspectos emocional, psíquico e espiritual. É o conhecimento da integralidade do ser humano para se levar em conta a análise completa do paciente?, finaliza.

A participante Ana Alessandra Rodrigues, de Florianópolis (SC), declara: "Eu gosto dessa diversidade de alimentos e, na minha região, há muito butiá. É a segunda vez que venho ao Congresso, e é a parte da culinária que me chama mais a atenção. Também gostei da receita do creme de abricó, o sabor é cítrico e dá para comer como sobremesa."

É como Mokiti Okada escreveu sobre as frutas cítricas: "Denomino nutrientes a forte energia vital que existe nos alimentos, principalmente nas verduras. Pode-se pensar que o alimento com aroma acentuado e as frutas com caldo abundante apresentam esta energia. As frutas cítricas, por exemplo, são boas."

A estudante de nutrição, Kadidja Queiroz, de Natal (RN), ressalta "Eu não conhecia essa culinária com produtos naturais. Durante oito anos eu fui vegetariana. A maioria das receitas vegetarianas e veganas é mais complexa, e essas, não. O que me encantou foi essa culinária simples e acessível a qualquer pessoa", conclui.

Estande FMO
A comunicação visual do espaço da instituição foi composta com imagem do Solo Sagrado de Guarapiranga, a fim de mostrar o bioma Mata Atlântica, a convivência harmoniosa do ser humano com a natureza, bem como fornecer informações sobre a preservação da Mata e as atividades desenvolvidas pela FMO e a Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB).

Nos dias 13 e 14, a equipe ofereceu degustação de pão rústico de jabuticaba e geleia de jabuticaba, com o intuito de mostrar o aproveitamento integral do alimento. A receita do pão está no livreto Frutta - lançamento que aborda preparações de acordo com a sazonalidade das frutas.

No sábado, dia 15, sementes orgânicas de caruru - uma espécie de Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) - foram distribuídas entre os visitantes. O trabalho é desenvolvido pela
bióloga Sakae Kinjo, no Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO), que disponibilizou as sementes.

Em todos os dias do evento, o livreto e as demais publicações elaboradas pelo setor de Alimentação Natural também ficaram disponíveis no estande.

Segundo o coordenador do setor, Luis Fernando Buck, há oito anos o grupo participa do congresso, a fim de valorizar alimentos com energia vital na promoção da saúde. Ele ressalta: "É com alegria que vemos a Ciência se aproximando da Espiritualidade."

É o que explica a idealizadora do Congresso, Valéria Paschoal: "A nutrição funcional faz todo o equilíbrio do organismo, inclusive a integração com a parte mental e espiritual, e isso também tem conexão com os princípios de Mokiti Okada."

Congresso
A intenção da Alimentação Natural foi levar ao Congresso os estudos sobre frutas, incentivar o consumo delas e explicar as funções da teia das inter-relações
metabólicas enaltecendo a espiritualidade.

Houve igualmente conferências, palestras, debates e mesas-redondas com profissionais de todas as regiões do Brasil, e convidados dos Estados Unidos e Chile, que apresentaram assuntos como: Biomas brasileiros e biodiversidade; Alimentos da Amazônia; Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC); Alimentação verde e orgânica na infância; Uso de ervas e especiarias para recuperação muscular; Alimentos versus suplementos, entre outros.

O Congresso reuniu aproximadamente cinco mil participantes, entre nutricionistas, estudantes, demais profissionais de saúde, convidados, expositores e visitantes.

Pão Rústico de Jabuticaba*
INGREDIENTES:
1 ovo inteiro
4 tabletes de fermento biológico
1 xícara de chá de água morna
1 ½ xícara de chá resíduo de jabuticaba
coada
1 colher de chá de sal marinho
2 colheres de sopa de mel
4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
3 xícaras de chá de farinha de trigo integral
3 xícaras de chá de farinha de trigo branca
MODO DE PREPARO:
Bater no liquidificador a jabuticaba com água. Peneirar e separar esta polpa
para fazer a geleia. Colocar o resíduo que ficou na peneira, no liquidificador,
com o ovo, o fermento, a água morna, o sal, o mel e o azeite, e bater.
Em um recipiente despejar essa mistura e acrescentar as farinhas e sovar
bem com as mãos. Deixar descansar por 1 hora. Moldar os pães e deixar
crescer por mais 30 minutos. Levar ao forno a 180°C em seguida.
*Receita extraída do livreto FRUTTA e servida no estande, durante o evento.
Para adquiri-lo, acesse: loja.fmo.org.br