Data: 26/11/2018
Por: Aline Pagliarini
Editoria: Edição 129 - Novembro/2018
Arte, beleza e decoração fazem parte da Exposição 2018, que apresenta os trabalhos dos alunos os cursos de modelagem livre, torno elétrico e escultura figurativa e abstrata, do Instituto Arte Cerâmica (IACE), em São Paulo (SP). A atração é gratuita e ficará aberta para visitação, entre novembro e dezembro.
A exposição será composta por cerca de 100 objetos utilitários, esculturas, vasos, entre outras peças. O objetivo é divulgar a arte e apresentar o resultado do processo criativo de 70 ceramistas ao longo do ano.
Segundo o diretor do IACE, Marco Aurélio dos Santos Mesquita, a cerâmica é uma arte que nos leva a ter consciência do tempo. "Cada indivíduo é singular; portanto, tem sua expressão única e seu tempo para realizar o trabalho", explica.
Ele continua: "Cada técnica que é apresentada ao aluno é uma forma de ele expressar seus sentimentos e pensamentos. Gosto de citar a frase do professor do IACE, João Ferreira: "Não é você que vai moldar o barro, mas sim o barro que vai te moldar". Mesmo sem perceber, o barro nos mostra como estamos naquele dia, e isso se reflete na construção da peça, pois o resultado do trabalho provém do interior da pessoa."
Cursos
Os cursos do IACE ensinam os alunos a manusear a argila e a conhecer as ferramentas para modelar peças básicas, utilitárias e esculturais. O aprendizado é artístico e terapêutico, pois estimula concentração, criatividade, coordenação motora, sensibilidade e tranquilidade.
As aulas também despertam o autoconhecimento, à medida que as formas das peças são definidas pelo tato e pela visão. A fase da pintura, por sua vez, proporciona a exploração das cores e dos tipos de texturas para decorar a cerâmica.
Mais informações, acesse: www.fmo.org.br ou entre em contato com: (11) 5573-8099 ou iace@fmo.org.br
Sobre o IACE
O IACE pertence à Fundação Mokiti Okada e foi fundado em 18 de outubro de 1982, com o intuito de ampliar a contemplação do Belo, por intermédio da arte em cerâmica, de acordo com os ensinamentos de Mokiti Okada. Atualmente, o instituto possui cerca de 150 alunos, e é composto pelo diretor e ceramista Marco Aurélio dos Santos Mesquita, professores, auxiliar de ceramista e administrativo.
Com uma abordagem espiritualista, os professores ajudam a elevar o nível artístico dos alunos, a fim de aproximá-los da natureza. Para tanto, eles orientam de maneira integrada a modelagem da argila, por meio dos elementos terra, fogo, água e ar.
De acordo com Mesquita, ao construir uma peça, o aluno está envolvido com o elemento terra. "Desde a antiguidade, nossos antepassados utilizavam o barro para desenvolver objetos sagrados e utilitários. Atualmente, as pessoas que nasceram nas grandes cidades, não têm contato direto com a natureza. Devido a isso, os cursos do IACE proporcionam a conexão do ser humano com os elementos naturais", afirma.
Serviço
Exposição Anual dos Alunos 2018
Venha confraternizar e conhecer as melhores peças desse ano
De 6 a 13 de dezembro
Segunda a sexta das 9h às 20h e aos sábados das 9h às 14h.