Data: 26/11/2018
Por: Rachel Pessôa
Editoria: Edição 129 - Novembro/2018
Em homenagem ao Dia Nacional da Arte da Ikebana Sanguetsu (comemorado no dia 3 de setembro, de acordo com o Projeto de Lei da Câmara Federal no. 55/2008), membros da IMMB de Fortaleza - CE promoveram uma série de eventos culturais na cidade durante o mês de setembro.
Cada ação teve como objetivo levar à sociedade cearense experiências com as três colunas messiânicas, baseadas nas práticas do Johrei, do Belo e da Agricultura Natural.
Nos dias 8 e 9, foi realizada uma exposição de Ikebana Sanguetsu por ocasião do Culto Mensal de Gratidão na sede de Fortaleza, preparada pelas professoras e voluntárias da arte.
Dos dias 20 a 22, foi a vez de uma atividade no Shopping Center Um, que contou também com uma exposição de ikebana, 11 vivências com a flor, 93 oficinas de horta caseira, além da ministração de Johrei a 373 pessoas que o receberam pela primeira vez.
Telma Menezes, de 49 anos, participou de uma oficina de ikebana: "Achei muito interessante a filosofia do Belo e a missão do artista de deixar tudo belo. Pudemos entender que tudo vem da alma. Levo para a minha vida o aprendizado de que devemos nos dedicar mais às coisas simples da vida", ressaltou. Sua sogra, Eulina Lima, de 86 anos, sentiu-se muito feliz por ter participado da vivência de ikebana. "Posso dizer que eu levo daqui muita esperança e vontade de continuar a viver."
A última atividade do mês foi realizada no Jardim Japonês, localizado na Avenida-Beira Mar, no dia 23. Foram distribuídos gratuitamente 1.600 miniarranjos e 600 mudas de horta caseira no local. As experiências vivenciadas pelo público diverso, entre crianças e idosos, emocionaram muito os dedicantes, que também puderam ministrar Johrei a algumas pessoas. A professora titular de Ikebana Sanguetsu, no Ceará, Rosiane Rocha, falou sobre as atividades realizadas: "Senti o quanto a união das três colunas gera uma força que atrai as pessoas, despertando-as para seguir os passos de Meishu-Sama."