Edição 129 - Novembro/2018

IMMB de Vitória, Korin e CPMO/FMO participam da Semana da Agricultura no Espírito Santo

Data: 26/11/2018
Por: Zelita Viana
Editoria: Edição 129 - Novembro/2018

Participaram do encontro o ministro Alexandre Broglio, os técnicos Gilson Akira Miazaki Korin Agricultura e Meio Ambiente) e Valdionei Giassi (Centro de Pesquisa Mokiti Okada - CPMO), o responsável pela Korin Agropecuária da Igreja Vitória, Armando Sérgio Moura, e o dedicante do Setor de Administração, Walter Carvalho. Além do prefeito Pedro Amarildo Dalmonte e do vice-prefeito Elison Castro Campostrini, participaram do evento o secretário estadual de Agricultura, Marcus Magalhães; o técnico do Sebrae, Márcio Rosalém, e o secretário de Agricultura do município, Ricardo Scaramussa Chagas.

Depois da abertura, o ministro Alexandre Broglio agradeceu a participação da Igreja Messiânica no evento e proferiu algumas palavras sobre a Agricultura Natural enquanto Coluna de Salvação. Ministrou Johrei coletivo aos participantes, entre agricultores, produtores de café e pecuaristas, alguns deles praticantes da Agricultura Orgânica.

O público ouviu a palestra "A microbiologia aplicada à agricultura e à pecuária", com destaque para a importância dos microrganismos para a agricultura e a pecuária, com o técnico do CPMO, Valdionei Giassi. Com a palestra "A combinação de estratégias de manejo, com ênfase na eficiência de uso de matéria orgânica, fertilizantes e supressão de doenças e pragas", proferida por Gilson Akira Miazaki, da Korin Agricultura e Meio Ambiente, o público conheceu técnicas para erradicar doenças e pragas, combinando estratégias de manuseio de fertilizantes e matéria orgânica, por meio da compostagem.

O manejo e o cuidado com o solo e as diversas opções de uso de fertilizantes não agressivos ao solo e, principalmente, a mudança de pensamento em relação à Agricultura Orgânica, foram enfatizados, abrindo espaço para que pequenos, médios e grandes produtores pudessem manifestar suas ansiedades, esperanças e, sobretudo, compartilhar suas experiências e aprendizados na lida com a terra.

O encontro ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro e, além das palestras, houve apresentações da peça teatral, uma feira com variedades de leguminosas, frutas e verduras cultivadas pelos agricultores da região, inclusive, alguns orgânicos.

No dia 20, foi realizada uma visita a fazendas de produtores da região que diversificam suas lavouras no intuito de aperfeiçoar e melhorar sua qualidade de vida. Segundo dados da Prefeitura de São Domingos do Norte, existem, no município, 1.579 empreendedores rurais, entre parceiros, meeiros, produtores e em regime de comodato; 239 são ativos e produzem mel, café, pimenta-do-reino, cacau e hortaliças e frutas. A população estimada pelo IBGE para o município é de 8.600 pessoas.

O terceiro encontro de Agricultura para 2019 já foi agendado, com o convite reiterado à Igreja Messiânica. Para o ministro Alexandre Broglio, acontecimentos como esse têm uma importância muito grande para a expansão da Obra Divina no estado do Espírito Santo.