Edição 129 - Novembro/2018

A gratidão faz até o Sol aparecer

Data: 26/11/2018
Por: Aline Assafin Zille
Editoria: Edição 129 - Novembro/2018

A manhã do dia 27 foi especial para 45 messiânicos e frequentadores da Igreja Barra da Tijuca, bem como para 778 pessoas da Igreja Campo Grande, ambas no Rio de Janeiro. A ocasião também foi marcada pela participação inédita de 824 representantes de todas as unidades ligadas à Igreja Curitiba, no Paraná. Além destes, estavam no Solo Sagrado de Guarapiranga, 70 pessoas ligadas ao Johrei Center Americana, em São Paulo, e mais de 90 africanos vindos de Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e África do Sul. Os membros da América do Norte foram representados por uma messiânica residente nos Estados Unidos.

Após a oração matinal, o presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, reverendo Marco Antonio Baptista Resende, parabenizou a todos pela oportunidade e iniciativa de estarem no Solo Sagrado. Em sua saudação, frisou a necessidade de dedicar com alegria e com gratidão. "Parece que hoje já é o dia do culto! Então, eu gostaria que dedicassem pensando que o nosso sentimento é como um espelho que reflete os sentimentos que existem entre nós e nossos antepassados. Se eles estiverem felizes, essa felicidade se refletirá em nós e vice-versa. Como nossa relação com o Mundo Espiritual é imediata, é muito importante que, mesmo que cada um dedique com o seu objetivo, é preciso que todos, juntos, dediquem fervorosamente, com o sentimento de muita gratidão e alegria. São estes dois principais sentimentos que eu gostaria que os senhores oferecessem aos seus ancestrais", falou o reverendo, que também propôs um exercício em que os participantes agradeceram a Meishu-Sama e a seus antepassados. Ele também solicitou que, ao voltarem para casa, agradecessem os familiares. "A gratidão muda muita coisa. Vocês viram como estava o tempo? Faz até o Sol aparecer!", comemorou.

Em seguida, com a missão de contribuírem na preparação do local a fim de receber milhares de participantes do Culto às Almas dos Antepassados, os grupos atuaram em diversos setores. Sob a orientação dos guias e dos monitores da Agricultura Natural, dedicaram na conservação e no paisagismo do Solo Sagrado de Guarapiranga.

Igreja Campo Grande comemora 10ª participação em preparação do culto

Segundo o responsável pela Igreja Campo Grande (RJ), reverendo Felipe José Hassib, a Igreja Campo Grande envia, desde 2008, anualmente, representantes ligados à sua unidade religiosa. Muito alegre em poder dar continuidade a este projeto, ele lembrou como tem sido, desde o início, a preparação para a vinda do grupo: "Sempre viemos com o sentimento de convidar nossos antepassados para dedicar conosco. Este ano está sendo muito especial, pois já são dez anos nessa missão de preparar este Paraíso, incluindo a humanidade em nossos corações e em nossos pensamentos," falou.

Igreja Curitiba comemora participação inédita

Emocionado, o ministro Luis Claudio da Cunha Ferreira, responsável pela Igreja Curitiba (PR), comemorou sua primeira participação na atividade. Desejando a felicidade e o aperfeiçoamento da fé de cada participante, afirmou que testemunhar os milagres que foram frutos das práticas básicas da fé, é o que estimula a caminhada do ser humano. "A preparação para esta atividade foi muito especial. Vê-los sair de Curitiba debaixo de chuva, sem a menor preocupação, e vê-los felizes com a oportunidade de virem dedicar, mostra o nível de entrega a Deus e o quanto é importante que esta preparação seja por meio da intensificação das práticas básicas", comentou ele. O sacerdote continuou: "Todos estão contagiados neste sentimento de gratidão, alegria e amor aos antepassados. É isto que renova nossas esperanças. É o que disto provém, que alicerça o nosso servir. Eu espero que todos saiam daqui ainda mais felizes e, assim, consolidem sua fé em Meishu-Sama, com o compromisso da construção do Mundo Ideal."

Africanos comemoram estadia de uma semana e agradecem a acolhida dos brasileiros

Durante a ocasião, messiânicos ligados à Igreja Messiânica Mundial da África também marcaram presença. Eles puderam conhecer o Solo Sagrado, visitar o túmulo do reverendo Francisco Jésus Fernandes e a Sede Central da IMMB. Todas as atividades realizadas durante o período em que estiveram em São Paulo, serviram para que eles sentissem imensa felicidade por seguirem os passos de Meishu-Sama.

Participantes expressam em palavras a sua gratidão e felicidade

Em estado de intensa felicidade, alguns participantes relataram o teor da gratidão que sentiam diante das emoções vividas durante as atividades. Confira os relatos:

"Fiquei impressionado ao chegar aqui. É muito bonito! Perdi meu pai há quatorze anos e estou conhecendo a Igreja Messiânica. Poder pensarnele desta forma nova é muito gostoso. Só sinto alegria e felicidade."

Emir Harterman - frequentador, 1ª vez no SSG - Igreja Curitiba

"Vir dedicar é muito bom. Ficamos mais unidos, rimos, brincamos e ajudamos o Solo Sagrado. Mais crianças deveriam vir. Eu queria trazer meus amigos da rua e da escola porque a gente fica com mais amor. A gente se aproxima da Igreja e de Meishu-Sama. Eu estou muito feliz."

Gustavo Maia - Igreja Campo Grande