Data: 26/11/2018
Por: Aline Assafin Zille
Editoria: Edição 129 - Novembro/2018
No mês de setembro, mais cinco grupos se reuniram. O ?Intercâmbio de Jovens entre as Igrejas Coirmãs? marcou os últimos dois finais de semana dos participantes, que se reuniram nas Igrejas São Luís, Santa Catarina, Londrina, Belo Horizonte e Cuiabá. Nesse período, o evento contou com jovens das Igrejas Pinheiros, Vila da Penha, Sorocaba, Natal, Santos, São Vicente, Teresina, Niterói, Campo Belo, Manaus, Barra Mansa, São José dos Campos, Campo Grande ? RJ, Santana (SP), Rio Grande do Sul e Belém ? PA.
Dando continuidade à série dos encontros promovidos pela Divisão de Jovens, os grupos 2, 4, 7, 9 e 10 do "Intercâmbio de Jovens entre as Igrejas Coirmãs" se reuniram nos dias 22 e 23, bem como nos dias 29 e 30 de setembro.
Desta vez, mais de 1.275 participantes se envolveram no evento, que tem por objetivo promover a interação dos jovens messiânicos de todo o País. Proporcionando ajuda e aprendizados mútuos, o intercâmbio tem incentivado o conhecimento acerca de outras experiências, e isso faz com que cada participante ressignifique sua vida e forma de servir. Desta forma, os jovens têm a oportunidade de dar continuidade ao trabalho de Meishu-Sama no Brasil com o compromisso renovado, alinhando-o a seus sonhos com mais autoconfiança, ânimo e esperança. "O jovem precisa ? e merece- voltar a sonhar", incentiva o diretor da Divisão de Jovens, reverendo Marco Antonio Franco Rocha.
Grupo 2 - Anfitriã Igreja São Luís (MA)
Coirmãs: Igrejas Pinheiros, Vila da Penha, Sorocaba e Natal
O evento reuniu, no Maranhão, 232 participantes. As jovens, Patrícia Vieira Bispo, da Igreja Pinheiros - Osasco (SP), e Juliana Otero Nogueira, da Vila da Penha - Rio de Janeiro (RJ), contaram suas histórias e superações conquistadas com a prática da fé. O público também ouviu o relato da maranhense Andrezza Nathalia Furtado, do Johrei Center Cohab, que levou esperança e ressaltou a importância de uma fé inabalável centralizada em Meishu-Sama. Os jovens entregaram, nas imediações da igreja, 500 pequenos arranjos florais, 100 revistas Izunome e mudas da horta caseira. Na ocasião, ministraram Johrei a cerca de 500 pessoas. Ao término, um sorteio definiu que a Igreja Vila da Penha sediará o evento em 2019.
Grupo 4 - Anfitriã Igreja Cuiabá (MT)
Coirmãs: Igrejas Campo Grande - RJ, Santana (SP), Rio Grande do Sul e Belém - PA
Nos dias 29 e 30 de setembro, motivados pelo tema "Fé, Família e Trabalho", 236 intercambistas se reuniram na Igreja Cuiabá. Lá, foram realizadas palestras e diversas atividades. Além disso, foi realizado um passeio à Chapada dos Guimarães. O jovem Danilo de Arruda Martins Oliveira relatou sua experiência acerca da preparação para o evento, mostrando a importância de se preparar, com dedicação, para que determinado objetivo se concretize e se torne uma importante experiência. O grupo se reencontrará em 2019, na Igreja Rio Grande do Sul.
Grupo 7 - Anfitriã Igreja Santa Catarina (SC)
Coirmãs: Igrejas Santos, São Vicente, Teresina e Niterói
Estiveram presentes ao evento 260 jovens. A jovem Amanda Grogia Müringuer, ligada à Igreja São Vicente, contou como foi importante sua preparação para o evento e as mudanças positivas que foram ocorrendo em sua vida durante esse período. Uma rodada de perguntas sobre temas variados alinhados à prática da fé garantiu que 16 participantes tivessem importantes dúvidas sanadas com base nos Ensinamentos de Meishu-Sama. A programação também contou com diversas apresentações artísticas como teatro, música e dança. A Igreja São Vicente comemorou a oportunidade de receber os convidados em 2019. O último dia do encontro foi marcado por um passeio pela cidade para que todos conhecessem alguns pontos turísticos de Florianópolis. Ao final, os responsáveis das Igrejas convidadas e os participantes estavam motivados, pois reafirmaram suas convicções e renovaram o compromisso de seguir os passos de Meishu-Sama.
Grupo 9 - Anfitriã Igreja Londrina (PR)
Coirmãs: Igrejas Campo Belo, Manaus, Barra Mansa e São José dos Campos
Na presença do diretor regional, reverendo Heitor Rosolem, os participantes tomaram a decisão de obterem o máximo de aprendizado e reflexão sobre o quanto é bom servir a Deus. Alguns jovens relataram suas experiências. Entre eles, Valdomiro Correa, Tatiane Pereira, Amanda Cardoso e Jurandir Vieira. Já os responsáveis de Igreja participaram de rodadas de perguntas e respostas com os jovens. A experiência do pioneiro Massayiku Nemoto emocionou o público ao relatar suas lembranças do início da fé pioneira na cidade. A programação do evento contou, ainda, com uma série de atividades recreativas e uma visita ao lago Igapó, cartão postal de Londrina. No retorno, breves relatos foram feitos com muita alegria. Desta vez, foram os intercambistas Gilmar, Karina, Daniel, Laura e Claudia que representaram as Igrejas participantes. Um sorteio definiu que a Igreja São José dos Campos será a sede do encontro do próximo ano.
Grupo 10 - Anfitriã Igreja Belo Horizonte (MG)
Coirmãs: Igrejas Santo Amaro, Copacabana, Fortaleza e Bragança Paulista
A Igreja Belo Horizonte recebeu 550 participantes do Intercâmbio de Jovens entre as Igrejas Coirmãs. O evento contou com um bate-papo entre os jovens e os responsáveis de Igrejas e com a confecção de pequenos arranjos florais, apresentações artísticas e uma divertida competição que potencializou a alegria jovial dos participantes. A palestra do doutor em economia, Fellipe Clemente, orientou os jovens com relação às suas finanças. A realização da Grande Reunião de Johrei fortaleceu os elos entre os jovens, enquanto a vivência de horta caseira, realizada pelo ministro Carlos Daniel de Souza Rodrigues ao vivo, via internet, permitiu uma série de aprendizados acerca da Agricultura Natural enquanto Coluna de Salvação. Os participantes também estiveram na cidade de Sabará, onde realizaram limpeza nas ruas e praças, ministraram Johrei e distribuíram 1.600 miniarranjos florais. Em 2019, a Igreja anfitriã do evento será a Igreja Fortaleza. Até lá, os jovens estarão comprometidos em vivenciar a fé, com esperança e convicção em Meishu-Sama.