Edição 127 - Setembro/2018

A importância da Nutrição além das células

Data: 02/08/2018
Por: Silvana Boghi
Editoria: Edição 127 - Setembro/2018

Em meio a muitas cores, aromas, emoções e sabores, ocorreu, no dia 25 de agosto, o VII Encontro de Nutricionistas. O evento contou com a presença de profissionais que compartilharam experiências, enquanto provavam que é possível mudar o mundo, a partir do momento que o ser humano se conscientiza dos impactos da sua alimentação, desde que esta contenha um cardápio saudável e com o melhor ingrediente que existe: muito amor ao próximo.

Anualmente, a Fundação Mokiti Okada, por meio do grupo de Alimentação Natural, uma equipe composta por nutricionistas, engenheiros de alimentos, culinaristas, psicólogos, treinadores físicos, coach, entre outros, promove o evento para debates e intercâmbio de novas tendências científicas.

Mokiti Okada, o precursor da Alimentação Natural, é a base motivadora para que, a cada encontro, os participantes saiam com o espírito renovado, com novos conhecimentos e com o comprometimento profissional ainda mais fortalecido, munidos da certeza de que podem ter uma atuação diferenciada na vida das pessoas.

Na oportunidade, mais de 120 pessoas vindas de São José do Rio Preto, Santos, Campinas e Região, e de outros Estados como Paraíba, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, vivenciaram fortes emoções, pois cada palestrante expôs casos reais em que muitas vidas foram totalmente transformadas, provando que o profissional nutricionista pode enfrentar diversos desafios no cumprimento da sua jornada, sendo uma pessoa de sucesso.

Após um saboroso e saudável café da manhã com que foram recepcionados, os participantes receberam as considerações da nutricionista Rosicler Dennanni Rodriguez, que abordou o tema: "Alimentação/Nutrição e Sustentabilidade". Em sua fala, ela mostrou que, embora haja tantos avanços tecnológicos, a população mundial precisa se conscientizar de uma urgente mudança, pois hoje, para suprir o desequilibrado consumo que vem causando tantos desgastes ambientais, precisaríamos de quatro planetas. Um dos motivos, além do advento da Revolução Industrial, é um consumo que, antes reprimido, hoje é sem controle, sobretudo em países em desenvolvimento.

A nutricionista e empresária, Adriana M. Tavolaro Negri, ao relatar sua experiência, inspirou muitos com seu case: "Caminho para o empreendedor de sucesso - restaurante Bem Natural, cozinha vegetariana, orgânica e saudável". Proprietária do restaurante em questão, ela conta que, no local, junto aos funcionários, são feitas: meditação diária; respiração guiada e prática de sentimento de gratidão ao solo, aos clientes, aos antepassados e a todos ligados ao restaurante. Em sua opinião, é importante que seus colaboradores mudem o nível de consciência e treinem olhar para dentro de si e efetuar as mudanças necessárias. Alguns casos de sucesso nesta empreitada se fizeram notar graças ao ambiente harmônico do restaurante, onde reinam o altruísmo, a gratidão, o sentimento de servir e ser útil, sempre com respeito e responsabilidade de todos.

João Baptista Gil Junior, coach e educador físico, afirmou a importância de exercitar "sentir moções positivas". Segundo ele, "influenciamos as pessoas o tempo todo com o que estamos sentindo" Ele, ainda, ressaltou o sorriso e o elogio sincero, pois ambos são contagiantes.

Já a coordenadora do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento de Sementes do Centro de Pesquisa Mokiti Okada, Sakae Kinjo, mencionou dois cases sobre o desenvolvimento de sementes de hortaliças e grãos que são disponibilizadas aos praticantes de Agricultura Natural e dos demais métodos de base agroecológica. Ela abordou o tema: "Nossa saúde começando com as sementes - produção de sementes naturais/orgânicas" e teceu importantes considerações sobre a crescente utilização de sementes transgênicas e o quanto estas contaminam o solo e oferecem resistências às pragas. Ao mesmo tempo, citou a ausência de sementes orgânicas no mercado, entre outros importantes dados científicos.

Karen de Barros Lima Longo, nutricionista, abordou o tema: "A missão da Nutrição além do consultório - olhares e ações sustentáveis, sociais e emergentes para os dias de hoje". Na oportunidade, ela fez uma reflexão sobre a alimentação industrializada e demais áreas que se utilizam de contaminantes prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana como o bisfenol, alumínio, entre outros metais pesados, além de agrotóxicos e defensivos agrícolas. Karen emocionou a todos ao apresentar um casal de agricultores de cultivo de Agricultura Natural, o Sr. Aparecido Donizete Nunes e Zilda Vacari Nunes, que fizeram toda a diferença em sua vida, ao se decidir atuar além do ambiente de consultório. Esta imersão rural a fez acreditar na importância da Agricultura Natural e a compreender as dificuldades do homem do campo. Hoje, ela coordena um C.S.A (Comunidade que Sustenta a Agricultura) em São José do Rio Preto e viabiliza a entrega de alimentos diretamente ao consumidor.

"A importância da nutrição além das células" foi a palestra proferida pela Diretora da VP Centro de Nutrição Funcional, Valéria Paschoal, que discorreu sobre saúde integrativa, em que a espiritualidade aliada à alimentação tem importante papel de cura em sua totalidade, ou seja, do corpo, da mente e do espírito. Mostrou, ainda, estudos científicos relacionados à prática religiosa e da autocompaixão para minimizar a depressão, aumentar a autoestima e o bem-estar. Enfatizou a importância de diversas práticas espiritualistas em conjunto com a nutrição para a promoção da verdadeira saúde.

Celina Alves Pereira dos Santos, psicóloga especialista em terapia de psicodrama, fechou o evento com chave de ouro ao propor uma vivência em que os participantes, ao caminhar pelo auditório, olhassem nos olhos, um dos outros e se conectassem entre si, procurando sentir o que a outra pessoa poderia estar tentando lhe transmitir. Surgiram abraços, lágrimas e palavras de incentivo. Uma forte vibração de carinho se fez presente enquanto muitas afinidades se fortaleceram.

O gestor do Setor de Alimentação Natural, Luís Fernando Buck, afirmou: "Conseguimos cumprir nossa missão de elaborar um evento, não só científico, mas de levar a espiritualidade no dia a dia na prática profissional da Nutrição. A tônica foi a emoção! Levamos esperança e motivação a todos os participantes." Segundo, Buck, os preparativos do próximo encontro já começaram. Para 2019, a equipe pretende continuar com o mesmo objetivo e sentimento, ampliando para futuras parcerias. Muito feliz, ele complementou: "O que ouvimos de retorno foi: "Fantástico!", "Maravilhoso!" O que vimos foi: lágrimas de emoção em vários olhares no transcorrer do dia e no fechamento. O que sentimos: a presença do nosso mestre Mokiti Okada (Meishu-Sama) tocando os corações", finalizou.

AGRADECIMENTOS

Parceiros: Tribal / Direto da Serra / Ecobras / Fruta Fina / Native Berries / Olivas Vikaz / Mãe Terra / Amma / Ouro Moreno / Mirella / Copra / VP Centro de Nutrição Funcional

Apoiador: Kōrin