Notícias

Secretaria da Ciência do Belo realiza aprimoramento Semear Beleza

Secretaria da Ciência do Belo realiza aprimoramento Semear Beleza

Data: 08/10/2019
Por: Ana Carolina Basile
Editoria: Notícias

Setembro foi o mês dedicado pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB) à Coluna de Salvação do Belo.

Com o propósito de despertar a alma das pessoas para o caminho ensinado por Meishu-Sama, que conduz à salvação da humanidade e à construção do Paraíso Terrestre por meio da Verdade, do Bem e do Belo, a Secretaria da Ciência do Belo da IMMB, representada pelo seu gestor, ministro Erisson Thompson, promoveu o aprimoramento "Semear Beleza".

Os encontros ocorreram nas igrejas Guarulhos, Tatuapé e Campo Belo, em São Paulo.

Guarulhos

No dia 11 de setembro, a atividade teve a participação de 170 pessoas e compôs a mostra intitulada "Caminho do Paraíso", realizada com objetivo de elevar o espírito do ser humano e polir seu caráter por meio das diferentes expressões artísticas.

O "Semear Beleza" dividiu espaço com as exposições de ikebana, caligrafia, pintura, cerâmica, utensílios da cerimônia do chá e imagens de Kanon.

Quem acompanhou a aula do ministro Erisson saiu maravilhado com suas explicações de como tornar a vida mais bela a partir de pequenas mudanças no dia a dia.

Ele explanou Ensinamentos de Meishu-Sama a respeito da trilogia Verdade, Bem e Belo, a influência do sonen do artista na sua obra e nas pessoas que a apreciam, e falou que o sentimento de gratidão com que se faz as coisas influencia o ambiente e as pessoas ao redor.

Para terminar, fez ikebanas enquanto tocavam ao fundo músicas relacionadas aos temas pai, mãe, namoro, oração e antepassados.

A ministra Lourdes Guedes disse ter sentido emoção ao ouvir as orientações do sacerdote e à cada colocação de uma flor ou galho, durante as confecções dos arranjos.

"As flores preparadas com amor para oferecer aos antepassados, feitas praticamente no escuro, brilhavam com a alegria deles. Passou um filme em minhas memórias enquanto eu lembrava dos meus familiares. Minha gratidão é imensa e dos meus antepassados, maior ainda", falou a ministra.

Tatuapé

210 pessoas entre simpatizantes, professores e alunos de ikebana ouviram as palavras de saudação do responsável pela Região SP - 3 e igreja Tatuapé, ministro Koichiro Shimpo, no aprimoramento realizado no dia 13 de setembro.

Na oportunidade, o ministro Erisson mencionou a orientação de Meishu-Sama sobre a elevação do Espírito Primordial através das artes do Johrei, do Belo e da Agricultura Natural.

"O Belo era tão importante para Meishu-sama que ele vendeu um terreno para comprar o famoso pote de glicínias. No pós-guerra, construiu museu, colecionou obras de arte e escreveu Ensinamentos sobre o Belo", contou.

O gestor da Secretaria da Ciência do Belo colocou trechos de filmes e de músicas para explicar que a arte tem capacidade para gerar vibrações positivas e negativas. Isso ocorre devido ao sentimento impregnado pelo artista no momento da criação.

Também foram feitas ikebanas ao som das músicas-tema.

Campo Belo

O encontro ocorreu no dia 28 de setembro durante o "Festival Cultural: Arte do Belo" promovido pela igreja.

Diferentes aprendizados foram abordados na palestra. O ministro falou do Uchide no Kozuchi (pequeno martelo mágico) e o corte do galho para a vivificação floral.

Ao falar a respeito da elevação espiritual por meio da arte de alto nível, a frase "gosto não se discute, mas gosto evolui' chamou a atenção dos presentes.

Fotos igreja Tatuapé: Danilo Hashinaga