Data: 11/10/2019
Por: Claudia Rolli
Editoria: Notícias
Com flores, música e chá, messiânicos e frequentadores do Johrei Center São Caetano, em São Paulo, participaram das comemorações do Dia do Belo, no último dia 21 de setembro.
A preparação do evento envolveu cerca de 30 voluntários, que, desde o dia anterior, começaram a preparar vivificações florais e a adequar o espaço à cerimônia do chá e à apresentação do Coral Mokiti Okada, com integrantes das cidades da região.
Alunos e professores de Ikebana Sanguetsu participaram, em conjunto, da montagem da exposição do Dia do Belo, que se estendeu durante a semana do dia 22 a 27 de setembro, para permitir que mais pessoas pudessem observar os arranjos florais.
O ministro Pedro Paulo Oliveira Melo participou da exposição com uma ikebana realizada sob a orientação do professor Gerson Freitas, coordenador da Academia de Ikebana Sanguetsu, igreja ABCDM.
Responsável pela Ikebana Sanguetsu na unidade, a professora Roseli Badanai disse que o objetivo da exposição foi compartilhar a "flor de luz" com os visitantes.
Ao menos 120 pessoas passaram pelo Johrei Center no sábado, dia 21, e outras 3.500 puderam ver e interagir, por meio da página do Johrei Center São Caetano no Facebook, com os posts das atividades que ocorreram na unidade.
Um dos pontos de destaque do evento foi a realização da cerimônia do chá, com a degustação do matcha e a arte do servir, realizada pela professora Carmem Luci Conti Vieira e a equipe do Centro de Chadô Urasenke do Brasil.
Especializada em cursos de etiqueta ocidental e oriental, ela pesquisou a cultura oriental, é professora de ikebana da Escola Sanguetsu e de cerimônia do chá, na tradicional Escola Urasenke.
Na cerimônia do chá, diversas pessoas puderam vivenciar a prática, observar e aprender sobre o ingrediente, os objetos e os rituais utilizados em sua preparação e degustação.
Antes de beber o chá, os participantes foram convidados a degustar o omogashi, um tipo de doce úmido. Neste evento, foi servido um feito de manga e em formato de uma flor de cerejeira - a sakura.
Na parte musical, o Coral Mokiti Okada, sob a regência do professor Fábio Lima, apresentou sete números musicais, com destaque para a canção "Eu sei que vou te amar", de Vinicius de Moraes.
Caligrafias de Meishu-Sama também puderam ser observadas pelos visitantes, com expressões manuscritas como Komyo (Luz Intensa) e Dai Komyo Nyorai (Deus da Grandiosa Luz).
Quem passou por lá também pôde ver a vida do Fundador da Igreja Messiânica ser contada por meio de um livro de fotografias exibido em um dos salões da unidade.
Flores
As 22 ikebana permaneceram em exibição durante a Oração da Grande Construção, que ocorreu no dia 24 de setembro, no Johrei Center São Caetano.
Durante a palestra do ministro Fabio Cardoso, na Oração pela Grande Construção, vários membros e frequentadores que não puderam participar da atividade do Belo no sábado elogiaram a iniciativa de estender o prazo da exposição.
"O Belo não é simplesmente uma satisfação individual, mas também o que causa uma sensação agradável aos outros", diz Meishu-Sama no Ensinamento O Paraíso é o Mundo do Belo.
"Podemos dizer que é uma espécie de boa ação. Na verdade, quanto mais alto grau de civilização a sociedade alcançar, tudo deverá se tornar mais belo. [...] Por isso, também podemos dizer que o progresso da civilização é, em parte, o progresso do Belo."