Notícias

Setor de Agricultura Natural e Horta Caseira da igreja São Luís (MA) realiza vivência

Setor de Agricultura Natural e Horta Caseira da igreja São Luís (MA) realiza vivência

Data: 10/10/2019
Por: Sansão Hortegal
Editoria: Notícias

Na terça-feira, 8, foi o dia das crianças colocarem a mão na massa, ou melhor, na terra. Foi nesse dia que o setor de Agricultura Natural e Horta Caseira da igreja São Luís, no Maranhão, realizou a vivência da horta na escola municipal UEB Alberico Silva.

"A diretora da escola convidou a Igreja Messiânica para falar sobre a importância da preservação do meio ambiente e da alimentação natural como promoção de saúde", destacou a coordenadora do setor de Agricultura Natural e Horta Caseira da igreja São Luís, Mayra Nina.

Foram 250 crianças, que, atentas a cada detalhe, aprenderam o porquê da preservação do meio ambiente e os cuidados que se deve ter, a exemplo da pequena Isabele Travassos, de 10 anos. "Eu gostei muito da atividade, porque a gente aprende mais e leva para casa esse conhecimento, mostrando para os nossos pais como cuidar do nosso meio ambiente, como plantar e colher, para ter uma alimentação mais saudável, o que é melhor que tomar refrigerante ou comer qualquer outra coisa que não faz bem para a nossa saúde", contou.

A pequena Isabele ainda frisou que, ao chegar em casa, falaria para seus pais não mais comprarem comidas que fazem mal à saúde. "Vou pedir a eles para fazermos uma pequena horta em casa, para cultivarmos plantinhas e termos uma alimentação mais saudável para comer", completou.

Segundo a diretora Etiene Barros Abreu, a escola sempre se preocupa com o cidadão e com as futuras gerações. "Essa atividade veio propor para as crianças, a importância de preservar aquilo que elas têm e para elas mesmas, até porque o contato com a terra faz com quem as crianças vivifiquem um pouco do que é o sentimento da natureza", afirmou.

A UEB Alberico Silva, de acordo com Etiene, é uma escola de tempo integral que tem a função de trabalhar o currículo e as oficinas. "Nessas oficinas são abordados temas da atualidade que contribuem para a formação das crianças. No caso da agricultura natural e do plantio é, justamente, para que elas percebam a importância de uma alimentação saudável, porque verificamos que algumas pessoas não estavam se alimentando adequadamente, além de mostrar o quanto que a natureza é útil para a vida delas", detalhou.

A coordenadora do setor de Agricultura Natural e Horta Caseira da igreja São Luís, Mayra Nina, disse que o momento foi caracterizado com uma grande permissão do setor, porque o convite foi remetido pela escola, uma vez que a diretora da instituição é de outra denominação religiosa. "A diretora Etiene sempre teve afinidade com a agricultura natural. Na outra escola, em que era diretora, também realizou a atividade, mas, somente com uma turma, e nesta unidade de educação básica, ela solicitou que todos os estudantes participassem. Por isso, entendo que foi uma grande permissão de Deus e Meishu-Sama ter nos agraciado com essa grande vivência", contou.