Notícias

Aprimoramento enfoca novo manual de liturgia

Aprimoramento enfoca novo manual de liturgia

Data: 15/10/2019
Por: Ana Carolina Basile
Editoria: Notícias

O objetivo de padronizar as atividades litúrgicas das igrejas e Johrei Centers do Brasil levou a Divisão de Liturgia da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB) a organizar três dias de aprimoramento para 49 coordenadores nacionais do setor.

O encontro ocorreu entre os dias 20 e 22 de setembro, na Sede Central da IMMB e no Solo Sagrado de Guarapiranga, em São Paulo.

"A intenção foi atualizar os coordenadores quanto a liturgia messiânica por meio do conteúdo do novo manual", disse o reverendo Emilson Soares dos Anjos, gestor da Divisão de Liturgia.

O Manual Litúrgico está em fase de revisão e atualização do conteúdo e fotos. O atual foi dividido em dois e servirá para que o maior número de pessoas tenha acesso às mudanças.

Um manual terá as programações de ritos que a Igreja Messiânica celebra, desde a Cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental até a Entronização da Imagem da Luz Divina e Foto de Meishu-Sama, para a inauguração.

Também apresentará os novos tipos de utensílios que serão usados nos cultos para levar as oferendas até o altar. Os de metal serão substituídos pelos de madeira.

"Vamos usar três sambôs (bandejas do altar) pequenos, pintados de branco, para combinar com os novos altares: um para legumes, um para frutas e outro para produtos industrializados, para representar a inteligência do homem junto à dádiva de Deus", explicou o reverendo. No terceiro sambô, a ideia é colocar produtos da Korin que não são produzidos na natureza.

Além disso, serão abordadas no manual as cerimônias de outorga, de apresentação (popularmente conhecido por batizado), formatura, casamento e os cultos especiais: Paraíso Terrestre, às Almas dos Antepassados, Natalício de Meishu-Sama, além dos dedicados à Agricultura Natural e ao Belo.

Já o segundo manual será voltado para a programação completa de um funeral, especialmente por ser uma cerimônia que ocorre em espaços externos às unidades. Existem detalhes específicos como a necessidade de levar o mitamashiro (suporte onde se assenta o espírito) ao local do velório, em casos de membros que tinham o mitamaya (altar dos antepassados no lar).

O evento iniciou na Sede Central, no dia 20, com palestra do vice-presidente da IMMB, reverendo Roberto Massao Tateyama. Ele abordou a importância de se sentir motivado durante as dedicações nas unidades. Para isso, orientou os coordenadores a dedicar com o sentimento inicial, como se cada dia fosse o primeiro.

No Solo Sagrado, no dia 21, os coordenadores fizeram dedicação de limpeza na liturgia e assistiram a uma aula com o tema "Horta em Casa e a relação com as oferendas", ministrada pelo gestor da Secretaria da Horta Caseira, ministro Carlos Daniel de Souza Rodrigues. Em seguida, participaram de uma vivência.

Com o reverendo Emilson, viram o passo a passo do que fazer em situações de funeral e a prática das orações perante o altar. O modo de entoar a oração, a postura em frente ao altar e o cumprimento diante deste foram outros pontos abordados.

O ministro Hiroshi Ota, gestor da Secretaria de Paisagismo, mostrou os projetos para a segunda etapa de construção do Solo Sagrado de Guarapiranga.

Este é o segundo ano consecutivo que a Divisão de Liturgia realiza o aprimoramento.

Essa constância é significativa para a dedicação dos coordenadores no cotidiano, a exemplo do que falou Marco Antônio Alves Cavageiro, da igreja Rio Grande do Sul.

A partir do que aprendeu no encontro, ele deseja dar continuidade às práticas, dedicar e compartilhar os Ensinamentos de Meishu-Sama para ser instrumento na salvação de pessoas e na construção do Paraíso na Terra.

Já para a coordenadora de liturgia da igreja Lapa (SP), ministra Regina Célia Lobo Tugimi, participar da atividade em 2018 foi importante para que ela trabalhasse junto a sua equipe dentro das orientações do ano passado.

"Acredito que a liturgia é quase a alma da igreja. Ela estando alinhada, o caminho da igreja será sempre de Luz e de busca das pessoas pela evolução. Isso será levado para a sociedade, por meio da postura de cada uma."

A opinião de Regina reforça o objetivo da Divisão de Liturgia, de que o setor tenha o papel de formar as pessoas para que elas levem o modelo de dedicação que aprendem na igreja para seus lares.

No dia 22, logo após o culto matinal, eles assistiram ao culto de Nensai e visitaram a exposição de caligrafias de Meishu-Sama.