Notícias

Vamos nos preparar para o Culto às Almas dos Antepassados?

Vamos nos preparar para o Culto às Almas dos Antepassados?

Data: 16/10/2019
Por: Revista Izunome nº 141 edição de outubro
Editoria: Notícias

Messiânicos e frequentadores estão convidados a expressar seu sentimento de gratidão e amor por meio do formulário de Prece pela Elevação às Almas dos Antepassados nos cultos especiais que ocorrerão nas igrejas e Johrei Centers. Então, para auxiliá-los a preencher o formulário que está disponível nas unidades religiosas, a Revista Izunome entrevistou o gestor da Secretaria do Sorei Saishi, ministro Santana de Paula da Fonseca. Leia a seguir:

Revista Izunome - Com qual sentimento é preciso preencher o formulário de prece pela elevação às almas dos antepassados?

Ministro Santana - Com profundo sentimento de gratidão e desejo de que, elevando-se no Mundo Espiritual, eles possam habitar o Paraíso e usufruir de felicidade eterna.

Izunome - Como atingimos esses sentimentos?

Min. Santana - Em primeiro lugar, não julgando as ações cometidas por eles, mas reconhecendo que se eles não tivessem existido nós não estaríamos aqui. Foi graças aos nossos antepassados que, hoje, estamos ligados a Deus e Meishu-Sama, servindo à Obra Divina e nos empenhando em prol da felicidade das pessoas. Lembrando que é fundamental nós traduzirmos nossos sentimentos em ações.

Izunome - E o donativo especial? Com qual sentimento ele deve ser feito?

Min. Santana - É importante preparar o donativo especial com sentimento de gratidão a Deus pela permissão de realizar esta prece.

Izunome - Quem não é membro da Igreja Messiânica pode preencher o formulário?

Min. Santana - Sim. Pode. Uma vez que a cerimônia realizada nas igrejas e nos Johrei Centers é uma prece pela elevação às almas dos antepassados, e não o compromisso em si de realizar o assentamento deles por meio do Sorei Saishi, as pessoas que não são membros podem preencher o formulário, caso manifestem o desejo.

Izunome - Pode ser incluído o nome de alguém que faleceu há menos de 50 dias?

Min. Santana - Sim. Mesmo que tenham falecido há menos de 50 dias, os espíritos relacionados serão envoltos pela oração sincera de seus descendentes. Oferecer ofícios religiosos em prol da elevação dos nossos antepassados e somar méritos no servir à Obra Divina é o que mais lhes agrada. Só é preciso compreender que a prece pela elevação às almas dos antepassados realizada nas unidades religiosas não é o assentamento do espírito em si. Se a pessoa que deseja realizar o culto for membro, o ideal é providenciar o Shinrei Saishi¹ o mais breve possível.

Izunome - Quem é adotado pode incluir o nome de pais biológicos já falecidos?

Min. Santana - O ponto de maior relevância é o profundo sentimento de manifestar o desejo de que a Luz de Deus, que será emanada nesta ocasião, envolva os pais biológicos no Mundo Espiritual. Portanto, nada impede de relacioná-los. Depende exclusivamente do próprio sentimento do filho ou da filha, que poderá relacionar os pais biológicos com o grau de parentesco de pai e mãe.

Izunome - Se uma pessoa é membro da Igreja Messiânica, mas a esposa ou marido não é membro, podem ser incluídos os nomes dos antepassados dela ou dele?

Min. Santana - Se não houver objeção da esposa ou do marido, poderá incluí-los. Caso ele ou ela não concorde, não é necessário fazê-lo, pois os antepassados almejam a prosperidade e a felicidade de seus descendentes que estão no Mundo Material e não o conflito entre eles.

Izunome - Em caso de dúvidas no preenchimento do formulário, onde é possível buscar auxílio?

Min. Santana - Consulte seu ministro e as equipes do setor que realizam anualmente mutirões de atendimentos nas unidades religiosas, com o objetivo de auxiliar e esclarecer dúvidas quanto ao preenchimento do formulário.

1. Shinrei Saishi: Ofício Religioso de Assentamento e Sagração do Espírito de Pessoa Recém-Falecida.