Data: 21/10/2019
Por: Leda Mondin
Editoria: Notícias
A igreja Santos (SP) realizou o 6º Encontro com Pioneiros, que ocorreu em 14 de outubro.
Com os sete Johrei Centers ligados à igreja sendo representados, pioneiros uniram-se aos membros para fazer o que Meishu-Sama orientou: canalizar a energia espiritual que purifica o homem e desperta sua natureza divina. Foram ministrados 1.695 Johrei, desde o início das atividades - após o culto matinal -, até o encerramento, às 21 horas.
Entre os 667 participantes, destacaram-se 31 frequentadores e oito pessoas que, na oportunidade, conheceram a Igreja e o Johrei. Nas dedicações, 172 missionários acolheram os participantes, recepcionaram-nos, cuidaram da limpeza, serviram na cantina, demonstrando que o amor dos membros representa grande força de atração.
Mais ainda: o encontro teve como objetivo a preparação do Culto à Alma dos Antepassados. No Altar, mais de dois mil antepassados pioneiros, troncos e linhagens, relacionados em listagens, foram cultuados e receberam os sentimentos de amor e gratidão dos descendentes.
Sob a orientação espiritual do responsável pela Região SP - 2 e igreja Santos, reverendo Marcos Aurélio Rebello Teixeira, o 6º Encontro de Luz com os Pioneiros começou a ser organizado com dois meses de antecedência. Tudo para tornar especial o momento de reviver o ponto de partida da fé messiânica e manifestar gratidão por aqueles que, pioneiramente, disseminaram o amor de Deus por meio dos Ensinamentos de Meishu-Sama, na Baixada Santista.
Na véspera, 13 de outubro, dedicantes realizaram a limpeza do local para, a partir do espaço físico limpo, organizado e belo, preparar a atmosfera espiritual para a atuação do Supremo Deus.
Fé que salva
Durante a atividade, alegria, confraternização e desejo de servir predominaram. Houve também momentos de emoção, que atingiram o auge quando a pioneira Simone Zatorre Pereira, membro há 34 anos, apresentou sua experiência de fé.
Firme dedicante quando jovem, Simone peregrinou ao Japão e foi ao Peru fazer difusão. Anos depois, teve momentos de afastamento, mas acabava retornando: "Meishu-Sama sempre esteve enraizado em mim."
Em 2017, assumiu como assistente de família, sem de fato se dedicar àqueles que Meishu-Sama lhe deu para cuidar. "Nunca tinha tempo para eles e, quando tinha, estava tão cansada que queria andar na praia, passear e não trocava meus poucos momentos de lazer para servir a Deus."
Em novembro de 2018, devido a uma queda com fratura exposta, no tornozelo, perdeu muito sangue e pensou que iria morrer.
Cirurgias, placas, pinos, afixação de um estabilizador de tornozelo e necessidade de reaprender a andar. Simone sentiu a atuação de Meishu-Sama na sua recuperação, embora não se achasse merecedora das orações e da dedicação dos membros na assistência de Johrei. Receber a visita do assistente de ministro, em um domingo, às 13 horas, foi o ponto culminante de suas reflexões.
"Como assim? Logo eu, que jamais abrira espaço em meu momento de lazer para servir a Deus e a Seus filhos?", perguntou-se. Atualmente, aflita por ainda não conseguir andar direito, o que mais deseja é levar o Johrei a quem sofre, principalmente nos hospitais.
"Estou reaprendendo a viver. Recuperei o verdadeiro sentido da gratidão, aquele que havia perdido quando dei as costas para Meishu-Sama, mesmo depois de tudo o que já fizera por mim."
"Maravilhoso"
O coordenador do setor de Pioneiros da igreja Santos, reverendo Antonio Lau da Silva, definiu como "maravilhoso" o 6º Encontro de Luz com os Pioneiros.
"Ampliamos nossa qualificação como instrumentos de Meishu-Sama e nos preparamos para o grande Culto às Almas dos Antepassados, que tem importância máxima", frisou, acrescentando: "Recebemos de Deus a missão de construir o Paraíso e nossos pioneiros alicerçaram tudo isso. Precisamos expressar a grandeza da nossa gratidão."
Também envolvida na organização desde o início, a ministra Maria Ruty Guimarães Carvalho cuidou com especial carinho das listagens de antepassados, linhagens e troncos relacionados no Altar. Até o último instante, revisou e atualizou os cadastros, manifestando gratidão por aqueles que abriram o caminho de Luz que ela teve a permissão de seguir, tendo sua vida transformada. "Muita emoção envolvida", resumiu.