Notícias

Primeiro Polo de Agricultura Natural do Maciço de Baturité na cidade de Capistrano (CE)

Primeiro Polo de Agricultura Natural do Maciço de Baturité na cidade de Capistrano (CE)

Data: 21/01/2020
Por: Vânia Maria Silvestre de Castro
Editoria: Notícias

A partir da ideia de criar um Polo de Agricultura Natural, no Ceará, a ministra Vânia Maria Silvestre de Castro, responsável pelo Johrei Center Baturité e autora do projeto, com o apoio de missionários, esteve em busca de um terreno, a fim de salvar pessoas por meio da Agricultura Natural.

Com esse mesmo sonen, o missionário Magno Sales Ferreira, responsável pelo setor de Agricultura Natural e horta caseira do Johrei Center Baturité, e sua esposa, Deusivânia Firmino de Oliveira, herdaram um terreno, de aproximadamente dois hectares, e o ofereceram para o início da prática da Agricultura Natural, na região.

Junto à Prefeitura de Capistrano, a ministra realizou um projeto e conseguiu a perfuração de um poço profundo, com uma vazão de sete mil litros por hora. Construiu, também, um reservatório que receberá água para irrigar a horta no período de estiagem.

No último dia 12 de dezembro, a ministra reuniu-se com membros, para uma visita ao terreno. Depois, prepararam a área após conseguirem um trator para arar a terra, com a comunidade local.

Uma parte do terreno será usada para o plantio de hortaliças; outra, para o de leguminosas e tubérculos, e uma terceira, para um pequeno pomar.

A inauguração do Polo de Agricultura Natural ocorreu no dia 5 de janeiro.

Os missionários já iniciaram a marcação dos canteiros. Para a compostagem, buscam folhas secas na mata. Eles fizeram doze canteiros e plantaram uma pequena área com feijão e quiabo. Conseguiram comprar, também, a bomba e o encanamento necessários à irrigação do terreno.

No total, participaram 36 membros e um frequentador. Sendo 24 de Capistrano, nove de Baturité e três de Aracoiaba.

Toda semana, serão organizadas pequenas caravanas de membros e frequentadores para dedicarem no plantio e cuidados.

Além disso, o grupo tem dois projetos de horta caseira em duas escolas. Um, nas Redes Salesianas, na cidade de Baturité, que já faz parte da grade curricular; e outro, na Zona Rural, em uma escola municipal de Capistrano.

O projeto em Capistrano já está dando frutos. Os missionários conseguiram um terreno na cidade de Aracoiaba, que será utilizado para a formação de um novo Polo de Agricultura Natural, assim que o de Capistrano estiver bem estruturado.