Data: 20/02/2020
Por:
Editoria: Notícias
No dia 9 de fevereiro, o setor de Horta Caseira da Igreja Sorocaba, SP, com apoio do setor Johvem, promoveu uma atividade no sítio do senhor Seiko Nakazone, em Araçoiaba da Serra.
Com a participação da coordenadora da horta caseira da Igreja, Patrícia Cristina Torres; da coordenadora de jovens, Liliam Frey Silva; da instrutora do Movimento Kids, Andreia Miyuki Emoto Tanaka; e da auxiliar, Beatris Maria Copertino, a atividade foi realizada a partir do objetivo de promover a interação entre pais e crianças, em um ambiente fora da Igreja, buscando um contato com a natureza, integrada com a prática da horta caseira.
A atividade contou com o desempenho de 29 crianças entre 3 e 14 anos. Algumas já receberam o Shoko (Medalha de Proteção para Criança) e há quem já tenha o Ohikari (Medalha da Luz Divina).
1º momento: Conversa
Para iniciar, fizeram uma roda em que foi explicada para os pais e as crianças a importância do Movimento Kids, que tem o objetivo de auxiliar na formação da base espiritualista do indivíduo e estimular o altruísmo; e que o encontro teve por finalidade fortalecer os laços familiares e agradecer a natureza que Deus e Meishu-Sama proporciona.
No canteiro, plantaram mudas de alface e a coordenadora da Horta explicou a importância da horta caseira, falou sobre a terra ter vida e que é preciso sentir gratidão por ela. Ao mexer na terra, fizeram uma reflexão para colocarem o sincero sentimento de gratidão a Deus e Meishu-Sama, aos antepassados, a terra e aos agricultores.
O agricultor e proprietário do terreno, Seiko Nakazone, explicou a importância de deixar os espaços corretos para plantar a alface e de não afundar muito a muda na terra.
2º Momento: Decorar o vaso da vivência
Utilizando a técnica de colagem, cada criança rasgou folhas de gibi e decorou vasos colando as folhas neles. Nesta etapa da atividade, as crianças desenvolveram a coordenação motora, além de compartilharem e dividirem o material. Foi ensinado a elas os 3R´s: reduzir, reutilizar e reciclar.
3º Momento: Caça ao Tesouro "Na Natureza"
As crianças receberam uma sacola e uma lista de objetos que precisariam procurar. Juntas aos seus familiares, formaram grupos. Após encontrarem os elementos, criaram outros objetos com eles, usando a criatividade.
4º Momento: Vivência de horta caseira
A coordenadora da Horta explicou a importância de reconhecer a existência de Deus ao mexer no solo, agradecendo os agricultores e antepassados que viveram da agricultura. Em seguida, cada criança encheu seu vaso com terra e fez o berço para plantar sua muda de alface. A orientação dada a elas foi de que cada uma deverá cuidar da planta regando, dando amor e carinho.
5º Momento: Bolha de sabão gigante com gravetos
Cada criança encontrou na natureza dois gravetos e utilizaram para fazer as varetas que seriam amarradas aos barbantes para fazerem bolhas de sabão. Algumas crianças conseguiram fazer as bolhas e outras não. Nesta etapa, foi trabalhada a frustração e explicado que é preciso persistir até conseguir alcançar o objetivo, com paciência para esperar a sua vez.
6º Momento: Piquenique em família
Os pais preparam para seus filhos deliciosos pratos para serem compartilhados com todos. Momento de confraternização e agradecimento pelo domingo que tiveram. Ao término, as crianças receberam como lembrança um jogo da velha feito com sacola, fita colante colorida e pequenas pedras.