Notícias

Zeladores do Solo Sagrado reunidos para melhor servir

Zeladores do Solo Sagrado reunidos para melhor servir

Data: 21/02/2020
Por: Aline Zille
Editoria: Notícias

Formada pelas unidades religiosas que compõem as Igrejas Vila Mariana, Campo Belo, Santo Amaro e Santana, a Região SP - 1 reuniu 350 missionários, no Solo Sagrado de Guarapiranga, entre os dias 15 e 16 de fevereiro.

Envolvida no espírito de servir em cada ação cotidiana, das mais simples às mais complexas, a Região SP - 1, conhecida como "zeladora do Solo Sagrado" devido à proximidade de suas unidades religiosas com o local, está empenhada em fazer parte das comemorações dos 25 anos do Solo Sagrado de Guarapiranga e envolver muitas pessoas nesta atmosfera.

"Tantas pessoas vêm de tão longe; preparam-se tanto para a peregrinação. Estamos ao lado do Solo Sagrado. Nossa missão de trazer pessoas é imensa, e precisamos ver como é especial nossa missão de cuidar do Solo Sagrado para visitantes do restante do Brasil e do mundo", afirmou o ministro Marcos Antônio Lopes da Silva, responsável pela Igreja Santo Amaro.

Sua fala promove a reflexão sobre a sinceridade no servir dos participantes. Dedicar em qualquer lugar, posição ou período, no Solo Sagrado é manter vivo o amor de Meishu-Sama pela humanidade.

O aprimoramento também serviu para que os participantes refletissem sobre a divindade de Meishu-Sama, a importância da preparação da peregrinação (desde a escolha de vestimentas e calçados apropriados até o aperfeiçoamento da postura com relação à prática dos Ensinamentos messiânicos), bem como do alinhamento do sonen (pensamento, sentimento e vontade).

Para o responsável pela região, o reverendo Edson Matsui, é importante o empenho em buscar a Luz no Taka Ama Hara principal da fé messiânica no Brasil, especialmente no ano deste marco especial.

Para viver um 15 de junho diferente, em 2020
Em preparação do Culto do Paraíso Terrestre, questionou: "Será que estamos compreendendo o rigor da justiça divina? Será que nosso sonen está dentro da ordem, alinhado com a Era do Dia? Será que nosso conceito de felicidade também não está baseado no egoísmo?"

"É preciso ter convicção que Deus é justo; toda dificuldade que Ele nos concede é para nos aprimorar. Portanto, nossas purificações são momentos bons: basta compreender o processo pelo qual temos que passar e conseguir respeitá-lo, agradecendo, pois tudo tem um significado, uma missão. É por meio da purificação, da doença, que ganhamos a verdadeira saúde; é por meio dos conflitos que passamos a compreender melhor nossos semelhantes; é por meio da pobreza que utilizamos com mais sabedoria e gratidão o nosso dinheiro", continuou o sacerdote.

Com a chegada da Era do Dia, é preciso estar convicto das práticas e dos Ensinamentos. É preciso aprofundar e entender que, com a intensificação da Luz, se vê a sombra. O reverendo Matsui pede que perguntem: "Meishu-Sama, o que o senhor está querendo me ensinar, me mostrar e me lapidar com esta situação?" É com esta atitude de humildade e busca que os fiéis aprofundarão a fé." Toda situação vira alimento para elevação. O amadurecimento espiritual depende desta disposição para reconhecer, aprender e mudar", continuou.

O sacerdote considera que é preciso ampliar o nível de compreensão sobre todas as coisas. "Muitas vezes, mesmo estando no mesmo projeto por vinte, quarenta anos, por um descuido deixamos boas oportunidades passar, desperdiçando a oportunidade de transformar nossas vidas", disse. É preciso amadurecer e basear a vida na prática dos Ensinamentos indicados pelo presidente, reverendo Marco Antonio Baptista Resende, para que o 15 de junho de 2020 seja diferente dos anos anteriores. "Vamos listar os pontos que precisamos mudar em nossa postura e colocar em prática a vontade de superar tal dificuldade. Vamos nos analisar, enxergar nossas características negativas e criar o hábito de transformar. Vamos agradecer por termos um Deus da justiça ao nosso redor que nos ajuda a enxergar nossa sombra", indicou Matsui.

Dentro da Lei da Ordem, orientou que os participantes procurem o responsável de suas unidades, peçam Johrei e busquem praticar a orientação dada. "Por mais que saibamos nossas manias, não é fácil mudar. É precisa entrar Luz. É por intermédio do Alto que vem o nosso despertar. Precisamos vencer nossa dificuldade, nosso apego e transformar nossa fraqueza em força. Não fujam de seus obstáculos, das pessoas e situações que nos aprimoram. Tudo é para nos lapidar e nos tornar melhores instrumentos na Obra de Meishu-Sama", falou.

Relatos
Cristina Becker, de 71 anos, ligada ao Johrei Center Vila Mariana, estava surpresa e emocionada em estar no Solo Sagrado na ocasião. No dia 11 de fevereiro, despediu-se do corpo carnal de seu esposo, com quem convivia há quarenta e quatro anos. Ela não faria parte do evento; no entanto, com a desistência de uma missionária, o ministro responsável a convidou. "O Siggi deve estar muito feliz", falou, entre lágrimas e sorrisos, sobre sua impressão a respeito do que o marido sentia naquele momento. "Essa permissão foi um presente de Meishu-Sama", completa a produtora.

Quem também se emocionou foi Maria Oliveira, do Johrei Center Bela Vista. Ao plantar mudas de agapanto, na Praça do Amor, exclamou: "Meus antepassados estão muito felizes. Sinto uma felicidade indescritível; achei que eu não ia conseguir vir. Mesmo me preparando, eu purifiquei, mas não desisti. Ainda bem."

"É preciso permitir-se contemplar o local em outro nível. Quando é dia de culto, viemos correndo. O que é um absurdo, afinal moramos aqui, ao lado. Hoje eu vi o Solo Sagrado de um jeito que, talvez, em vinte e cinco anos, eu não tenha visto e que, certamente, não vou ver de novo. Eu percebi que aqui tudo muda, o tempo todo; estar aqui nunca é a mesma coisa, não importa o quanto você já tenha vindo", comentou Carlos Pontes, também ligado ao Johrei Center Bela Vista.

"Culpamos tanto os homens por destruírem o meio ambiente. Estar aqui hoje me mostrou um outro lado da ação humana: o da conservação, da preservação. O cuidado com a represa, com as árvores. Utilizar a Natureza sem desperdiçar é emocionante", analisou Cristina Akemi Tarui, do Johrei Center Aclimação.

Próximas atividades
A agenda da Região está movimentada. O responsável pela Igreja Vila Mariana, ministro Sérgio Ricardo Mazelli Renesto, anunciou as próximas atividades.

- Grandes Reuniões de Johrei:
Igreja Vila Mariana - 19/3
Igreja Santo Amaro - 23/6
Igreja Santana - 23/9
- Aprimoramentos para missionários com o responsável regional:
Igreja Vila Mariana - 11/3
Igreja Campo Belo - 12/3
Igreja Santo Amaro - 17/3
Igreja Santana - 18/3
- Dia de Servir no Paraíso, no Solo Sagrado de Guarapiranga - 31/5
- Aprimoramento para Jovens, no Solo Sagrado de Guarapiranga - 27 e 28/6

O anúncio da segunda edição do Arraiá em Guarapiranga trouxe muita alegria.

A festa será nos dias 18 e 19 de julho e, novamente, será no Estacionamento Santa Cecília. Quem estiver na festa poderá visitar o Solo Sagrado, conforme programação do evento. "Este é um momento para mostrar o diferencial de ser messiânico à sociedade, sem ficarmos presos à prática religiosa dentro da Igreja", afirmou o ministro Sérgio Renesto.