Notícias

Agricultura Natural como ciência espiritualista

Agricultura Natural como ciência espiritualista

Data: 07/05/2020
Por: Ana Carolina Basile
Editoria: Notícias

"A beleza da Grande Natureza representa o sagrado e silencioso Ensinamento de Deus"

A Agricultura Natural tem técnicas, e a mais importante ensinada por Meishu-Sama é que o solo só precisa que sejam devolvidos a ele materiais orgânicos, como folhas e capins, para ele se fortalecer e desempenhar sua função.

Foi com essa observação que o ministro Carlos Daniel de Souza Rodrigues, gestor da Secretaria da Horta Caseira da IMMB, recebeu, na Sede Central em São Paulo, em 2 de março, os dez participantes da primeira turma do curso Imersão na Agricultura Natural, promovido pelo setor, em parceria com a Secretaria de Agricultura Natural do Solo Sagrado de Guarapiranga.

O objetivo era apresentar a ciência espiritualista, que envolve o método agrícola preconizado por Meishu-Sama em seus Ensinamentos e praticado por ele em seu cotidiano. Para isso, foram selecionados alguns Escritos Divinos, extraídos dos cinco volumes da coletânea Alicerce do Paraíso e do livro Alimentação com energia vital.

"A Agricultura Natural é simples quando buscamos aprendê-la a partir da visão de Meishu-Sama. Só conseguimos aprofundar e entender a dimensão dela, ao estudarmos os Ensinamentos de modo geral", comentou o ministro Daniel.

O reverendo José Roberto Bellinger, diretor da Divisão de Expansão, orientou a respeito da importância de desenvolver nosso método agrícola com mais frequência e intensidade, porque é ele que sustentará o desenvolvimento do ser humano e a condição dos messiânicos de servirem por meio do Johrei e do Belo. "É o momento de encontrar Deus de forma ampla e verdadeira", salientou.

Em aula com o gestor da Secretaria da Ciência do Belo da IMMB, ministro Erisson Thompson Jr., os presentes viram como é importante relacionar-se com a natureza por meio do cultivo das flores. Ele ensinou que se eles cultivarem as próprias flores para oferecer a Deus e às pessoas, terão a permissão de depositar nelas seu verdadeiro sentimento de gratidão.

A equipe do Setor de Alimentação Natural da Fundação Mokiti Okada apresentou esse conceito por meio da tapioca, que é um alimento simples, mas que fez todos perceber que a alimentação natural não precisa ser complicada: ela é saborosa e gera harmonia entre as pessoas que a preparam e as que a consomem.

No Solo Sagrado de Guarapiranga

Durante cinco dias, os missionários estudaram os Ensinamentos e assistiram às aulas teóricas e práticas aplicadas por ministros e agrônomos que trabalham no local.

O ministro Hiroshi Ota, gestor da Secretaria de Agricultura Natural, aplicou os conteúdos "Introdução à Agricultura Natural" e "Conceito e Princípio da Agricultura Natural". As aulas foram voltadas para a reflexão sobre as ações praticadas.

Segundo ele, a aplicação da parte prática possibilitou a troca de experiências e incentivou o grupo. "É sempre gratificante difundir a Agricultura Natural e estar em contato direto com pessoas interessadas em se aprofundar nesta Coluna de Salvação", disse o ministro Ota.

Horticultura

Responsável pelo Setor de Horticultura do Solo Sagrado, o ministro Gustavo Xavier Maia, engenheiro-agrônomo, trabalhou o preparo do solo, o manejo de hortaliças, pragas e de doenças, e os cuidados com a irrigação. Nas aulas práticas, falou sobre como reconhecer um solo desenvolvido no sistema da Agricultura Natural por meio da presença de vida no solo, da textura, compactação, cheiro, entre outros aspectos que auxiliem na compreensão sobre o mecanismo da Grande Natureza.

Foram esclarecidas dúvidas sobre o manejo de hortaliças, plantio, melhor mês de plantio e ponto de colheita, além de como lidar com insetos, principalmente as formigas.

Alguns integrantes do grupo fizeram uma analogia com o sentimento que estão dedicando com essa Coluna de Salvação e o fato de o solo que cuidam estarem duros e compactos. Ele os orientou a fazer uma autoavaliação para se tornarem pessoas mais dóceis, como um solo fofo, a fim de obterem resultados do agrado de Deus.

"Particularmente, quero me empenhar no estudo dos Ensinamentos de Meishu-Sama, para conduzir as próximas turmas a adquirir o hábito de lê-los o máximo possível", comentou Maia.

Fruticultura

Em aula com o responsável do Setor de Fruticultura, Marcos Eduardo Mitsuo Sasaki, foi apresentado o campo de cultivo e feita uma visita ao viveiro de mudas frutíferas, onde os participantes conheceram as espécies mantidas em vasos, as mudas enxertadas, o sistema de irrigação utilizado e a produção de mudas por alporquia (processo de reprodução artificial de um vegetal em que um de seus ramos é enterrado no solo, criando raízes, para depois ser cortado e plantado em outro lugar).

De acordo com Marcos, as principais dúvidas foram com relação ao cultivo com adubação verde e de espécies perenes de cobertura vegetal, o manejo das formigas cortadeiras, poda e condução das frutíferas.

"Meu maior desafio no momento de elaborar as aulas foi tentar encontrar meios de traduzir, na prática, os Ensinamentos, e relacioná-los com as atividades que venho desenvolvendo no setor. Pude aprender bastante", contou Sasaki.

Substratos e produção de mudas

Com Juliano dos Santos, responsável pela produção de mudas, os missionários estudaram a compostagem de resíduos e aproveitaram para compreender o que se pode fazer para melhorar a relação de respeito com a natureza. "A questão de sustentabilidade está totalmente relacionada à Agricultura Natural", esclareceu.

Na aula prática, prepararam substratos para a bandeja e, durante o processo, realizaram a mesma reflexão utilizada nas vivências de horta caseira. Esse momento foi especial, pois eles colocaram sentimentos positivos no material que foi levado por eles para fazerem semeadura em seus lares e nos Johrei Centers.

Sistema Agroflorestal (SAF)

Durante a aula prática no campo, onde é desenvolvido o Sistema Agroflorestal (SAF), o responsável, Pedro Nogueira Díaz, contou o histórico da ideia inicial do reverendíssimo Tetsuo Watanabe de desenvolver um modelo voltado para a Agricultura Familiar.

Os participantes visitaram o lote onde foi iniciado o plantio de bananeiras e ouviram a abordagem técnica sobre o cultivo da fruta (formas de plantio, tipos de variedades, fisiologia da planta, condução da cultura, manutenção, colheita). Ao mesmo tempo, conheceram um modelo de SAF desenvolvido visando à conciliação de bananeiras com o cultivo de cereais semeados por trator, e um sistema para pequenas propriedades em que o proprietário da área possa cultivar diversos tipos de frutas e hortaliças.

"Expliquei também a legislação vigente na região da represa Guarapiranga, que impossibilita a poda e o manejo de espécies arbóreas, impossibilitando a introdução de árvores no SAF", acrescentou Pedro.

Reflexão dos participantes

"Não existe uma técnica, uma receita, para a Agricultura Natural. É preciso ter muito amor, paciência, observação e respeito pela natureza. Procurar entender a natureza como um todo, que fazemos parte dela e que nossos sentimentos influenciam diretamente os resultados." - Lucas Eduardo Sitta - Igreja Sorocaba - SP

"Praticar a paciência e controlar o ego." - Bernardina de Oliveira Fernandes - Igreja Santa Catarina – Johrei Center Joinville - SC

"Maior auto-observação com o intuito de ficar alinhado à Agricultura Natural." - Patrícia Cristina Torres - Igreja Sorocaba - SP

"Ganhei mais um grau de consciência sobre a minha missão nesse sistema, que é a Grande Natureza." - Maria de Fátima de Oliveira - Igreja Santa Catarina - Johrei Center Joinville - SC

"Compreendi que ainda não praticava a Agricultura Natural de Meishu-Sama verdadeiramente." - Rosany Silvana Dias Lima - Igreja Bahia Interior - Johrei Center Feira de Santana - BA

"Deus e Meishu-Sama esperam que nós nos coloquemos como obreiros da construção do Paraíso Terrestre. Minha maior reflexão foi pensar em quais mudanças preciso fazer em minha vida para contribuir com a melhoria da saúde das pessoas, para que elas estejam aptas a também servir nessa construção." - Eliana Ribeiro Heiler - Igreja Vila Mariana - Johrei Center Aclimação - SP

"Precisamos ganhar ainda maior amplitude da visão espiritualista. Degrau por degrau, precisamos mudar nosso estilo de vida de acordo com o de Meishu-Sama." - Patrícia Maria Salgado Soares Brasil - Igreja Barra Mansa - Johrei Center Valença - RJ

"Compreendi a importância dessa Coluna de Salvação para a felicidade e na qualidade de vida das pessoas." - Danielle Xanchão Dominguez - Igreja São José dos Campos - Johrei Center Jardim Esmeralda - SP

"Tive a ampliação da minha consciência a respeito da Agricultura Natural." - José Marcos Cardoso - Igreja São José dos Campos - SP