Notícias

A Obra de Meishu-Sama não para

A Obra de Meishu-Sama não para

Data: 17/07/2020
Por: CIM - Igreja Vila Mariana
Editoria: Notícias

Neste período de isolamento social, as unidades seguem fechadas, mas a Obra de Meishu-Sama continua acontecendo.

Os messiânicos ligados à Igreja Vila Mariana, na Zona Sul paulistana, mantém as práticas em seus lares, com muito empenho e sinceridade.

Entre as práticas de Johrei, horta caseira e vivificação e contemplação do Belo, eles encontram motivação e tempo para cuidar um dos outros por meio de chamadas de vídeo e mensagens.

Há também aqueles que fizeram uma lista de oração e, diariamente, destinam seus pensamentos e sentimentos às pessoas ali relacionadas.

De acordo com o responsável, ministro Sérgio Ricardo Mazelli Renesto, isto mostra que seja diante do altar do lar ou acompanhando as transmissões dos cultos diários pela Izunome.TV diretamente da Sede Central, os membros fizeram de suas casas uma extensão da unidade religiosa.

Estudo de Ensinamento e diversas ações fazem parte do dia a dia

Na Igreja Vila Mariana, que conta com 11 Johrei Centers, uma das práticas que se destaca é o estudo de Ensinamento. O coordenador de jovens, Danilo Polverini Locatelli, é um grande incentivador deste momento.

Todas as quintas-feiras, ele atua como mediador de um encontro on-line entre os participantes do grupo.

Antes, havia uma escala e quem desejasse participar, escolhia um dia para publicar um Ensinamento, selecionado a seu critério, a fim de servir de base de um estudo diário. Agora, "uma das integrantes publica diariamente o link do Ensinamento do Dia e quem desejar, faz suas considerações. Na quinta-feira, todos se reúnem. Assim destacamos os pontos que mais nos chamaram a atenção e falamos a respeito dos desafios que cada um deles propõe", explica Locatelli.

O missionário também tem liderado o drive-thru da Campanha Solidária.

Há uma equipe que recolhe as doações dos membros em suas casas; outra as recebe na própria Igreja e uma terceira faz as entregas às instituições beneficiadas.

A prática do amor altruísta não cessa, e muito menos o servir sincero. Aliás, foi envolvidas por estes incentivos que tanto a equipe do Programa de Formação Johvem 3 quanto a do Movimento Kids também não interromperam suas dedicações.

A primeira realiza encontro semanais com a Turma 16. "Em uma semana, fazemos um estudo especial de Ensinamentos. Sempre escolhemos três. Na outra, fazemos um acompanhamento de caso. Em todos os nossos encontros, os alunos participam ativamente, expressando suas impressões e compartilhando experiências. Isso fez com que, apesar da paralisação dos encontros presenciais, eles tivessem oportunidade de estreitar um forte elo, tanto entre eles, quanto para com o Programa de Formação", ressalta Aline Zille, assistente do Johvem 3 da Igreja Vila Mariana, referindo-se às reuniões on-line.

Já o Movimento Kids realiza encontros mensais, que, também, são virtuais. "A equipe se mobiliza com o objetivo de proporcionar uma encenação teatral que encanta os pequenos e as famílias que participam; temos o apoio fundamental de um diretor de cenas de vídeo e de um roteiro elaborado por jovens artistas da Vila Mariana, que são o Rafael Serafim e a Izabella Vaz", conta a assistente Camila Kitamura. Desse encontro, aliás, já saiu até experiência de fé.

É o futuro sendo construído, mesmo quando parece que o presente se estagnou.

"Nossas ações, desde o fechamento das unidades, estão baseadas no propósito de motivar a formação de melhores instrumentos (e seres humanos) para o pós-quarentena", afirma Danilo.

Transmissões dos cultos mensais engajam os membros

Com o apoio de dedicantes presenciais, que tomam os devidos cuidados recomendados pela instituição e órgãos governamentais, as unidades realizam a transmissão ao vivo do Culto Mensal de Agradecimento. Esta atividade reúne membros de todas as idades, diretamente de seus lares.

É comum a expressão de alegria quando um membro encontra outro nesta sintonia.

Há também a manifestação de convidados, que escrevem a gratidão pelo convite em assistir à celebração.

Em ocasião do ofício religioso realizado pelo Johrei Center Bela Vista, uma das unidades ligadas à Vila Mariana, Sérgio Antonio Reis Botelho, membro, enviou: "Meu coração pulsa e meus olhos lacrimejam quando vejo o altar da minha unidade", quando o ministro Cláudio Plácido Campozano perguntou se os membros estavam com saudade de orar presencialmente, diante do sagrado altar do local. "Acho que isso responde à pergunta do ministro", completou Botelho.

Os embarques para as caravanas virtuais também têm mobilizado muitas pessoas.

Há divulgação e convites especiais para grupos e de forma individual.