Notícias

Solo Sagrado desenvolve ações de sustentabilidade

Solo Sagrado desenvolve ações de sustentabilidade

Data: 23/07/2020
Por: Aline Assafin Zille
Editoria: Notícias

Com a missão de servir à sociedade e ao meio ambiente

Em 2020, o Solo Sagrado de Guarapiranga completa 25 anos de portas abertas à sociedade. Ao longo deste período, implementou diversas melhorias visando servir de modelo para seus visitantes. A intenção é que os visitantes apliquem e multipliquem as ideias em seu dia a dia.

Desde 1998, são realizadas a coleta seletiva, a triagem e a venda de resíduos recicláveis. Isso ocorre da seguinte forma: por meio de coletores com cores específicas (amarelo - metal; azul - papel; vermelho - plástico; marrom - orgânico; cinza - outros), que estão dispostos nos diversos prédios e por todo o Solo Sagrado, o lixo é descartado separadamente.

Os resíduos são recolhidos a cada dois dias e transportados para o Centro de Triagem, onde é feita mais uma seleção. Depois, os materiais são prensados, armazenados e comercializados para empresas da região. Como exemplo, os resíduos de óleo vegetal, oriundo do refeitório, são coletados, armazenados e trocados por sabão.

O cuidado com a destinação correta dos resíduos especiais (baterias automotivas, lâmpadas fluorescentes, óleo lubrificante, etc) também faz parte do trabalho da equipe do Setor Ambiental e Sustentabilidade. Para essa ação, foi implementado o CADRI (Certificado de Autorização de Resíduos Industrial), que é fornecido pelo órgão ambiental estadual CETESB, que atribuiu ao Solo Sagrado este certificado.

Continue lendo. Clique aqui e acesse o link da Revista Izunome de fevereiro.

As edições de junho e julho também trouxeram matérias especiais, respectivamente, sobre as espécies de pássaros que habitam o Solo Sagrado de Guarapiranga e sobre o porquê o local é tido como um exemplo de respeito à Natureza.