Notícias

IMMB recebe messiânicos do exterior

Data: 22/11/2018
Por: Aline Zille
Editoria: Notícias

A caravana latino-americana contou com 39 participantes: 15 pessoas vindas do Peru, 15 do Chile, duas da Costa Rica e três da Colômbia. Guatemala, México, Venezuela e Bolívia tiveram um participante cada um.

No primeiro dia no País, 30 de outubro, os caravanistas fizeram uma visita ao Solo Sagrado de Guarapiranga, onde ministraram Johrei e assistiram a um vídeo sobre a construção do local.

No dia seguinte, o fato marcante da programação foi a dedicação na Agricultura Natural. Mais de 3800 mudas de alface foram plantadas. Na ocasião, eles sentiram imensa alegria pelo contato com a terra. Diversos sentimentos vieram à tona, principalmente a convicção da importância do contato com a natureza como oportunidade de se religar com os antepassados.

No mesmo dia, visitando áreas do Solo Sagrado, viram onde o reverendíssimo Tetsuo Watanabe passava momentos no local e compreenderam a importância da construção do Protótipo do Paraíso Terrestre. Imbuídos deste sentimento, tiveram um encontro com o presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, reverendo Marco Antonio Baptista Resende. Realizaram igualmente uma oficina de ikebana e aprofundaram seus conhecimentos sobre a arte da flor.

"Esses dias em que estivemos no Solo Sagrado serviram de oportunidade para que os membros pudessem encaminhar, orar, renovar compromissos com novas e maiores missões que receberão ao regressar aos seus países", disse o ministro Dersy Napurí, que dedica no Peru.

A programação incluiu diversos passeios por São Paulo e pontos turísticos da cidade.

O encontro com os messiânicos brasileiros, no Solo Sagrado, no dia 2 de novembro, emocionou os caravanistas. O ofício religioso também deixou os visitantes encantados. Após a cerimônia, eles continuaram no local e dedicaram na manutenção e no paisagismo. Durante essas atividades, perceberam o fortalecimento de elos de amizade entre o grupo e, unidos, refletiram sobre a importância de limpar sentimentos para conseguir modificar atitudes.

Um fato permitiu aprimorou o grupo, que foi surpreendido por uma tempestade. Cada participante viu aflorar um sentimento negativo diferente. Ao continuar dedicando , o grupo se manteve viu o sentimento negativo transformar-se em positivo. "A tempestade acabou gerando uma dedicação repleta de felicidade e alegria", comentou Napurí.

Em seguida, o grupo visitou a Igreja Tatuapé e a Igreja Guarulhos, onde conheceram seus anfitriões e puderam trocar muitas experiências. No dia seguinte, dirigiram-se ao Johrei Center Mogi das Cruzes, onde ouviram algumas palavras do reverendo Massanobu Yoshida e do ministro Teruo Kavamura, pioneiros na região.

O encontro possibilitou reflexões e um autoexame da fé do público. Alguns pontos foram destacados como importantes para a vida missionária. São eles: ser obediente e bom ouvinte; relatar todas os fatos ao superior; ter compromisso com a fé; ser sincero; ter sonen forte, grande e constante; empenhar-se na formação do elemento humano como instrumento de Meishu-Sama. Após um momento especial para a prática do sagrado Johrei, dois membros da caravana relataram suas experiências. Desta forma, sob um clima de familiaridade, passaram mais uma noite em casa de membros brasileiros que gentilmente cederam suas residências.

"Sentimos, profundamente, que fazemos parte da grande família messiânica", comentaram. Neste sentimento, houve mais um dia de encontros com pioneiros, desta vez com as ministras Maria de Lourdes Perez Savio e Maria de Lourdes da Silva Guedes, que transmitiram suas experiências. "Foi muito bonito compartilhar este momento com os brasileiros, como uma grande família", ressaltou o ministro Dersy.

Convictos a seguir dedicando e empenhados na construção do Paraíso, seguindo os ideais de Meishu-Sama, eles deixaram o País com um desejo: rever, muito em breve, os novos irmãos de fé. "Nossos anfitriões brasileiros serão bem-vindos ao nos visitarem para seguirmos unidos, como uma grande família", finalizou o sacerdote entrevistado.