Notícias

Igreja Rio Grande do Sul segue com suas atividades durante a quarentena

Igreja Rio Grande do Sul segue com suas atividades durante a quarentena

Data: 20/08/2020
Por: CIM - Igreja Rio Grande do Sul
Editoria: Notícias

O mês de julho foi movimentado na Igreja Rio Grande do Sul. Mesmo com as unidades religiosas fechadas, o ritmo das atividades não diminuiu.

Assistência on-line

Devido à impossibilidade de acompanhar membros e frequentadores presencialmente, eles estão sendo assistidos pelos ministros e uma equipe de missionários. Por meio de ligações telefônicas e das redes sociais, foi criada uma estrutura para que eles sejam informados sobre as atividades realizadas atualmente e comuniquem dificuldades ou purificações que estejam vivenciando.

O sonen deste projeto é permitir com que membros e frequentadores se sintam acolhidos e amados, e ganhem força espiritual através das práticas messiânicas, desenvolvendo o servir no lar, para que seus familiares despertem a fim de se tornarem úteis à Obra Divina, formando um lar paradisíaco.

Estudo de Ensinamentos por videoconferência

O Estudo dos Ensinamentos de Meishu-Sama ocorre a partir da leitura dos Escritos Divinos indicados mensalmente pelo presidente da IMMB, Marco Antonio Baptista Resende. O objetivo é de aprofundar a fé.

Os ministros e professores de ikebana estudam, semanalmente, com o responsável da Igreja Rio Grande do Sul, reverendo Pedro Gibrail Tannus. Nos Johrei Centers, os membros participam de estudos guiados pelos responsáveis de Johrei Center e pelos instrutores da Secretaria de Ensino. Este novo modelo de estudo, iniciado devido à impossibilidade de uma reunião presencial por causa da quarentena, tem sido uma oportunidade de os membros aprofundarem seu conhecimento sobre a Verdade de Meishu-Sama.

Sanguetsu

As atividades com a flor também estão sendo realizadas em novo formato. No mês de julho, o Sanguetsu realizou atividades on-line, com a participação dos professores de ikebana, dos alunos regulares dos cursos e dos simpatizantes do método de vivificação floral. Além disso, em parceria com o responsável de cada Johrei Center, foram realizadas as vivências "Momento com a Flor", em que membros, frequentadores e simpatizantes vivificaram pequenos arranjos no lar, e aprenderam qual é o pensamento de Meishu-Sama com relação à importância do Belo e das flores, na vida do ser humano. Aproximadamente 300 pessoas participaram do "Momento com a Flor".

Campanha Humanitária e Campanha Solidária

Membros e frequentadores estão realizando a coleta e doação de alimentos, de roupas de frio e de produtos de higiene pessoal.

Secretaria de Agricultura Natural

Para desenvolver as atividades ligadas à Agricultura e Alimentação Natural, foram realizadas vivências on-line, ao longo do mês de julho. Os dedicantes e praticantes estudaram os Ensinamentos referentes ao tema e motivaram outras pessoas a intensificar a prática da horta, em seus lares, a fim de expandir essa prática junto aos familiares e amigos. Até agora, mais de 200 pessoas participaram das atividades. Durante o mês de julho, além dos encontros on-line para a realização da prática da horta caseira nos lares, os membros se prepararam para o Culto Mensal de Agradecimento dedicado à Coluna da Agricultura Natural, no Solo Sagrado de Guarapiranga, convidando messiânicos e não-messiânicos para a caravana on-line do culto.

Secretaria Jovem

A pandemia trouxe mudanças na rotina de todos, mas isso não desmotivou os jovens do Rio Grande do Sul. Desde que foi decretada a necessidade de distanciamento social, há um encontro semanal entre os missionários do Movimento Johvem.

Durante os estudos, Ensinamentos como "O Divino Drama" e "Fé é Confiança" foram debatidos pelos jovens, que fizeram uma correlação com o desafio atual enfrentado pela humanidade. Os jovens falaram, inclusive, o que, para eles, é o ponto vital de outros Ensinamentos, relacionando-os com o presente. Além dos encontros semanais, diversas atividades virtuais diferentes foram realizadas, das quais participaram membros, frequentadores e pessoas que ainda não conheciam a religião. A primeira atividade foi o "Momento com a Flor", com a participação da professora Sandra Gibrail. Os participantes criaram arranjos florais utilizando como vaso objetos do cotidiano como xícaras, taças, entre outros.

Outras atividades envolveram o incentivo a uma vida mais saudável: o jovem Bruno Cavageiro fez todo mundo colocar a mão na terra para plantar um vasinho de temperos, seguindo os Ensinamentos de Meishu-Sama sobre a Agricultura Natural, e a jovem Martina Salgado guiou os jovens na prática de exercícios físicos.

"Uma tarde no museu" foi o nome do passeio virtual pelas obras da artista brasileira Tarsila do Amaral, que teve como guia a jovem Anielle Gianello. Os 65 participantes puderam conferir algumas das obras da artista e conhecer um pouco sobre sua história. Essa atividade contou com a participação de muitas crianças.

O responsável da Igreja Rio Grande do Sul, reverendo Pedro Gibrail Tannús, conduziu um aprimoramento virtual com o tema "Sonho", prestigiado por 92 jovens. Além disso, respondeu perguntas dos participantes.