Data: 04/12/2018
Por: Aline Zille
Editoria: Notícias
Realizado no dia último dia 22, o evento teve início no Culto Matinal e, em seguida, com as palavras de saudação transmitidas pelo gestor da Secretaria Johvem, ministro Yoshio Ohara. Ele agradeceu a presença de todos e anunciou o momento de palavras do diretor da Divisão de Jovens, reverendo Marco Antonio Franco Rocha, que também agradeceu a dedicação e a presença de todos. "Um dos nossos objetivos para 2019 é integrar o jovem com a expansão da nossa Igreja", anunciou pouco antes de convidar o reverendo José Roberto Bellinger, diretor da Divisão de Expansão, para orientar os participantes.
Durante sua fala, o sacerdote ressaltou a importância de seguir os passos de Meishu-Sama. Relembrando a diretriz da instituição, falou sobre a vida e a obra do Fundador. "Meishu-Sama sempre pensava na felicidade das pessoas", afirmou ele. Com o objetivo de transmitir aos coordenadores a importância de servir à humanidade com alegria, levando esperança, praticando a bondade e a cortesia, Rev. Bellinger afirmou que "Tudo o que Meishu-Sama falou, tudo o que ele escreveu, é a Verdade" e que "o `ano messiânico` marcou nosso retorno ao sentimento inicial de encontro com Meishu-Sama". O dirigente também citou experiências registradas em todo o País e incentivou que os jovens caminhem juntos com a setorização -método adotado pela IMMB como facilitador no acompanhamento de membros. "Para cuidar dos jovens precisamos definir, em nosso espírito, a nossa relação com Meishu-Sama e definir onde queremos chegar com aquela pessoa", ressaltou. Reverendo José Roberto Bellinger indicou a leitura das Reminiscências de Meishu-Sama e garantiu que o servir, com desejo sincero de ser útil na salvação das pessoas, e a felicidade andam de mãos dadas.
Os presentes tiveram ainda a permissão de ouvir as palavras do presidente da IMMB, reverendo Marco Antonio Baptista Resende. Ele abordou a preparação para o Culto do Natalício de Meishu-Sama e explicou: "Natalício é o momento que esperamos o ano inteiro para poder agradecer ainda mais pelo nosso encontro com Meishu-Sama. Com resultados das práticas realizadas durante o ano todo, renovar nosso compromisso". Ele orientou sobre a importância do acúmulo de méritos. "A Luz de Deus se manifesta através de Meishu-Sama por meio da dedicação, do servir", ressaltou. As práticas básicas também foram abordadas e ele deixou como tarefa a intensificação da prática do Johrei. "Pedir Johrei é manifestar o desejo de estar em contato com Deus", disse ele.
Na sequência da programação, o ministro Yoshio Ohara, retornou ao púlpito e confirmou o desejo da Divisão de Jovens de integrar cada vez mais o seu público à Expansão da IMMB para que o trabalho de salvação, por meio da Obra de Meishu-Sama, tenha a força da juventude e a sabedoria dos pioneiros. Ele também falou sobre atividades realizadas durante o ano, promovidas pela Divisão de Jovens, entre elas o "Intercâmbio de Jovens Entre as Igrejas Coirmãs".
Visando a continuidade da Obra de Meishu-Sama, o diretor da Divisão de Jovens, reverendo Marco Rocha, garantiu que a jovens e adultos devem trabalhar ainda mais unidos em 2019. "Vamos motivar que todos se prendam mais às qualidades uns dos outros", orientou. O sacerdote ressaltou que acha importante que a teoria e a prática caminhem em equilíbrio e, para tanto, indicou diversos caminhos. Sugerindo ações que poderão ser adotadas pelas Igrejas, expressou seus desejos para a juventude messiânica. Entre muitos, "que os nossos jovens se tornem homens de fé onde quer que estejam". Ele falou sobre a importância do altruísmo e da vontade de ser útil na salvação das pessoas. Citou experiências que adquiriu acompanhando pessoas ao longo de sua carreira sacerdotal e relembrou seu início na fé messiânica.
À tarde, o assistente de planejamento da Secretaria Johvem, ministro Marcus Vinícius Pereira Melgar, falou sobre a preparação para o Culto do Natalício de Meishu-Sama e sobre os projetos para o ano de 2019. Ele falou sobre a atualização dos programas de formação e a continuidade de atividades como o "Culto dedicado aos Jovens?, a ?Semana de Servir Integral", o "Dia do Amigo", o "Intercâmbio de Jovens entre as Igrejas Coirmãs" e a "Caravana de Jovens ao Japão".
Dois novos coordenadores de jovens foram apresentados no encontro: o ministro Luiz Otávio Monteiro Correard e missionário Victor Cantreva, ligados, respectivamente, às Igrejas Piedade e Copacabana.
Em seguida, os participantes puderam trocar experiências e avaliar o ano de 2018. Em grupos abordaram ideias e escolheram um representante que apresentou as considerações finais de cada mesa de debate. Desta forma, pontos positivos e negativos de todas as atividades anuais foram enumerados pelos participantes e ouvidos pelo diretor da Divisão de Jovens.
Reverendo Marco Rocha respondeu às colocações feitas. Ele garantiu que todas as atividades que tiveram os pontos positivos unânimes serão mantidas e outras terão melhorias e adequações, sempre visando a felicidade e maior participação dos jovens.
Após o dia de aprimoramento, por meio do compromisso com a prática do que foi aprendido, os coordenadores retornaram às suas localidades com o forte sentimento de cultivar no coração dos jovens a semente da felicidade.