Notícias

13ª turma do Programa de Formação Johvem 3 conclui curso

Data: 04/12/2018
Por: Aline Zille
Editoria: Notícias

A Divisão de Jovens realizou nos dias 23, 24 e 25 de novembro na Sede Central e no Solo Sagrado de Guarapiranga, o Encontro Nacional Johvem 3. Nesta ocasião foi realizada a formatura da turma 13. O evento contou com a participação de 158 jovens vindos de todo o Brasil.

No dia 23 de novembro, na Sede Central, as atividades tiveram início com a formatura dos alunos, que logo prestaram juramento. Em seguida, os formandos receberam o certificado das mãos do Diretor da Divisão de Jovens, reverendo Marco Antonio Franco Rocha.

Como parte fundamental para a conclusão do programa, o "Trabalho Prático do Curso", vivenciado por duas formandas da Igreja Piedade foi apresentado. O estudo realizado por elas comprovou a importância da adoção de hábitos saudáveis em prol da saúde.

O diretor da Divisão de Jovens, reverendo Marco Rocha, parabenizou os formandos pelos trabalhos realizados pelas turmas, falou da importância do trabalho apresentado e enfatizou que é essencial levar Meishu-Sama para a sociedade. Logo após, anunciou a orientação do presidente da IMMB, reverendo Marco Antonio Baptista Resende.

O dirigente relembrou os objetivos do percursor do curso, reverendíssimo Tetsuo Watanabe, ouviu sobre as expectativas dos jovens ali presentes e sobre os compromissos assumidos com o término do curso. Entre eles, um jovem disse: "Agora devemos olhar para onde todos olham, mas enxergar o que poucos enxergam. Este é um dos nossos desafios". Ele foi muito aplaudido. Afinal, quem cursa o Programa de Formação Johvem 3 sabe bem que essa transformação é fundamental para a continuidade do aprendizado.

Continuando sua orientação, o presidente desafiou os jovens a fazerem viagens ao exterior com o sentimento de fazer difusão pioneira. Sobretudo, garantiu: "só querer não adianta; ficar no campo apenas do desejo não resolve nada". Desta forma, contou diversas experiências e enalteceu a importância de que os formandos busquem maior preparo para melhor servir na Obra de Meishu-Sama.

O gestor da Secretaria da Horta Caseira, ministro Carlos Daniel de Souza Rodrigues, deu continuidade à programação falando sobre o programa Horta em Casa. Segundo ele, uma ferramenta para que a Agricultura Natural seja desenvolvida pelos messiânicos no Brasil. "Como representantes de Meishu-Sama, devemos utilizar os três meios que ele nos revelou para construir o Paraíso", comentou ele que acredita que seguir os passos de Meishu-Sama é "fazer o mesmo que ele faria". Ele contou suas experiências e dividiu seus aprendizados. "Seguir os passos de Meishu-Sama é a única maneira de formar `lar de luz`", afirmou. Além disso, disse que julgar é limitar pessoas e a própria Natureza, que existe para que o ser humano possa reconhecer a existência de Deus. "Este é o propósito da prática da Horta Caseira", explicou.

Os formandos também ouviram o gestor da Secretaria da Ciência do Belo, ministro Erisson Thompson de Lima Junior. O sacerdote explanou sobre a missão da arte. "É preciso elevar o caráter do artista", disse se referindo àqueles que Meishu-Sama considerou como orientadores espirituais do povo. Desta forma, os formandos estudaram a missão da arte sob o direcionamento do sacerdote e foram incentivados a aumentar o senso estético e artístico em todas as ocasiões cotidianas, principalmente dentro do lar.

O setor musical da Fundação Mokiti Okada -FMO- também marcou presença. Por meio do responsável, ministro e maestro Roberto Carlos Santos Nunes, a importância do espírito da palavra foi enaltecida.

O grupo seguiu para o Solo Sagrado de Guarapiranga, onde o ponto alto foi a palestra do reverendo Marco Rocha sobre Jishoi (tempo, lugar e posição). Ele orientou sobre a postura que os jovens devem ter diante das diversas variações do Jishoi, ilustrando com inúmeras experiências.

Os alunos tiveram ainda aula sobre a Vida e a Obra de Meishu Sama, ministrada pela ministra Georgia Branquinho de Oliveira Raffo.

As atividades continuaram até domingo, onde outros Trabalhos Práticos do Curso foram apresentados pelas alunas das Igrejas de Presidente Prudente, Jacarepaguá e Rio Grande do Sul.

Como forma de demonstrarem toda a sua gratidão pela formação, os monitores de cada turma se uniram para realizar um relato sobre o que representou o Programa Johvem 3 na vida deles durante esses dois anos.

No encerramento foram ouvidas palavras de incentivo proferidas pelos ministros Iraiar Sarmento, Sandor Farkas e Marcus Melgar, que apoiaram a realização do aprimoramento durante os três dias.

O encontro foi encerrado pelo ministro Yoshio Ohara. Ele desejou que os jovens deem início a uma nova etapa, acumulando méritos e virtudes através do Servir e assim alcancem muitas graças em suas vidas.