Notícias

Johrei Center Muritiba (BA) passa por reforma e reinaugura Altar

Johrei Center Muritiba (BA) passa por reforma e reinaugura Altar

Data: 10/12/2020
Por: CIM - Igreja Bahia Interior
Editoria: Notícias

No dia 24 de novembro, após a reforma do Altar e a manutenção da Nave, foi realizado no Johrei Center Muritiba, ligado à Igreja Bahia Interior, o Culto de Entronização das Imagens da Luz Divina e de Meishu-Sama, em que os participantes puderam contemplar e orar diante de um belo modelo de Altar em madeira de garapeira, que encantou a todos.

A cerimônia foi oficiada pelo responsável da Igreja Bahia Interior, ministro Guilherme de Andrade Moraes Santana, e pelo responsável do Johrei Center, ministro Adriel Ranter Caldeira de Carvalho.

A senhora Terezinha Conceição Santos e o senhor Amerivaldo Mario Barbosa, representando, respectivamente, os membros pioneiros e os participantes, realizaram o ofertório de gratidão.

Em sua saudação, o ministro responsável pelo Johrei Center agradeceu e parabenizou os presentes. Ele recordou o início da difusão da Obra Divina no Recôncavo Baiano, que teve início há quarenta e quatro anos. Homenageou a família Andrade Sousa, pois foram o ministro Lourival Andrade Sousa (1921 - 2014) e sua esposa, Dulce Oliveira de Andrade Sousa, que abriram as portas de seu lar para receber pessoas em busca da sagrada Luz do Johrei, propiciando o surgimento de inúmeros milagres.

O ministro Ranter relembrou que Lourival foi o primeiro missionário do interior da Bahia a ser outorgado com o título de ministro. Ao lado dos então ministros Mitsuaki Manabe e Francisco Jésus Fernandes, iniciou uma fase de expansão da Obra Divina e de criação de várias unidades pela região, formando novos missionários.

Na cerimônia, o ministro Guilherme Santana refletiu sobre a necessidade, observando o exemplo dos pioneiros, dar seguimento às dedicações, para que haja a expansão da Luz Divina na cidade e região.

O Johrei Center Muritiba fica à Rua Doutor Zamenhoff, s/nº - Centro.

Visita ilustre

Na semana seguinte ao da cerimônia, a pioneira Dulce Oliveira de Andrade Sousa, 91 anos, e membro há 45, visitou a unidade, materializou seu donativo de gratidão e orou a Deus e a Meishu-Sama, agradecendo por sua vida e saúde. Em seguida, ministrou Johrei ao ministro responsável da unidade, de quem recebeu a Luz de Deus.

Ao ver o novo modelo de Altar, emocionou-se bastante, e com os olhos cheios de lágrimas, disse: "Estou feliz! Muito lindo este Altar. O Mundo Espiritual está em festa! Isso é respeito e continuidade da Obra Divina."

Relembrou momentos especiais do início da difusão pioneira, as boas lembranças com seu esposo e com o saudoso reverendo Francisco Jésus Fernandes. "Eles estão felizes e dedicando muito lá no Mundo Espiritual", completou. Na saída, agradeceu e parabenizou a direção da Igreja, e pediu que os membros se empenhassem na ministração do Johrei.

Dona Dulce, assim chamada por todos, nesse momento de pandemia, assiste diariamente aos cultos da Sede Central e mensalmente aos cultos do Solo Sagrado de Guarapiranga, pela Izunome.TV. Ela contou que gosta de ver o presidente: "Ele é muito simples, humilde e atencioso."

Um pouco mais de história

A difusão em Muritiba começou com a dedicação do ministro Lourival Andrade, que em janeiro de 1976 doou uma de suas casas para a Igreja. No local, em 26 de setembro do mesmo ano, foi entronizada a Imagem de Casa de Johrei pelo ministro Mitsuake Manabe, na Rua Zamenhoff, s/nº, ficando como responsável o então missionário Lourival, que desde 13 de julho de 1975 já havia iniciado a ministração de Johrei em sua residência na Rua Cândido Pimentel Filho, 95, juntamente à sua esposa, Dulce Sousa. Também participaram deste momento o professor Manoel Borges, sua esposa, Alaíde Borges, e a filha, Ana Borges, os quais deram início à divulgação da fé messiânica, pela região.

Em 1º de março de 1979, Lourival foi outorgado ministro. A referida residência já não comportava mais a quantidade de pessoas que recebia, então, iniciou-se a criação de outras unidades: Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, São Félix, Castro Alves e Cruz das Almas.

Hoje, o Johrei Center Muritiba tem 44 anos de difusão e conta com a participação de 225 membros ativos.