Notícias

Compostagem doméstica e o uso de tecnologia da Korin Agricultura

Compostagem doméstica e o uso de tecnologia da Korin Agricultura

Data: 03/02/2021
Por: Fernanda Silvestre
Editoria: Notícias

O aumento do lixo nos centros urbanos resulta em significativo impacto ambiental, principalmente em decorrência da destinação final, que, em muitos casos, é feita de forma inadequada. Nas cidades se concentram 85% da população brasileira e é onde são gerados aproximadamente 30 milhões de toneladas anuais de resíduos orgânicos, que são depositados em lixões ou dispostos em aterros sanitários, gerando gases, dos quais muitos contribuem para o efeito estufa, potencializando as mudanças climáticas. Entretanto, esses resíduos, quando são manejados de forma adequada, podem reduzir o acúmulo nos centros urbanos. Uma solução interessante é a compostagem, processo de reciclagem do resíduo orgânico que transforma este em materiais úteis para a agricultura, particularmente para as pequenas escalas urbanas como jardins, hortas caseiras e vasos de plantas, substituindo o uso de produtos químicos e contribuindo para com o meio ambiente.

A compostagem doméstica é uma ótima opção para esse problema. Trata-se de uma reprodução controlada e acelerada dos processos que ocorrem na natureza, decompondo a matéria orgânica doméstica, o que implica no composto orgânico. O resíduo 100% compostado disponibiliza uma quantidade razoável de nutrientes que podem retornar ao solo em forma mineral e/ou orgânica, proporcionando a melhoria química, física e biológica no solo.

O processo de compostagem ocorre pela elevada atividade biológica sob condições controladas de temperaturas, relação carbono/nitrogênio, oxigenação (aeração), umidade, tamanho de partículas. Uma vez que esses fatores estão ajustados, é possível utilizar tecnologias que tornam o processo ainda mais eficiente.

A Korin Agricultura e Meio Ambiente oferece a tecnologia Embiotic Compostagem como ferramenta para otimizar o processo de compostagem doméstica. O Embiotic é um produto à base de microrganismos benéficos, que aceleram a degradação dos resíduos domésticos, convertendo-os em matéria orgânica estável e substâncias úteis. Com a Embiotic Compostagem, além do ganho de tempo no processo, é possível controlar a população de microrganismos indesejáveis e promover melhores condições para o desenvolvimento de microrganismos necessários, tudo isso sem a ocorrência de insetos e mau odor.

A compostagem doméstica possui diversos benefícios e pontos positivos. Por conseguinte, ter uma composteira em casa é uma atitude consciente, e cuidar de nossos resíduos demonstra u­ma preocupação com o nosso planeta e um compromisso com as futuras gerações.