Notícias

Alimentando-se com gratidão

Alimentando-se com gratidão

Data: 04/02/2021
Por: Fernanda Silvestre e Aline Assafin Zille
Editoria: Notícias

Korin Messiânica Alimentos projeta o refeitório do Solo Sagrado de Guarapiranga como forma de levar consciência e alimentação natural aos messiânicos.

Desde 1997, quando foi fundada como restaurante Korin Grill, a Korin Messiânica Alimentos, empresa do Grupo Korin, vem ampliando sua atuação no preparo de refeições com ingredientes produzidos pela Korin Agropecuária e os cultivados sem agrotóxicos e adubos químicos no Solo Sagrado de Guarapiranga.

Hoje, a empresa atua servindo refeições (café, almoço, jantar e coffee break) aos colaboradores da Igreja Messiânica Mundial do Brasil que desenvolvem suas atividades no Solo Sagrado de Guarapiranga, bem como a ministros e missionários, sempre com o objetivo de possibilitar uma alimentação mais natural àqueles que visitam, dedicam ou trabalham no paraíso dos messiânicos.

São duas frentes de atuação: o refeitório e a Praça de Alimentação (Marquise II), aberta em dias de culto. Atualmente, entre 80 e 90% dos alimentos oferecidos no refeitório do Solo Sagrado são cultivados de forma sustentável. Este é o critério considerado essencial pelo setor de compras da empresa para a escolha do que será preparado. Os ingredientes são categorizados nos níveis orgânico e natural, respectivamente, sendo o segundo o ideal a ser atingido a médio e longo prazos, uma vez que segue todos os critérios de cultivo da Agricultura Natural, segundo afirma o ministro Jair Alves, atual gestor do local.

O refeitório do Solo Sagrado atende, em média, 160 pessoas por dia. Para isso, o serviço ocorre com agendamentos, a fim de garantir um bom planejamento entre a compra e a execução de cada cardápio. A equipe trabalha com antecedência de 15 dias para cumprir os prazos do fluxo de trabalho. Os cuidados precisaram ser redobrados desde o início da pandemia, com novos critérios de lotação do espaço, distanciamento entre as pessoas e higienização de louças e talheres para garantir maior segurança.

"Apesar de o refeitório seguir o modelo bufê, em que é permitido servir-se à vontade, não há desperdício. Nosso público é muito consciente com relação a isso, pois não desperdiçar alimentos é uma prática messiânica", analisa Marco Aurélio Durão, um dos primeiros funcionários da empresa.

A nutricionista da Korin Alimentos, Socorro Santana, explica como o refeitório do Solo Sagrado é diferenciado em relação a outras cozinhas industriais. "Trabalhar aqui é especial por causa dos alimentos orgânicos, que são diferentes dos convencionais. O feijão orgânico que vem da Korin, por exemplo, não precisa ser deixado muito tempo de molho. Ele tem uma cocção ótima. As carnes, que também são da Korin, são mais macias. As frutas e as folhagens, algumas daqui mesmo do Solo Sagrado, também têm um paladar diferenciado. Tudo isto interfere em como vamos trabalhar estes alimentos", conta a nutricionista, que trabalha no local há três anos.

Com vasta experiência na área de nutrição hospitalar, Socorro acredita no poder dos alimentos em prol da saúde. Diariamente, ela tenta transmitir aos funcionários da cozinha do refeitório o sentimento de respeito ao que provém da terra.

Segundo ela, há um tempero nesta receita de sucesso: o espírito de busca. "A experiência traz uma noção de que precisamos aprender algo novo, diariamente", comenta ela sobre a troca diária com todos.

Socorro enfatiza: "o que acho que, de verdade, faz nossa comida ser, realmente, diferente é o sentimento de quem está cozinhando. Além disso, temos aqui um forno combinado, o que ajuda manter, por meio do vapor, os nutrientes e até a coloração do alimento. Nós não usamos nenhum tempero industrializado", explica.

Alimentos nutritivos na Praça de Alimentação do Solo Sagrado

Sob a orientação da Korin Alimentos, membros de diversas Igrejas dedicam mensalmente nos cultos mensais do Solo Sagrado na subcomissão de alimentação. "Os lanches são embalados individualmente, para que possam ser servidos no autosserviço. Em média, contamos com 130 a 180 dedicantes, que chegam na véspera ou na madrugada anterior ao culto", explica o ministro Jair Alves, gerente da Korin Messiânica Alimentos.

A seriedade da direção da Korin em se esforçar para trabalhar sob a filosofia de Mokiti Okada é destaque entre a equipe.

"A sociedade passou a aceitar melhor o alimento natural quando se tornou mais consciente, mas não adianta só a consciência, precisamos de uma empresa que leve esse propósito", pondera o ministro.

Aos messiânicos que desfrutam deste serviço, certamente, cabe a gratidão de poder participar da solidificação da marca no mercado de orgânicos, conscientizando de forma ultrarreligiosa a sociedade atual, inspirando mudança nos hábitos alimentares e comprovando a eficácia do método preconizado por Meishu-Sama.