Notícias

Região SP - 2 atua para fortalecer presença jovem nas igrejas

Região SP - 2 atua para fortalecer presença jovem nas igrejas

Data: 10/03/2021
Por: CIM - Igreja Santos
Editoria: Notícias

Fortalecer o trabalho de salvação com a força da juventude e incentivar o protagonismo juvenil na expansão da obra de Meishu-Sama. Estes são desafios que foram levados ao centro das reflexões, durante o aprimoramento para responsáveis de Johrei Centers e responsáveis de jovens ligados à Região SP - 2, no dia 20 de fevereiro.

Foram duas horas em busca de caminhos para integrar o jovem às atividades da Igreja e despertá-lo para o desejo sincero de ser instrumento da propagação da felicidade, para assim mudar o próprio destino e o do próximo.

O aprimoramento impulsionou o modelo renovado de atuação do setor Johvem, que contribua para alcançar a meta pretendida pelo presidente da IMMB, reverendo Marco Antonio Baptista Resende: ter 100 mil jovens ativos na Igreja, em cinco anos.

O reverendo Marcos Aurélio Rebello Teixeira, responsável pela Região SP - 2, recepcionou o palestrante, ministro Jorge Bulhões, gestor da Secretaria Johvem da IMMB, e os 50 participantes das Igrejas Santos, São Vicente e ABCDM. A Igreja São Vicente foi a anfitriã.

O ministro Bulhões enriqueceu as reflexões ao mencionar o acolhimento no universo messiânico.  "A Igreja precisa encontrar o ponto para se tornar atrativa para o jovem", disse, para depois completar: "Precisamos nos tornar diamantes para atrair diamantes".

Com base em palestra do reverendíssimo Tetsuo Watanabe, apresentada em vídeo, o ministro Bulhões prosseguiu, reforçando considerações. "É preciso cuidar dos jovens como se fossem filhos". Ao falar sobre formação do jovem para ser instrumento de Meishu-Sama, foi direto ao ponto: "Para formar é preciso amar, cuidar, participar da realidade do outro".

O cuidado e a dimensão de "fazer junto com os jovens" foi outro ponto enfatizado. As orientações prosseguiram, com referências à importância do pragmatismo, do sonen, da estruturação do setor Johvem e outras práticas que conduzam a caminho único: levar o jovem para junto de Deus e Meishu-Sama e fazê-lo experimentar a alegria de transformar a sua vida e a vida de outras pessoas.

Motivação

A coordenadora de jovens da Igreja Santos, ministra Mônica Latréquia, deixou o encontro com motivação renovada e com ideal de dedicação focado no cuidado com o outro, no acompanhamento, no amor. "É cuidando que alcançamos os resultados", frisou.

A estruturação do setor é prioridade para ela. "Unidos, equipe de liderança e dedicantes, somos mais fortes. É preciso formar um grupo coeso e unânime no sonho de realmente levar a salvação aos jovens".

Entre aprendizados e reflexões, o coordenador de jovens da Igreja ABCDM, ministro Mauro Rodrigues, ressaltou um ponto que considera essencial: "Agradecer a Meishu-Sama. Ele nos convidou para a missão".

Reportando-se ao vídeo do reverendíssimo Watanabe, destacou que "jovens ativos são tesouro de Meishu-Sama". Pedir orientação ao superior, alinhar sonen, preparar, planejar e estruturar são ingredientes que o ministro Mauro deseja adicionar à missão, além de reconhecer: "Para cuidar, é preciso amar".

Para a missionária Gabriela Leopoldina dos Santos Machado, coordenadora de jovens da Igreja São Vicente, foi importante compreender que o setor Johvem "não é algo separado da Igreja. Somos todos expansão, peças fundamentais para a Obra Divina".

Gabriela concluiu que é preciso unir a experiência dos mais velhos à coragem e energia dos jovens. "O responsável de jovens precisa ser formado pelo responsável de Johrei Center e do apoio dele. E para formar é preciso dar amor, acolher, fazer junto", destacou.

Balanço

O reverendo Marcos Aurélio manifestou uma certeza: "O jovem não é mais o futuro da Igreja, é o presente. O futuro é a criança, o adolescente". Ele defende a formação de missionários e ministros jovens, que assumam os Johrei Centers, em equilíbrio com os veteranos e respaldados em suas experiências.

Com o ideal de multiplicar os jovens ativos, o reverendo Marcos avalia que é preciso fortalecer a Estrutura Johvem. Seu sonen é formar no mínimo 250 monitores, jovens aptos a atuar na expansão da Obra Divina. "Dedicar na Obra de Meishu-Sama é sempre a decisão inteligente de quem quer transformar o destino para melhor", finalizou.