Notícias

Messiânicos dão assistência a famílias do Acre atingidas por enchentes

Messiânicos dão assistência a famílias do Acre atingidas por enchentes

Data: 18/03/2021
Por: Ana Carolina Basile
Editoria: Notícias

Jovens do Johrei Center Extensão Rio Bran­co (AC), ligados à Igreja Manaus (AM), praticaram o altruísmo ensinado por Meishu-Sama, assistindo os moradores da cidade de Sena Madureira, no Acre, no dia 27 de fevereiro.

O município teve 80% do seu território atingido por enchentes causadas pelo transbordamento do Rio Iaco, que deixou centenas de famílias desabrigadas. Desde 1997, foi a segunda maior cheia do rio, e dez bairros da cidade foram afetados. Além disso, o Estado enfrenta um surto de dengue. Dos 22 municípios, 20 estão infestados pelo mosquito Aedes Aegypti, incluindo a cidade de Sena Madureira: são mais de 1,6 mil casos confirmados.

Para amenizar os impactos causados pelas adversidades, o responsável pelo Johrei Center Extensão Rio Branco, ministro Fábio de Paula Souza, e mais 13 caravanistas viajaram 145 km até o município, em um micro-ônibus cedido por um membro pioneiro. Devido à situação da estrada e das condições climáticas, ficaram cerca de oito horas para fazer o percurso de ida e volta.

Os dedicantes foram com o objetivo de levar a Luz de Deus e Meishu-Sama às pessoas por meio do Johrei, da prática do mitamamigaki (dedicação de limpeza como polimento do corpo e da alma) e da flor. A professora do setor de Ikebana Sanguetsu da unidade, junto à sua equipe, preparou 200 pequenos arranjos, com sentimento de gratidão pela permissão de ajudar, de alguma forma, as famílias atingidas.

Da mesma maneira, o ministro e os membros organizaram um movimento de arrecadação de alimentos não-perecíveis, água mineral, roupas, brinquedos, kits de higiene e materiais de limpeza, colocando em prática a Campanha Solidária da Fundação Mokiti Okada (FMO). As doações foram entregues pelo grupo a três instituições beneficentes de Sena Madureira e às populações ribeirinhas. Cerca de 80 famílias foram assistidas.

Os dedicantes ofereceram um momento de sensibilização com a flor em um abrigo. Vinte e cinco pessoas participaram e confeccionaram os próprios arranjos.

Unidas pelos sentimentos de amor e de solidariedade ao próximo, diversas pessoas do Acre e do Brasil, entre membros, frequentadores e simpatizantes da Igreja Messiânica, também se mobilizaram em prol dos moradores de Sena Madureira. Os messiânicos de outros estados, vendo o Acre nos noticiários, entraram em contato com familiares que são membros e moram em Rio Branco, para que eles contribuíssem com doações. Aproximadamente 150 pessoas colaboraram direta e indiretamente.

A preparação iniciou com dois dias de antecedência e, no dia 27, às 7 horas, os caravanistas oraram no Altar do Johrei Center, pedindo permissão a Deus e a Meishu-Sama para realizarem a dedicação. Eles encerraram a atividade com oração, no mesmo dia, por volta das 23 horas.

Johrei é ministrado a pacientes de hospitais em Manaus

No dia 17 de janeiro, os jovens da Igreja Manaus organizaram uma atividade em frente ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Respeitando as medidas de segurança, eles conseguiram ofertar pequenos arranjos florais, ministrar Johrei e levar palavras de conforto a várias pessoas que aguardavam notícias sobre os familiares internados.

Contudo, na semana seguinte, foi decretado o lockdown em Manaus, impossibilitando-os de seguir com a dedicação.

Então, o jovem Willian Stremel, cirurgião geral e membro da Igreja Manaus, começou a se perguntar como poderia conectar os pacientes internados à Luz de Meishu-Sama. Ele prontamente entrou em contato com a responsável pela Igreja, ministra Cynthia da Silva Souza, para saber se ela poderia ministrar Johrei coletivo de dentro do carro, em frente aos hospitais. Além de concordar com a ideia, ela convidou outro ministro para acompanhá-la.

Ao todo, eles visitaram 33 unidades de internação, percorrendo cerca de 440 km. Aproximadamente 1.300 pacientes receberam Johrei coletivo, bem como acompanhantes, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da saúde que trabalham nessas unidades.

"Eu não tenho palavras para expressar o tamanho da minha gratidão por poder ser verdadeiramente útil na Obra Divina", disse Willian, que assumiu o firme compromisso com Deus e Meishu-Sama de salvar as pessoas que cruzarem seu caminho e de criar condições para ser cada vez mais utilizado por Deus.

Jovens distribuem flores para funcionários de hospitais

No mês de janeiro, o Johrei Center Aleixo, ligado à Igreja Manaus (AM), ficou responsável por confeccionar 200 pequenos arranjos florais para distribuir à sociedade. Contudo, por decreto do governo do Amazonas, a cidade de Aleixo entrou em lockdown, e os dedicantes ficaram impossibilitados de proceder à entrega das flores.

Foi então que o responsável de Jovens da unidade religiosa, Bartolomeu Alves de Sousa Jr., conversou com um amigo não membro, que fornece comida e lanche em hospitais, para saber se ele gostaria de levar a flor de Meishu-Sama às pessoas. O amigo aceitou prontamente e, no dia 23 de janeiro, os funcionários de um hospital receberam 120 pequenos arranjos. Os dois decidiram continuar a dedicação para, de alguma forma, mudar o ambiente espiritual desses locais.

Já foram oferecidos 1.255 pequenos arranjos, em sete hospitais. Bartolomeu conta que sente alegria ao ver seus familiares e amigos preparar as flores ou contribuir para adquiri-las. "É algo inexplicável, uma felicidade indescritível", completa.

Ele estabeleceu o compromisso de continuar a atividade em prol dos hospitais da cidade de Manaus, com o apoio do amigo. "Essa foi uma das formas que encontrei para agradecer a Deus e a Meishu-Sama. Tenho certeza de que essa dedicação está mudando o ambiente espiritual de cada hospital em que as flores chegam", relata.