Data: 23/03/2021
Por: Ana Carolina Basile
Editoria: Notícias
Com o objetivo de estimular os jovens messiânicos a estudar os Escritos Divinos, levando-os a se tornar grandes conhecedores e praticantes dos textos deixados pelo Fundador, a Secretaria Johvem da Igreja Messiânica Mundial do Brasil lançou, em 2019, a Olimpíada Brasileira de Ensinamentos de Meishu-Sama.
Dividida em três etapas, a final estava prevista para abril de 2020, durante o Culto Mensal de Agradecimento Dedicado aos Jovens. Entretanto, os impactos causados pela pandemia fizeram a Igreja Messiânica reorganizar suas atividades, e a última fase foi adiada para o início de 2021.
Assim sendo, no dia 28 de fevereiro, foi realizada a Final Virtual da Olimpíada Brasileira de Ensinamentos de Meishu-Sama, em formato bem diferente do que fora elaborado, mas com grande dedicação e empenho da equipe e dos participantes.
Desde o início, os 567 inscritos dividiram-se em três grupos: Grupo A, para jovens de 12 a 14 anos; Grupo B, de 15 a 18 anos; e Grupo C, de 19 a 25 anos.
Vinte e quatro jovens classificaram-se para a terceira e última etapa, sendo seis do Grupo A, oito do Grupo B e dez do Grupo C. Para flexibilizar a participação de todos, a Secretaria Johvem possibilitou que a prova fosse aplicada on-line.
Utilizaram-se mídias sociais e sistemas digitais para garantir a conexão entre os organizadores e os finalistas, bem como a realização da prova em tempo real.
A final de cada grupo se deu em duas partes. Na primeira, os finalistas responderam a cinco questões com pontuações diferentes. Os três primeiros candidatos avançaram para a segunda parte, na qual outras perguntas foram feitas, e os jovens que acertaram passaram para a questão seguinte, até se chegar a um ganhador. O mediador, ministro Filipe Moraes Vilela, anunciou o vencedor ao término de cada disputa.
Emocionados, eles contaram como foi inscrever-se e participar da Olimpíada.
Hiara Maina dos Santos Silva, do Johrei Center Macapá (AP) - Igreja Belém (PA), vencedora do Grupo A, disse: "Só tenho a agradecer. Passou um filme em minha cabeça. Foi graças à Olimpíada que consegui estabelecer o hábito de ler Ensinamentos todos os dias, não por sentir que era uma obrigação, mas porque virou parte da minha rotina. Quando não leio Ensinamento, parece que meu dia não está completo. Agradeço muito à equipe da Secretaria e aos meus amigos, que torceram por mim; a todos do Johrei Center Macapá, da Igreja Belém."
Em resposta a Hiara, o gestor da Secretaria Johvem, ministro Jorge Bulhões, proferiu algumas palavras de congratulações. "Parabéns aos participantes. Como disse no início da transmissão, todos vocês são grandes vencedores. Parabéns, Hiara, que depoimento lindo! Fiquei emocionado quando você nos confessou que é difícil começar o dia sem a leitura do Ensinamento de Meishu-Sama. Espero que possa manter isso no seu dia a dia e praticar os maravilhosos Escritos Divinos. Parabéns à sua família e aos ministros que a apoiaram para chegar até esse momento tão especial. Parabéns à Região Norte", declarou.
O ministro Filipe também parabenizou Hiara e os demais participantes: "Organizando a Olimpíada, aprendi a estudar ainda mais os Escritos Divinos, assim como vocês. Parabéns a todos que participaram. Que, daqui para frente, consigamos alcançar mais jovens dessa faixa etária [de 12 a 14 anos], para participar."
A vencedora do Grupo B, Julia Moreira Cajuhy, do Johrei Center Vila Matias - Igreja Santos (SP), disse ter-se surpreendido ao ganhar a disputa. "Só tenho a agradecer à Secretaria Johvem, às pessoas do meu Johrei Center e da Igreja, que fizeram campanha para me enviar sonen positivo, e às pessoas que participaram da Olimpíada. Quero parabenizar a Maria Eduarda [segundo lugar], que eu tive a permissão e o prazer de conhecer pessoalmente. "Julia conta que o evento a ajudou a ter uma rotina de leitura de Ensinamento. Ela quase não fez a inscrição por não ter todos os volumes da coletânea Alicerce do Paraíso; porém, sua mãe lhe deu os livros de presente.
O ministro Jorge parabenizou os participantes do grupo e frisou que o mais importante da competição é buscar os Ensinamentos de Meishu-Sama e praticá-los no Johrei Center, no lar e no trabalho.
Pedro Arthur Campos Saciloto, do Johrei Center Centro Cívico - Igreja Curitiba (PR), foi o vencedor do Grupo C. "O esforço e o estudo compensam no fim, e eu percebi que ter participado fará grande diferença, bem mais do que ter obtido o primeiro lugar, pois há muitas coisas ocorrendo em minha vida", disse.
O apoio da Secretaria de Comunicação da IMMB garantiu a transmissão ao vivo do evento. A página oficial "Johvem" no Facebook e o canal da Igreja Messiânica no YouTube exibiram quase quatro horas de expectativas e emoções. Estima-se que cerca de 10 mil pessoas assistiram ao evento on-line e mais de 1.500 comentários foram feitos, entre palavras de motivação e respostas às questões. Em nenhum momento os finalistas tiveram acesso às transmissões.
Como surgiu a ideia
A Olimpíada Brasileira de Ensinamentos de Meishu-Sama é o resultado do sonho de um jovem do Rio de Janeiro, do bairro de Irajá, que tinha o desejo de realizar algo que impactasse a vida das pessoas e as ligassem a Meishu-Sama.
Ele criou o protótipo de um quiz e o apresentou ao seu coordenador de jovens. Após uma reunião de preparação para o Culto Mensal de Agradecimento Dedicado aos Jovens de 2019, em que as regiões organizaram e montaram tendas no Solo Sagrado de Guarapiranga, surgiu o Comitê Olímpico de Ensinamentos - COE.
Já no primeiro semestre daquele ano, foi formada uma comissão de coordenadores de jovens para organizar o evento.
A primeira etapa se deu em outubro de 2019. Participantes de 33 igrejas concorreram de acordo com a faixa etária, e os classificados foram para a fase seguinte. Desta saíram os finalistas para a terceira e última etapa.
Assista ao vídeo da final, disponível no Facebook: https://fb.watch/3XmDYdI5sY e no Youtube: https://youtu.be/3VYGP7RR4Fo.