Notícias

Peixes para uma alimentação com mais energia vital

Peixes para uma alimentação com mais energia vital

Data: 29/03/2021
Por: Fernanda Silvestre
Editoria: Notícias

Meishu-Sama nos ensina que "o homem é formado de espírito e corpo. Por essa razão, necessita nutrir-se em ambos os aspectos: espiritual e material. Como todos os alimentos são constituídos dessas duas partes, os produtos frescos, como por exemplo as verduras e os peixes, contêm mais energia espiritual". ¹

Para Meishu-Sama, este constitui o fundamento da saúde. Os peixes, citados nos ensinamentos como um alimento rico em energia vital, são uma das principais fontes de proteína animal no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

Durante a época do ano em que é celebrada a Páscoa, uma das principais datas religiosas do calendário cristão (este ano, em 4 de abril), os peixes se tornam protagonistas na mesa dos brasileiros, especialmente durante a Semana Santa, em que os praticantes evitam ingerir carne bovina, de porco e de frango.

Fonte de ferro, vitamina B12, cálcio, fósforo, iodo, cobalto e ômega 3 ², os peixes são uma opção saborosa, nutritiva, e devem estar cada vez mais presentes em nosso cardápio.

Ainda assim, os brasileiros consomem pouco peixe. Dados da ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição) indicam que, no Brasil, o consumo anual desta proteína, por habitante, é de 9 quilos, abaixo dos 12 quilos habitante/ano recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Mesmo estando aquém da média mundial, os produtores brasileiros consideram o cenário positivo, uma vez que a produção de peixes no País tem evoluído nos últimos anos. O consumo de pescado aumentou de acordo com o relatório bianual sobre o estado da Pesca e Aquicultura Mundial, divulgado em 2020, pela FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Dados divulgados pelo Anuário 2020 da Peixe BR - Associação da Piscicultura - indicam que a produção de peixes em 2019 chegou a 722.560 toneladas, gerando uma receita média de R$ 5,6 bilhões.

Trutas e Tilápias são apostas da Korin para a Páscoa

O Brasil é o quarto maior produtor de tilápia do mundo, espécie que representa 55,4% da produção. Mesmo sendo o bacalhau a principal escolha dos consumidores para a Páscoa, peixes como a tilápia e a truta vêm garantindo seu espaço, seja pela versatilidade, que garante inúmeras opções de preparo, seja pelo sabor suave, que agrada aos paladares mais diferenciados.

A Korin Agropecuária, empresa pioneira na produção de proteína animal de origem sustentável e orgânica, especialmente frangos e galinhas poedeiras, desde 2017 atua na distribuição de trutas e, mais recentemente, de tilápias criadas de forma sustentável e controlada.

As tilápias Korin são criadas sem nenhum tipo de antibiótico, sejam eles terapêuticos ou como melhoradores de desempenho. Além disso, são livres de hormônios para reversão sexual (prática comum na produção convencional) e cultivadas em um dos reservatórios de água-doce mais limpos e puros, às margens do belo rio Paraná, em Ilha Solteira, divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, com técnicas e recursos avançados na aquacultura.

Já as trutas Korin, nas versões branca e rosa, são criadas no interior de Minas Gerais. A produção é realizada na Serra da Mantiqueira – MG, especificamente no município de Sapucaí Mirim. Os peixes são criados em tanques de água fria, com sistema de aeração (ventilação), ambiente adequado à espécie, o que garante qualidade de vida aos animais.

Assim, a Korin oferece aos seus consumidores opções de carne branca com produção diferenciada que não só proporcionará uma alimentação rica em energia vital, como também irá inserir no dia a dia alimentos seguros, que aliam tecnologia e preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, seguindo os preceitos da Coluna da Agricultura Natural, de Meishu-Sama.


Fontes:
1. Livro Alimentação com energia Vital – Visão de Mokiti Okada, página 18
2. https://bit.ly/3tae2Rt
3. http://www.fao.org/state-of-fisheries-aquaculture
https://bit.ly/3ewMQsp