Notícias

Secretaria Johvem dá início às aulas  do Programa de Formação Pré-Seminário

Secretaria Johvem dá início às aulas do Programa de Formação Pré-Seminário

Data: 17/05/2021
Por: Ana Carolina Basile
Editoria: Notícias

A Secretaria Johvem da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, por meio do Programa de Formação Pré-Seminário, pretende oferecer aos jovens messiânicos uma visão sobre o servir integral à Obra Divina e, paralelamente, prepará-los para o processo seletivo de admissão para o Seminário de Formação Sacerdotal e para o Seminário de Sacerdotes da Agricultura Natural.

Afim de garantir que haja representantes do programa em cada uma das igrejas da IMMB, a Secretaria conta com 50 coordenadores de pré-seminário.

Os encontros das turmas de 2021 tiveram início em março, com uma aula inaugural para apresentação do curso e orientação do responsável da região ou da igreja. Seguindo os protocolos de segurança para prevenção e controle da pandemia da Covid-19, os coordenadores foram orientados a se reunir on-line com suas turmas, de acordo com a possibilidade de cada local.

Os encontros, que serão mensais e irão até novembro, se propõem a desenvolver atividades para despertar e consolidar nos participantes o desejo de ingressar na carreira sacerdotal.

De acordo com o gestor da Secretaria Johvem, ministro Jorge Bulhões, o pré-seminário é importante para mostrar aos jovens um pouco do sacerdócio. Eles passam a vivenciar de forma bastante pragmática o dia a dia de uma unidade religiosa. Cuidam de pessoas, ministram-lhes Johrei e acompanham os milagres que ocorrem na vida delas.

"Vendo os milagres acontecer, os jovens percebem o quão gratificante é fazer a felicidade do próximo por meio de práticas como: intensificar dedicações; vivenciar milagres com o Johrei; fazer assistência religiosa; saber o que é despertar uma pessoa para servir a Meishu-Sama. Portanto, o pré-seminário contribui para que eles confirmem se querem realmente seguir o caminho do sacerdócio. Não precisam esperar chegar ao seminário para comprovar isso", explicou o ministro Jorge.

Durante a formação, os alunos desempenham atividades práticas e teóricas. Segundo o gestor, o objetivo não é apenas despertá-los para ingressar no seminário, mas também para que tenham um conhecimento mais profundo a respeito dos Ensinamentos de Meishu-Sama.

O programa inclui tarefas e objetivos definidos no início do ano e é subdividido em cinco partes.

Nas aulas de conteúdo religioso, os jovens terão aprimoramentos com responsáveis de região ou de igreja, que relatarão suas experiências de ingresso na carreira sacerdotal, bem como motivarão e esclarecerão possíveis dúvidas ou anseios; encontros com ministros integrantes que cursaram o seminário e com ministros pioneiros, que transmitirão seu fervor, espírito de servir e amor à Obra Divina. Estudos de Ensinamentos, preferencialmente ministrados por um instrutor ligado ao Ensino Religioso, e estudos sobre setorização também estão incluídos no conteúdo programático.

As aulas de conhecimentos gerais abrangerão as matérias exigidas no processo seletivo de admissão para o Seminário: redação, língua portuguesa, atualidades e saúde.

Nas atividades externas, quando possível, devido à pandemia, os jovens prestarão assistência religiosa (sob orientação do responsável do Johrei Center) e visitarão lares de membros e frequentadores.

As atividades práticas serão constituídas de:

. Kokorokubari kikubari ("ser atento e prestativo"), como treinamento de humildade e de espírito de servir;

. Prática do Johrei (adquirir experiências e vivenciar milagres);

. Participação nos cultos mensais;

. Prática dos Ensinamentos;

. Acompanhamento e encaminhamento;

. Prática do donativo de gratidão (sob orientação do responsável do Johrei Center);

. É desejável que o aluno se empenhe a ponto de ser indicado pelo responsável de Johrei Center para se tornar um assistente de família, com o objetivo de ganhar experiência na setorização, junto ao assistente de ministro;

. Apresentação de relatório mensal ao responsável de Johrei Center e ao coordenador do pré-seminário, a fim de receber orientação para o melhor aproveitamento de sua formação.

No decorrer do curso, caso haja uma flexibilização dos órgãos governamentais quanto à pandemia, poderá ser realizada a Semana do Servir Integral, atividade em que os jovens conhecem a Sede Central da IMMB e dedicam no Solo Sagrado de Guarapiranga.

O intercâmbio entre pré-seminaristas também faz parte do calendário do programa. Se houver possibilidade de ocorrer, terá por propósito promover a interação entre os alunos de diferentes estados e municípios do Brasil, proporcionando aprendizados e trocas de experiências na prática da fé. A ideia é, igualmente, incentivá-los a conhecer as realidades, as adversidades e os desafios que cada um encontra no cumprimento da missão.