Notícias

Igreja Jacarepaguá (RJ) promove curso de formação de monitores de ikebana

Igreja Jacarepaguá (RJ) promove curso de formação de monitores de ikebana

Data: 28/05/2021
Por: CIM - Igreja Jacarepaguá
Editoria: Notícias

Um encontro virtual, no dia 13 de maio, marcou a aula inaugural do Curso de Formação de Monitores de Ikebana Sanguetsu, da Região RJ - 2. Membros jovens das igrejas Barra da Tijuca, Copacabana e Jacarepaguá receberam as boas-vindas do reverendo Paulo Cesar Leite Mathias, responsável da Região RJ - 2.

As orientações foram dadas pela responsável pelo projeto, a coordenadora regional do setor de Ikebana Sanguetsu, professora Tereza Cristina Oliveira Amaral; e pelo gestor da Secretaria da Ciência do Belo da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, ministro Erisson Thompson de Lima Junior.

Na apresentação, feita por videoconferência, o reverendo ressaltou que não se trata de um curso para aprender a fazer ikebana, mas para a formação de professores. "Não haverá alunos, mas discípulos da flor. Não haverá professores, mas mestres", disse, enfatizando o objetivo de Meishu-Sama, que acreditava na salvação das pessoas por meio das flores. Ele lembrou, ainda, de sua própria trajetória na formação de professor de ikebana e das experiências de dedicação com a flor, destacando que é preciso acreditar que a flor salva e serve para transformar o mundo.

A professora Teresa Cristina parabenizou os participantes e falou sobre o propósito de preparar o grupo para atuar na Coluna de Salvação do Belo: "Permitam-se observar os ensinamentos e aprendizados desse contato com a natureza. A natureza nos ensina diversas coisas que podemos aplicar no nosso dia a dia. Espero que vocês aproveitem ao máximo".

A aula inaugural seguiu com as orientações do ministro Erisson Thompson, que apresentou o material preparado especialmente para o curso, o livreto Hana Kokoro (palavras em japonês que significam, respectivamente, flor e sentimento). "Meishu-Sama sempre nos orientou sobre a importância do belo no dia a dia", disse o ministro, lembrando que a beleza da flor não deve se limitar à função ornamental.

Neste primeiro encontro, o gestor destacou alguns pontos básicos que devem nortear a vivificação: o sentimento com que se realiza a vivificação, a seleção das flores e a maneira correta de cortá-las, os cuidados com a água e a escolha dos vasos.

Foi montado um espaço conferência, na sala do Sanguetsu da Igreja Jacarepaguá, para a participação presencial da professora Tereza Cristina e das professoras responsáveis pelo setor de Ikebana Sanguetsu das igrejas participantes: Patrícia Gouvêa (anfitriã), Maria Ernestina Gonçalves da Cunha (Igreja Copacabana) e Regina Lazary (Igreja Barra da Tijuca), respeitando-se o distanciamento e as medidas de protocolo em função da pandemia da Covid-19.

O evento também teve participação do coordenador de jovens, ministro Bruno Lins Gorodicht, que promoveu os convites aos jovens e dedicou, auxiliando na transmissão pela plataforma utilizada na reunião, o Microsoft Teams, acompanhada on-line por 51 pessoas.