Notícias

Igreja Teresina (PI) é convidada para falar de Agricultura Natural em evento

Igreja Teresina (PI) é convidada para falar de Agricultura Natural em evento

Data: 22/06/2021
Por: CIM - Igreja Teresina
Editoria: Notícias

A convite da Faculdade Fatepi Faesp, a Igreja Messiânica, em Teresina, no Piauí, participou do II Empreendedorismo em Ação - como montar sua horta em casa. O evento reuniu no sábado, 22 de maio, Alessandra Farias, Fernanda Ventura e Igor Navas.

Alessandra, que é messiânica, compartilhou sua experiência com a prática da horta, que proporciona verduras frescas e saudáveis produzidas por ela e seu irmão, para consumo da família. "É com muita alegria que compartilho esse conteúdo, que é transformador. Trata-se de uma atividade que só tem a agregar valor em nossas vidas. Comecei a ganhar mudinhas sem conhecimento técnico e fui cuidando delas. Vi que era necessário destinar um tempo do nosso dia para cuidar. Assim, fui-me interessando por ter mais mudinhas, à medida que elas concluíam seu ciclo." Segundo Alessandra, praticar a horta caseira e a agricultura natural preconizada por Meishu-Sama tornou não só sua vida mais saudável como também despertou na família esse exemplo e prática.

No encontro promovido pela faculdade, ela falou sobre as vantagens de se praticar a agricultura natural. "Eu acredito que existam sempre bons motivos para querer cultivar em casa e ter produtos naturais. Há muitos motivos como o fator motivacional e a melhor alimentação. Nós não iniciamos pelo conhecimento: precisamos motivar-nos e gostar para poder persistir, seja qual for a prática", disse.

Em seguida, Fernanda Ventura, que é professora e membro da comissão de Saúde e Meio Ambiente do Conselho Regional de Contabilidade e também messiânica, entrou mais em detalhes sobre como a agricultura é importante para quem deseja uma vida saudável sem agrotóxicos. Ela mostrou dados sobre o uso do veneno nas lavouras e como isso pode prejudicar o ser humano. Mencionou a agricultura natural como a saída para quem busca saúde.

"Aprendemos a respeitar os processos, as individualidades e as diferenças; a observar as plantas que precisam mais de água, de sol. Cultivar a agricultura natural não diz apenas sobre a alimentação do corpo, é sobre o respeito com a natureza".

Referiu-se, ainda, ao reaproveitamento do lixo orgânico como adubo para as plantas e o reciclar de embalagens para usar como vasos para as mudas.

Igor Navas Fernandes, ministro da Igreja Messiânica, está na Igreja Teresina há mais de um ano. Natural de São Paulo, assumiu a dedicação no Espaço da Agricultura Natural do Piauí. Gestor de agronegócio, ele falou como funciona o espaço e discorreu sobre a forma de cultivar e praticar a agricultura.

"Uma das coisas importantes que aprendemos é o treino da paciência. Cada planta tem seu tempo, assim como as pessoas. Você não tem como mudar seu vizinho como você quer. Precisa respeitar os diversos tipos de vida. Se você colocar seu filho desde cedo a praticar a horta, ele aprenderá a prática do respeito ao outro. Será mais amoroso e paciente. Não é a natureza que tem que se adaptar a nós. Nós é que precisamos nos adaptar a ela".

No final, o evento ainda trouxe uma vivência da horta em que os palestrantes apresentaram a forma de cultivar. Os participantes participaram do evento de maneira on-line, em razão da pandemia. Presencialmente, havia um número reduzido de pessoas.