Notícias

Unidades religiosas da IMMB realizam atividades de horta caseira

Unidades religiosas da IMMB realizam atividades de horta caseira

Data: 16/08/2021
Por: Ana Carolina Basile
Editoria: Notícias

Os responsáveis pelo setor de horta caseira de Igrejas e Johrei Centers no Brasil empenham-se constantemente em expandir a Coluna de Salvação da Agricultura Natural.

A missão desses responsáveis consiste em não apenas ensinar pessoas a plantar uma semente ou muda, mas a observar a Grande Natureza e aprender com ela. Isso significa reconhecer a força do solo, colocar sentimentos positivos durante o plantio e a colheita, aguardar o tempo certo, obter alimentos com energia vital.

No mês de julho, a dedicação se amplia em algumas unidades religiosas, quando se aproxima o Culto Mensal de Agradecimento dedicado à Coluna da Agricultura Natural, realizado anualmente em agosto.

O responsável pelo setor de horta caseira do Johrei Center Mambuacaba, Igreja Campo Grande (RJ), Robson Silva Ribeiro, por exemplo, realizou em seu lar, no dia 7 de julho, o 'Encontro com a horta caseira". Participaram o responsável, sua esposa, a filha do casal, de 11 anos, e três membros que residem próximos à família.

Os objetivos foram preparar para o culto de agosto e ganhar permissão para levar a Luz de Deus e de Meishu-Sama ao maior número de pessoas. "Foram momentos de comunhão com Deus e de muita felicidade", disse Robson.

No dia 10, o Johrei Center Duque de Caxias, Igreja Nova Iguaçu (RJ), vencedor do Concurso Horta 2021 na categoria Johrei Center, realizou uma vivência com a participação de 48 pessoas, dentre elas, 44 são assistentes de família. Neste mesmo dia, houve dedicação de manutenção da horta do Johrei Center.

O sonen foi despertar a visão de que os seres humanos fazem parte da natureza e o quanto podemos aprender a cuidar de pessoas praticando a horta caseira.

Já o Johrei Center Tatuí, Igreja Sorocaba (SP), a fim de motivar os membros a dedicar com essa Coluna de Salvação, fez a atividade no dia 15, com a participação de dez membros.

O Johrei Center Capão Bonito, também ligado à Igreja Sorocaba, reuniu doze membros e um ministro para uma vivência, no dia 18. Após participar do encontro, um missionário relatou suas dedicações anteriores com a horta caseira e assumiu a dedicação como responsável pelo setor.

Outra unidade que organizou atividade semelhante foi a Igreja Campo Grande (RJ), no dia 19, com a presença de seis pessoas, sendo quatro membros e duas frequentadoras. Elas relataram ter ficado felizes em participar, pois nunca haviam feito vivência de horta caseira.

No dia 20, os membros ligados às igrejas da Região RJ - 3 fizeram uma aula on-line com o responsável regional, reverendo Glauro Marques de Santos Leite Filho. Foram 451 vivências de horta caseira, e a organização da atividade ficou a cargo da Igreja Nova Iguaçu.

Ligado ao Johrei Center Bangu, Igreja Campo Grande (RJ), um membro realizou uma oficina de horta caseira no lar que contou com a presença de cinco membros.

No bairro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, o Parque Nebulosa recebeu, no dia 24, a dedicação de membros dos Johrei Centers São Mateus, Jardim Planalto e Penha de França, ligados à Igreja Tatuapé. Eles montaram no local dois canteiros com mudas de alface, couve e espinafre, com o apoio de vinte frequentadores do parque, entre adultos e crianças.

O objetivo foi conscientizar os participantes sobre a importância de ter uma alimentação saudável, de cuidar da saúde e do meio ambiente, bem como de praticar a Agricultura Natural.

Também no dia 24, os membros do Johrei Center Vila Matilde, igualmente ligados à Igreja Tatuapé, fizeram vivências com dezesseis crianças e adultos que frequentam a Associação Cristã de Moços (ACM). Os participantes aprenderam sobre Agricultura Natural e fizeram dois canteiros com temperos. Ao mesmo tempo, ouviram sobre as leis da natureza e o meio ambiente.

Fabio Galiza Alves, do Johrei Center Bangu (RJ), promoveu uma vivência em seu lar e recebeu dezesseis pessoas, sendo doze membros e quatro frequentadores.

Já a Igreja Bragança Paulista, no interior de São Paulo, organizou a 3ª Oficina de Horta em Casa, para o plantio de mudas e sementes.

Como preparação para o Culto Mensal de Agradecimento dedicado à Coluna da Agricultura Natural, membros do Johrei Center Joinville, Igreja Santa Catarina (SC), fizeram o replantio da horta e do jardim da unidade religiosa com o sonen de salvar pessoas e expandir a Obra Divina. O mesmo ocorreu com quatro missionários do município de Garuva, que plantaram mudas de hortaliças.

Além disso, uma missionária do Johrei Center Joinville visitou uma membro que devido à pandemia está sem dedicar, e levou-a uma muda de alface. Depois, recebeu uma foto da muda já plantada e ouviu palavras de gratidão, por seu gesto.

A Igreja Santa Catarina promoveu uma vivência on-line com a presença virtual de dezesseis pessoas, entre elas, um frequentador e um primeira vez.

No Johrei Center Angra dos Reis, Igreja Campo Grande (RJ), seis jovens participaram de uma vivência promovida pelo responsável do setor de horta caseira.

No dia 7 de agosto, a Igreja Nova Iguaçu (RJ) celebrou o Culto Mensal de Agradecimento dedicado à Coluna da Agricultura Natural. Foi feita uma exposição de vasos de hortas caseiras e 56 vivências com os presentes. Os alimentos oferecidos no Altar foram doações de agricultores e de praticantes da Agricultura Natural.