Notícias

Johrei Center Cabedelo (PB) celebra 20 anos da fé messiânica na cidade

Johrei Center Cabedelo (PB) celebra 20 anos da fé messiânica na cidade

Data: 04/09/2021
Por: CIM - Johrei Center Cabedelo
Editoria: Notícias

O Johrei Center Cabedelo, na Paraíba, ligado à Igreja Natal, esteve em festa no dia 21 de agosto durante a comemoração dos 20 anos de difusão da Obra Divina na cidade do mesmo nome.

Preparado com muito amor e carinho pelos membros locais e pela ministra responsável, Lilia Maria Sales de Oliveira e Silva, o evento teve por objetivo homenagear os pioneiros de Cabedelo, que sempre se dedicaram com o mais sincero servir.

A celebração recebeu apoio do setor do Histórico da Igreja Natal, coordenado pela ministra Jane Sencades de Rezende Silva, que esteve durante seis anos à frente da unidade.

A solenidade ocorreu por ocasião do Culto Mensal de Agradecimento oficiado pelo ministro Ronaldo Cardoso, responsável pela Igreja Natal, e contou com a presença de 46 membros e frequentadores, respeitando a capacidade máxima permitida no local e seguindo os protocolos de saúde e recomendações das autoridades.

Para contar a história da difusão da religião messiânica na cidade e relembrar importantes momentos vividos nestes vinte anos, o setor do Histórico montou um videoclipe em que foram apresentados desde os primeiros pioneiros, perpassando pela abertura do Núcleo de Johrei, até à inauguração do Johrei Center, em 2012. Eventos realizados até a atualidade foram igualmente mostrados.

Durante a celebração, houve a entrega de certificados aos pioneiros, em agradecimento pelos anos dedicados à Obra Divina.

O ministro Ronaldo parabenizou os pioneiros e ressaltou que a igreja é formada por pessoas, e que estas são a base das unidades religiosas, bem como são instrumentos ativos da expansão da Obra Divina. Disse, ainda: "Quando a família dedica junta, mais forte é o elo".

A ministra Lilia expressou o quanto estava feliz pelo momento e agradecida pela permissão de dar continuidade ao trabalho de difusão dos pioneiros, que sempre se alicerçou nos Ensinamentos de Meishu-Sama e nas práticas básicas messiânicas.

Ao ser relembrada a trajetória da expansão em Cabedelo, foi destacado o "Ponto de Luz" aberto pela pioneira Ivanice Cardoso da Silva na casa da também pioneira, Marlene do Carmo dos Santos Lins. O local encontra-se ativo até hoje. É lá que a mãe de Marlene, Maria do Carmo, de 100 anos, ainda dedica na ministração de Johrei.

Ivanice relatou que, à época, não compreendia o que a impulsionou a inaugurar o "Ponto de Luz" na cidade. Somente quase duas décadas depois teve conhecimento de que seus antepassados participaram da fundação do município cabedelense.

Em seu relato, a ministra Jane contou que, em junho de 2007, assumiu a missão de abrir um Núcleo de Johrei em Cabedelo. O Ponto de Luz na casa de Marlene do Carmo já existia.

Um pouco da história

Com o servir sincero dos messiânicos e frequentadores, em 15 de dezembro de 2007 foram entronizadas as Imagens da Luz Divina e de Meishu-Sama no primeiro Núcleo de Johrei de Cabedelo, à Rua Juarez Távora, 48.

Em março de 2008, receberam a visita do reverendo Mitsuaki Manabe que, apontando para o lado da praia, orientou-os a procurar uma casa naquela direção.

À época, o Núcleo ainda não tinha a quantidade de membros suficiente para ser elevado ao nível de Johrei Center. Somente em 2010 o objetivo foi concretizado.

Em maio do ano seguinte, encontraram a casa conforme fora indicado pelo reverendo Manabe. A mudança ocorreu no dia 2 de junho, após algumas adaptações no imóvel para a instalação do Altar e da liturgia.

Em 8 de fevereiro de 2012, realizou-se o Culto de Entronização das Imagens da Luz Divina e de Meishu-Sama no padrão de Johrei Center, à Rua Coronel Aureliano, 130 - Ponta de Matos, onde se encontra atualmente.

Em novembro de 2013, por motivos profissionais, a ministra Jane foi transferida para Natal (RN), assumindo a atual responsável, ministra Lilia.

"Voltar ao Johrei Center Cabedelo, depois de oito anos, rever pessoas que estavam comigo e que aceitaram o desafio de expansão, é muito emocionante e gratificante. Agradeço a Deus, a Meishu-Sama, aos reverendos, aos ministros e aos membros mais esta vitória da Obra Divina", declarou a ministra Jane.

Como presente a Meishu-Sama e consagração do dia, houve a Cerimônia de Outorga da Luz Divina (Ohikari) a três novos membros.

Hoje, o Johrei Center possui 217 membros. O sonen da ministra Lilia é expandir a fé messiânica no município e ganhar a permissão de construir mais unidades religiosas, para contribuir ainda mais com a concretização do Paraíso Terrestre.