Notícias

Difusão da fé messiânica em Rocha Miranda completa 30 anos

Difusão da fé messiânica em Rocha Miranda completa 30 anos

Data: 17/10/2021
Por: Ana Caroline Basile
Editoria: Notícias

No dia 24 de agosto, foi comemorado o trigésimo aniversário da difusão da Obra Divina no bairro de Rocha Miranda, na Zona Norte do município do Rio de Janeiro.

O culto foi transmitido pelo Facebook do Johrei Center e oficiado pelo responsável da unidade religiosa, ministro Miqueias Renan Santos Pinto. A presença majoritária foi de pioneiros e membros.

O ministro Miqueias parabenizou os pioneiros e membros pela significativa data, lembrando-os de manter o "espírito inicial" da fé e de continuar honrando o legado que os pioneiros deixaram. "Servindo cada vez mais na Obra Divina por meio de nossas dedicações na construção do Paraíso e na salvação do maior número de pessoas", completou.

O responsável pela Igreja Vila da Penha, à qual o Johrei Center Rocha Miranda está ligado, ministro José Renato Silva, não pôde comparecer e enviou um texto que foi lido na cerimônia, parabenizando os dedicantes pela fé inabalável. Ele foi responsável pela unidade por duas vezes.

Segundo o ministro, o Johrei Center tem evoluído bastante neste período de pandemia, o que demonstra a união de todos. "Isso é fruto do amadurecimento na fé. Os membros e frequentadores do Johrei Center Rocha Miranda estão vencendo esse nó do bambu e honrando a missão com muita fé. Ou seja, estão fechando um ciclo e iniciando outro, seguindo os passos de Meishu-Sama", ressaltou o ministro Renato.

A pioneira Rosângela de Lima de Carvalho contou sua experiência de fé. Ela relatou os milagres que ocorreram em sua vida nesses quarenta e três anos como messiânica nos âmbitos familiar, de saúde e financeiro. Graças à sua fé em Meishu-Sama, ela e sua mãe cresceram em suas missões dentro da igreja. Além disso, realizou o sonho de engravidar e alicerçar sua família dentro de um lar harmonioso e sua mãe foi curada de uma severa depressão.

"Minha vida mudou quando uma amiga de faculdade me apresentou um livro chamado Tornemo-nos dignos do amor de Deus - vol. 2, de Nidai-Sama", destacou.

Na cerimônia, foi apresentada uma série de vídeos dos ministros que passaram pela unidade e outros dois, especiais. Um em que o reverendo Mitsuaki Manabe parabenizou os pioneiros e lembrou os Ensinamentos de Meishu-Sama sobre ciclos. "Nos primeiros trinta anos, todo ser humano e organização consolidam sua base. Depois, crescem, fortalecem e expandem o que foi consolidado. É chegado este momento para o Johrei Center", apontou.

Em outro vídeo, o responsável pelas Regiões RJ - 1, 2, 3 e 4/ ES, reverendo Luis Paulo Budel Vasconcellos, parabenizou a todos e desejou que este fosse um grande nó espiritual para o desenvolvimento rumo à construção do Paraíso Terrestre.

A unidade iniciou a preparação para a celebração no mês de maio, com a atividade do "Orquidário de Luz", em que as famílias ofertaram uma orquídea para que fosse montado um mural, materializando a gratidão dos membros pela casa.

Com a proximidade da data, foi realizada uma dedicação de restauração de pintura na unidade, com a participação de membros. Na semana que antecedeu a atividade, fizeram um mutirão de mitamamigaki (dedicação de limpeza como polimento da alma). Por fim, foi realizada a revitalização da horta caseira e do jardim do Johrei Center.

Como gratidão aos pioneiros e seus antepassados, no decorrer do dia do culto de comemoração foi realizado um Dai Johrei Kai (Grande Reunião de Johrei), em que ministros, missionários, membros, frequentadores e simpatizantes tiveram a permissão de receber o responsável da Região RJ - 1, reverendo Felipe José Hassib, e o coordenador de unidade religiosa, ministro Wallace Rosa, representando o ministro José Renato.

Para o recebimento dos participantes, os horários foram agendados, para que não houvesse aglomeração e que os protocolos orientados pelas autoridades sanitárias fossem seguidos.

No encerramento do Dai Johrei Kai, o reverendo Hassib fez a oração vesperal e ministrou Johrei coletivo. Ele também proferiu algumas palavras, lembrando os pioneiros que foram primordiais em seu caminho sacerdotal.

O sonen do ministro Miqueias Renan Santos Pinto é expandir ainda mais a Luz de Meishu-Sama, promover a mudança na atmosfera da região com a entronização de mais Imagens do Lar e multiplicar a quantidade de membros para dar continuidade ao legado deixado pelos pioneiros.

O Johrei Center Rocha Miranda fica à Rua dos Rubis, nº 174.

Um pouco de história

O nascimento da Casa de Difusão Rocha Miranda se vincula à trajetória do ministro Carlos Carneiro da Silva, já falecido. Durante seu longo trajeto de dedicação, foi responsável pela abertura de várias unidades religiosas. Seu grande sonho era abrir uma igreja em Rocha Miranda, bairro no qual viveu por cerca de quarenta anos. Quando se aposentou profissionalmente, foi designado para servir na Igreja Vila da Penha, junto a outros ministros.

Um dos que dedicou com ele foi o ministro Joelson Luiz Lessa, que mudou de Porto Alegre com a esposa e os dois filhos.

Ele ficou responsável pela Área 4, região que tinha como assistente de ministro, Annemarie Gloss, e como dedicantes Neyde de Lima Paiva e sua filha Rosângela de Lima Carvalho.

Em 1991, Neyde Paiva, enquanto dava aula à noite na Igreja Vila da Penha, ficou sabendo através de uma aluna que havia uma casa no bairro de Rocha Miranda para venda e não para locação.

A dedicante, então, recebeu do ministro Carlos Carneiro a missão de ir conversar com a proprietária e propor a locação ao invés da compra.

Em junho de 1991, a casa foi alugada e iniciou-se a obra para a inauguração da Casa de Difusão.

O ministro Lessa recebeu a missão de responsável pela Casa de Difusão Rocha Miranda, auxiliado pelo ministro Carlos Carneiro.

No dia da inauguração, em 24 de agosto de 1991, os ministros responsáveis das igrejas do Rio de Janeiro estiveram presentes à cerimônia.

A entronização das Imagens da Luz Divina e de Meishu-Sama foi realizada pelo então diretor regional, reverendo Mitsuaki Manabe.

Em 1996, com a compra do imóvel, a unidade foi ampliada e melhorada. Em 2013, passou por nova reforma e foi reinaugurada em 26 de setembro de 2014.

A unidade expandiu e abriu cinco Núcleos de Johrei: Jardim América, Irajá, Coelho Neto, Osvaldo Cruz e Colégio.

À época da inauguração, havia 1.000 membros. Com a abertura das demais unidades, os membros foram sendo transferidos. Hoje, conta com aproximadamente 350 membros.