Notícias

Atividades despertam crianças da Igreja Santos (SP) para o servir à Obra Divina

Atividades despertam crianças da Igreja Santos (SP) para o servir à Obra Divina

Data: 22/10/2021
Por: Leda Mondin
Editoria: Notícias

Crianças tornaram plenas de alegria, espontaneidade e leveza as unidades religiosas ligadas à Igreja Santos (SP), nas atividades especiais dedicadas a elas, em comemoração ao Dia das Crianças. Quando o momento era mais sério, surpreenderam pelo amor e compromisso com a Obra Divina.

Com respeito e reverência, prepararam oferendas, oficiaram, conduziram orações diante do Altar, ministraram Johrei e preencheram formulários de antepassados. O melhor de tudo: fortaleceram o elo com Meishu-Sama, praticando as colunas de salvação.

Diante da missão recebida de organizar os eventos, a Estrutura Johvem preparou tudo com capricho, carinho e criatividade. As crianças foram recebidas em ambientes coloridos e calorosos, anunciando que os momentos seriam especiais. Todas as sete unidades ligadas à Igreja Santos prepararam atividades.

Protagonismo

"Foi muito gratificante vê-las sentindo-se importantes e reconhecendo que a Igreja é lugar de ser feliz", resumiu a ministra Maria Santana dos Santos Lins, responsável do Johrei Center Cubatão. Animadas, as crianças interagiram nas atividades litúrgicas, nas vivências e nas brincadeiras. Os pais eram pura emoção vendo os filhos orientados pela fé e aprendendo o servir à obra de Meishu-Sama.

A professora de Iikebana, Edilene Hanashiro, e a responsável pelo setor de Horta Caseira, Janaina Melo, foram certeiras ao realizar vivência conjunta, com flor e semente. Amorosamente, utilizaram a raiz das plantas como metáfora para simbolizar os antepassados. O responsável de jovens, Janílson Santos, estimulou as crianças a crescerem em sabedoria e amor à Obra Divina, com a certeza de lançar sementes em solo fértil.

No Johrei Center Jardim Santa Maria, as meninas demonstram que sabem ocupar espaço: cinco delas encantaram como oficiantes, mas os dois meninos oferendistas também fizeram bonito. Entre os 103 adultos e crianças presentes, 22 eram frequentadores e três primeira vez.

O responsável de jovens, Diego dos Santos Bezerra, sensibilizou-se com dois relatos.

A monitora Jackeline Fátima, que teve gravidez de gêmeos interrompida, sentiu os espíritos de ambos juntos de si, durante palestra sobre antepassados. A dedicante do setor Servir, Janaína Teixeira da Cruz, contou ter visto e ouvido, na fila da batata frita, o filho que está no Mundo Espiritual.

No Paraíso

"Estava divino. Foi maravilhoso e especial demais", definiu a ministro Rosa Maria Santos do Espírito Santo, responsável do Johrei Center Vicente de Carvalho. A pequena Maria, de 8 anos, manifestou a mesma convicção ao dizer à mãe: "Eu estou no Paraíso".

Para a mãe de João Pedro e Ana Clara, a reação foi de surpresa. Quando a ministra a convidou para levar os filhos, de imediato disse que eles não iriam nem querer entrar, por dificuldades de interação social. Enganou-se: eles entraram, interagiram e saíram pedindo mais.

O resultado esteve à altura do sentimento, do amor e da gratidão impregnados na preparação para receber as crianças. "Envolvê-las é uma forma de estabelecer elos com Deus e Meishu-Sama, de despertar o sentimento de servir e dedicar, de encaminhar para que sejam úteis a Deus na construção do Paraíso", refletiu a ministra Rosa Maria.

Na Unidade Santos, o responsável de Jovens, Diego Casadei, avalia que o objetivo principal foi alcançado: aproximar as crianças de Deus e Meishu-Sama. "Além disso, queríamos que elas se sentissem acolhidas e felizes, com vontade de voltar à Igreja, rever os amigos e firmar os laços que conseguiram estabelecer".

Para Casadei, que levou os dois filhos, foi gratificante o resultado no momento da preparação para o Culto às Almas dos Antepassados. "As crianças aprenderam sobre suas origens e escreveram lindas cartas para os entes queridos, que estão em outro plano". Havia 35 crianças presentes e 35 formulários foram preenchidos. Entre práticas, dinâmicas, emoção e muito amor, a manhã do dia 12 passou voando para os 115 participantes, entre crianças, jovens e membros.

Gratidão

No Johrei Center Ponta da Praia, até yoga as crianças praticaram, mais houve muito mais. "Gratidão imensa e energia maravilhosa", resumiu a responsável de Jovens, Camila de Oliveira Pereira. "Foi muito marcante e o retorno bastante positivo", acrescentou, sentindo-se gratificada ao lembrar a Oração com participação das crianças e a emoção quando ancestrais e antepassados foram trazidos à memória, com gratidão.

"Os pais relataram uma felicidade imensa enquanto os formulários eram preenchidos", afirma Camila. Para ela, o dia foi especial e de amadurecimento para os jovens organizadores. "Muito emocionante. Vamos lá, com força total", animou-se, feliz ao verificar que crianças, pais e todos os envolvidos tiveram a oportunidade de conhecer, ainda mais, Meishu-Sama.

No Johrei Center Guarujá, houve emoção e sentimento de gratidão. A responsável de jovens, Mônica Santos Silva, relata que foi intensa a organização, não faltando ensaio para o culto, com os protagonistas mirins. No dia, foi tocante: "As crianças oficiaram com a ministra, fizeram a locução e as oferendas, com comprometimento e seriedade. Um culto bem emocionante", resume.

Para Mônica, a missão foi cumprida: "O objetivo era despertar nos pais a importância da presença e da dedicação das crianças na Igreja. Nas crianças, queríamos despertar o espírito de servir e criar vínculo com a Igreja, desde cedo".

Para a responsável do Johrei Center Guarujá, ministra Rosirene do Nascimento Santos da Silva, houve um ponto muito forte: "Conseguimos despertar nas crianças o interesse pelo invisível e por serem tocadas pelo espírito de Meishu-Sama, na prática". Para ela própria, foi momento de reavivar a fé, e mais: "Sinto que iniciamos um novo momento, baseado no futuro dessas crianças".

No Johrei Center Bertioga, a responsável, professora Élida Soares dos Santos, ficou encantada com a beleza dos momentos vivenciados. No Dai Johrei Kai com a participação dos pequenos, a certeza foi da presença de luz com intensidade redobrada. Na vivência em que plantaram sementes de flores, houve a convicção de que muito mais foi plantado em seus corações: fé em Deus, amor, gratidão e respeito para com a natureza e a vida.

Futuro

A ministra Mônica Latréquia, responsável de jovens da Igreja Santos, definiu como "maravilhoso" o comprometimento dos jovens com Meishu-Sama e o protagonismo das crianças, nas dedicações e atividades. "O presente e o futuro da Igreja estão garantidos", animou-se ela, confiante.