Notícias

Dia das Crianças é animado na Praça Seca

Dia das Crianças é animado na Praça Seca

Data: 22/10/2021
Por: Aline Zille
Editoria: Notícias

Atividade proposta pela Secretaria Johvem motivou animação e união no Johrei Center do bairro

O dia 12 foi marcado pela união das famílias e a diversão da criançada do Johrei Center Praça Seca, ligado à Igreja Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

É que a Secretaria Johvem sugeriu uma atividade especial com as famílias, em preparação para o Culto às Almas dos Antepassados. A unidade logo iniciou os preparativos e convidou as famílias cujas crianças e jovens estão inscritos no Movimento Kids local. O programa inclui o público envolto pelas nomenclaturas anteriores, Criançarte e Tweens, ou seja, compreende os pequenos de 4 a 6 e 7 a 11 anos de idade.

Aos pais, a ministra responsável pelo Johrei Center, Nely Conceição de Santana, e o ministro assistente, também coordenador de Jovens da Igreja Jacarepaguá, Luiz Guilherme Mendonça Maltez, falaram sobre a importância da formação nesta fase da vida. "O comportamento das crianças imita o dos adultos", afirmou a ministra, considerando a Verdade revelada por Deus por intermédio de Meishu-Sama nos Escritos Divinos.

Fabiana Martins Martinheiro dos Santos, que dedica na unidade e também faz parte do planejamento das atividades nacionais junto à Secretaria Johvem, fez uma apresentação para as crianças. De forma lúdica, ela explicou aos pequenos a importância dos antepassados e conduziu que eles realizassem uma série de atividades.

Um membro que estava na unidade, sentiu grande emoção e decidiu fazer uma doação para a atividade. "Vim hoje meio que ao "acaso"; eu iria embora quando vi a movimentação para as famílias, pois não trouxe meu sobrinho e não sou mãe. Foi quando um pensamento me veio: "Como você não é mãe? Você tem cinco filhos no Mundo Espiritual." Fui ao mercado, comprei alguns doces para oferecer para as crianças e voltei”, contou Priscyla Vidal.

Durante a fala do ministro Luis Guilherme, que relembrou quando iniciou suas dedicações, ainda criança, e motivou uma conversa entre pais e filhos, um pai se emocionou. Eduardo Morozoff, que é policial e pai da pequena Maria Eduarda, de 5 anos.

"Foi muito especial participar dessa atividade; apesar do meu tamanho, de trabalhar como trabalho; me emocionei ao ouvir o ministro Guilherme falando, pois ontem estava falando com minha esposa sobre o quanto nos perdemos da família com a correria da nossa vida. A fala do ministro me fez pensar que pouco conversei com meu pai sobre a infância dele; pouco compartilhei com ele sobre minha vida. Hoje, aqui mesmo, já separei umas fotos para mostrar para a Maria; vou conversar com ela sobre o vovô, sobre minha infância e ter ainda mais atenção com a dela", disse ele.

É do conhecimento daqueles que leem os Ensinamentos, que o mundo caminha para uma fase que os que tenham a fé fortalecida estarão melhor que os que não possuem fé; portanto, é urgente o despertar para cuidar da base familiar e de considerar a importância do altruísmo na sociedade.

Sabendo que o egoísmo será destruído e quem não se envolver com as práticas virtuosas, certamente, sofrerá consequências, a frequentadora Ana Beatriz também levou seus filhos para a atividade.

"O Johrei Center me trouxe paz, então estou conduzindo meus filhos desta mesma forma. Está sendo muito bom para eles os aprendizados que estamos tendo. Precisamos participar cada vez mais de atividades que envolvam a família desta forma porque o dia a dia é complicado e hoje sinto que pude aprofundar ainda mais o meu entendimento sobre as coisas que realmente importam", afirmou ela.

Durante a atividade, além do momento individual para as crianças e para os pais, houve interação entre as famílias que realizaram dinâmicas e vivências em grupos. Houve ainda oficina de horta e, óbvio, a prática do Sagrado Johrei. Ao término, foi hora de cantar parabéns para os miúdos e adoçar o dia com um bolo.

"Foi muito legal", resumiu um participante, que agradeceu pelo dia voltado para eles dizendo que até puderam fazer barulho sem ter que ficarem quietinhos. "Hoje até minha avó deixou eu brincar mais do que os outros dias que venho", cochichou outro.

Ao se despedir, uma das participantes mostrou que é simples fazer os pequenos se envolverem com o caminho da Verdade, do Bem e do Belo. "Tia, você viu que eu fiz molde de massinha na mamãe?", perguntou animada ela que ao ouvir" eu vi, sim; ficou linda!" sorriu como só alguém sentindo muita gratidão e felicidade faz.