Notícias

Um final de semana no campo para mudar o ritmo da vida da cidade

Um final de semana no campo para mudar o ritmo da vida da cidade

Data: 01/12/2021
Por: Aline Zille
Editoria: Notícias

Messiânicos de Jacarepaguá dirigem-se à Silva Jardim, município nas Baixadas Litorâneas, no estado do Rio de Janeiro, e renovam seus sentimentos por meio de pequenas ações altruístas.

Doze pessoas ligadas à Igreja Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, estiveram na Fazenda Messiânica Silva Jardim, nos dias 20 e 21 de novembro.

Convidados pelo ministro Cristovaldo Dias Castanheira, administrador do local que fica em terra fluminense, os alunos do Pré-Johvem 3 carioca viveram momentos de transformação.

Entre as diversas atividades, realizaram uma dedicação especial de mitamamigaki (dedicação de limpeza que visa ao polimento de pensamentos e sentimentos). Sobre este momento, Mirella Pereira Neres, que dedica como auxiliar do Programa de Formação Johvem 3 da Igreja Jacarepaguá, afirma: "Foi o ponto forte da estadia, pois conforme íamos limpando os locais solicitados, sentíamos que a Luz ia entrando, dando uma nova energia ao local". Camilla Varella Correa, que dedica como auxiliar do Programa Pré-Johvem 3, enfatiza: "Mudava completamente a aura do lugar".

Além disso, as mulheres do grupo se envolveram na seleção de feijão cujos grãos serão plantados no próximo ano, e os homens limparam um dos galpões. A jovem Gildete Pereira da Silva Alves destaca: "Eu pensei: 'nossa, que grande responsabilidade, qualquer pensamento negativo aqui pode não ser muito bom; preciso impregnar de amor esses feijões para que a próxima colheita seja farta e abundante'." Foi com esse sonen que ela seguiu dedicando por horas, sentada com a filha de oito meses ao seu lado.

Em um momento de descontração, houve um confraternização que permitiu aos alunos um aprofundamento na convivência com o coordenador de jovens da Igreja Jacarepaguá, ministro Luiz Guilherme Mendonça Maltez. "Foi divertido vê-los participar das brincadeiras que fizemos. Isso fez com que alguns se aproximassem mais, conversando sobre alguns assuntos comigo", refletiu o sacerdote.

A passagem pelo local ainda serviu para a interação com as caravanas de membros das igrejas Vila da Penha e Nova Iguaçu, que também estavam por lá.

Relato de Gildete Pereira da Silva Alves

"A visita a Silva Jardim foi mais especial do que eu poderia imaginar. De início, achei que seria muito difícil ir, visto que a semana que antecedeu a viagem foi muito movimentada, com diversas atividades Johvem na unidade e on-line. E, principalmente porque tenho a Marina (uma bebê de oito meses). Essa seria nossa primeira viagem, sem nossa rede de apoio habitual, composta por meus familiares. Mesmo assim, resolvi desafiar.

Já na preparação das malas, fui informada que deveríamos levar apenas uma mala de mão. Conforme ia organizando tudo de essencial que precisava levar para mim e para minha filha, o volume de coisas ia aumentando. Outro empecilho seria o transporte até a Igreja, porque nossa van partiria às 5 horas da manhã. Meu marido estava viajando a trabalho e não poderia nos levar. Logo, eu precisaria de um carro particular para nos levar. Marquei às 4 horas com um conhecido, mas estava muito preocupada. Para minha feliz surpresa, meu marido conseguiu chegar antes do previsto e disse que nos levaria no horário necessário.

Durante o culto vesperal, Marina ficou muito eufórica e alegre. Ela estava no colo de uma amiga de turma e eu pude dedicar na leitura. Acredito que nossos antepassados estavam muito felizes e se manifestarem através da alegria dela. No dia seguinte fomos dedicar arrancando mato das flores, embora eu estivesse com Marina grudada em mim a maior parte do tempo, dediquei com um sentimento de alegria inexplicável.

Por fim, tive uma resposta muito positiva. Descobri que não importa aonde eu vá, porque Deus já selecionou quem irá nos acompanhar. Tive uma rede de apoio fantástica do ministro e demais caravanistas. Sem eles, não teria sido tão perfeito. Além disso, Marina começou a engatinhar! Eu acredito que os estímulos da viagem, o carinho de todos com ela e a alimentação natural oferecida fizeram com que ela se tornasse ainda mais forte, saudável e feliz. Agora, tenho a certeza que, se eu colocar Deus e Meishu-Sama na frente, tudo ocorrerá como tem que ser: tranquilo e alegre.