Notícias

Presidente da IMMB participa de culto vesperal da Igreja Pituba (BA)

Presidente da IMMB participa de culto vesperal da Igreja Pituba (BA)

Data: 16/12/2021
Por: Avívia Cairo Meneses
Editoria: Notícias

A Izunome.TV transmitiu ao vivo o culto vesperal do dia 11 de novembro, da Igreja Pituba (BA), que contou com a presença do reverendo Marco Antonio Baptista Resende.

A oração foi realizada pelo responsável, ministro Ricardo Webster Brasil, e a locução pelo ministro Alan Menezes Santos.

No instante seguinte, o presidente falou da importância de demonstrar alegria ao ver as pessoas e que o ser humano precisa um do outro sempre, porque, até para brigar, não é possível se fazer sozinho.

Enfatizou, ainda, como o trabalho missionário da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, por meio da Igreja Pituba, foi feito por muitas pessoas, estando algumas delas hoje no Mundo Espiritual.

Foi então que convidou inicialmente a pioneira Maria de Lourdes Caribé para relatar suas experiências sobre o início da fé messiânica, no local.

Emocionada, ela cumprimentou o reverendo, disse que estava feliz e muito nervosa.

Contou que conheceu a Igreja em 1978, por intermédio de uma vizinha, e que quando ouviu a oração Amatsu Norito pela primeira vez foi tomada por uma forte emoção. Era o reverendíssimo Tetsuo Watanabe quem a estava entoando.

Maria de Lourdes passou a ler os Ensinamentos e receber Johrei, até que foi orientada a assistir às aulas de princípios messiânicos e foi outorgada com o Ohikari (Medalha da Luz Divina), três meses depois.

O presidente convidou a professora de ikebana, Ari Celeste Pinheiro Leal, para proferir algumas palavras. Ela disse que não tinha como agradecer o que se tornou sua vida após conhecer Meishu-Sama.

Finalizou seu relato contando a respeito da experiência na construção do Solo Sagrado de Guarapiranga (SP) e motivando os membros para a construção da futura Igreja Itapuã.

Em seguida, o presidente convidou a pioneira Maria Luzinete dos Santos, que conheceu a IMMB em Santa Catarina, em 1964, e foi outorgada pelo reverendíssimo Watanabe, no Rio de Janeiro.

Emocionada, relatou dois grandes momentos da sua trajetória na Igreja Messiânica: sua ida ao Solo Sagrado do Japão e sua chegada a Salvador, onde foi recebida por Lourdes Caribé e pela então missionária Maria de Fátima Dowsley Ferreira. Teve a permissão de dedicar com o reverendo Francisco e de entronizar o Altar em seu lar.

O presidente achou honroso convidar à frente o ministro Marçar Ricardo de Barros, que estava na plateia. Este fez questão de citar alguns nomes que julgou relevante na história da Igreja Pituba.

No final, o reverendo orientou os membros baianos a cuidarem do próprio espírito, para sempre transmitirem alegria por onde forem. Acrescentou: "A melhor maneira de cuidar do espírito é recorrer a quem criou o espírito; a Deus e a Meishu-Sama. É vontade de Deus utilizar o ser humano para construir o paraíso e não adianta o ser humano não querer."

Nesse momento final, uma senhora da plateia pediu a palavra e agradeceu a dedicação do presidente e dos envolvidos nas transmissões diárias dos cultos, nesses dois anos de pandemia.