Notícias

Unidades religiosas da Igreja Natal (RN) realizam Encontros de Pioneiros e Veteranos

Unidades religiosas da Igreja Natal (RN) realizam Encontros de Pioneiros e Veteranos

Data: 11/01/2022
Por: Setor Histórico - Igreja Natal
Editoria: Notícias

Durante o mês de dezembro de 2021, o setor Histórico da Igreja Natal realizou Encontros de Pioneiros e Veteranos na Igreja Natal (RN), no Johrei Center Caicó (RN) e no Johrei Center João Pessoa (PB).

Igreja Natal (RN)

Na unidade religiosa da capital potiguar, a atividade ocorreu no dia 9 de dezembro e contou com a participação de 24 pessoas, entre pioneiros e veteranos - estes, pessoas consideradas "da melhor idade" ou com mais de vinte anos de servir na Obra Divina e que não necessariamente participaram do início da história da fé messiânica em Natal.

Elas dedicam na Igreja e nos Johrei Centers Zona Norte e Orla Sul.

A ministra Lúcia Maria de Medeiros Hiramoto, pioneira na cidade de Caicó (RN), hoje com 75 anos de idade e com 40 de membro, realizou a oração do culto matinal; Ivando Andrade do Monte fez a locução; Sueli Câmara de Almeida, hoje com 85 anos de idade e com 46 de fé messiânica, realizou a leitura do Ensinamento e Agilda Sencades de Rezende, de 90 anos e com 46 de membro, leu a Experiência de Fé.

Durante o culto, houve a ministração de Johrei pelo ministro Ronaldo Cardoso, responsável da Igreja Natal.

Após o culto matinal, ele proferiu breves palavras de saudação e agradecimento pela realização do evento. A ministra Jane Sencades de Rezende Silva, responsável pelo setor Histórico da Igreja Natal, igualmente saudou os participantes e agradeceu a presença, dando início às atividades do evento.

Na sequência, houve a ministração e recebimento de Johrei entre os participantes com duração de trinta minutos.

Logo em seguida, Maria de Fátima Silva Abreu, que foi a primeira professora de Ikebana Sanguetsu do Rio Grande do Norte, membro pioneira há 46 anos, realizou uma vivência de confecção de arranjos florais, como uma maneira de fazer com que as práticas básicas da fé messiânica permaneçam ativas no cotidiano dos membros.

Após a vivência, a ministra Jane e o ministro Ronaldo, como forma de homenagear e agradecer os pioneiros e veteranos pela dedicação na Obra Divina, presentearam os participantes com botons personalizados com o símbolo da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, arranjos de ikebanas e agendas especialmente confeccionadas para o encontro.

O responsável pela Igreja Natal os agradeceu pelo empenho na difusão e estruturação da Obra Divina no estado do Rio Grande do Norte e enfatizou a importância da dedicação deles atualmente, que serve de inspiração para as próximas gerações de membros.

A ministra Jane relembrou os pioneiros que já se encontram no Mundo Espiritual, como Otacília Pereira e seu pai, João Carlos Ribeiro de Rezende.

Ela agradeceu a Deus, a Meishu-Sama e aos antepassados a permissão de o setor Histórico realizar o encontro, bem como o apoio do ministro Ronaldo.

Enfatizou, ainda, que o setor Histórico possui a missão de registrar e manter viva, na memória da comunidade messiânica, as dedicações de difusão na Obra Divina e que, diariamente, os membros da Igreja Natal escrevem uma página na história da Igreja Messiânica Mundial.

Johrei Center Caicó (RN)

O encontro no Johrei Center Caicó (RN) foi realizado no dia 13 de dezembro, igualmente com a participação de 24 pessoas, entre pioneiros e veteranos.

No culto matinal, Neuma Pereira, há 29 anos na fé messiânica, realizou a oração; Ricardo Alexandre dos Santos, com 30 anos de membro, fez a locução; Sebastiana Irene Pereira, a pioneira ativa mais antiga do Johrei Center Caicó, há 41 anos na fé, realizou a leitura do Ensinamento e Francisca Medeiros, a da Experiência de Fé.

Na sequência, os participantes ministraram e receberam Johrei por trinta minutos.

O responsável pelo setor de Horta Caseira do Johrei Center Caicó, Ricardo Alexandre dos Santos, realizou uma vivência na qual foi ofertado o cultivo de sementes de hortaliças em pequenos vasos.

Assim como na atividade realizada na Igreja Natal, foi uma maneira de fazer com que as práticas básicas da fé messiânica permaneçam ativas no cotidiano dos membros.

Após a vivência, a responsável pelo setor Histórico no Johrei Center Caicó, Vanusa Dias da Silva, junto à professora Ana Edna da Silva, responsável pelo Johrei Center, como forma de homenagear e agradecer a dedicação na Obra Divina, entregou lembranças personalizadas aos participantes.

Em suas palavras, a responsável pelo Johrei Center agradeceu a Deus, a Meishu Sama e aos antepassados pela oportunidade e permissão concedidas ao setor Histórico, de realizar o encontro, em Caicó.

Johrei Center Extensão João Pessoa (PB)

No dia 17 de dezembro foi a vez do Johrei Center João Pessoa, na Paraíba, promover a atividade para 17 pessoas, entre pioneiros e veteranos.

As atividades iniciaram com a Oração Amatsu Norito, entoada pelo ministro Daniel Aparecido de Souza, responsável da unidade religiosa.

Houve ministração e recebimento de Johrei por trinta minutos e o ministro Daniel proferiu, brevemente, palavras de saudação e agradecimento pela realização do evento.

Em seguida, foi realizada uma mesa-redonda, oportunidade em que foi feito um minuto de silêncio em memória dos pioneiros da Obra Divina já falecidos.

Realizaram uma vivência de ikebana, representando a gratidão dos membros da Paraíba aos pioneiros da Igreja.

Naquele momento, alguns participantes tiveram a oportunidade de relatar suas experiências e os acontecimentos que marcaram suas vidas missionárias, despertando alegria, emoção e gratidão em quem estava presente.

Após os relatos, a monitora responsável pelo setor Histórico do Johrei Center João Pessoa, Tania Pessoa, junto ao ministro Daniel Souza, homenageou os participantes com a entrega das lembranças.

O encontro terminou em meio à grande emoção e alegria com uma confraternização com bolo, salgados e sucos.

Em suas palavras de agradecimento, o ministro Daniel enfatizou a importância e o papel determinante dos pioneiros e veteranos da Obra Divina no estado da Paraíba, e os agradeceu pela dedicação e empenho ao longo dos anos.