Notícias

Unidades religiosas da Igreja Natal (RN) realizam Encontros de Pioneiros e Veteranos

Unidades religiosas da Igreja Natal (RN) realizam Encontros de Pioneiros e Veteranos

Data: 11/01/2022
Por: Setor Histórico - Igreja Natal
Editoria: Notícias

Durante o mês de dezembro de 2021, o setor Histórico da Igreja Natal realizou Encontros de Pioneiros e Veteranos na Igreja Natal (RN), no Johrei Center Caicó (RN) e no Johrei Center João Pessoa (PB).

Igreja Natal (RN)

Na unidade religiosa da capital potiguar, a atividade ocorreu no dia 9 de dezembro e contou com a participação de 24 pessoas, entre pioneiros e veteranos - estes, pessoas consideradas "da melhor idade" ou com mais de vinte anos de servir na Obra Divina e que não necessariamente participaram do início da história da fé messiânica em Natal.

A ministra Lúcia Maria de Medeiros Hiramoto, pioneira na cidade de Caicó (RN), hoje com 75 anos de idade e com 40 de membro, oficiou o culto matinal; Ivando Andrade do Monte fez a locução; Sueli Câmara de Almeida, hoje com 85 anos de idade e com 46 de fé messiânica, realizou a leitura do Ensinamento e Agilda Sencades de Rezende, de 90 anos e com 46 de membro, leu a Experiência de Fé.

Durante o culto, houve a ministração de Johrei pelo ministro Ronaldo Cardoso, responsável da Igreja Natal.

Após o culto matinal, ele proferiu breves palavras de saudação e agradecimento pela realização do evento. A ministra Jane Sencades de Rezende Silva, responsável pelo setor Histórico da Igreja Natal, igualmente saudou os participantes e agradeceu a presença, dando início às atividades do evento.

Na sequência, houve a ministração e recebimento de Johrei entre os participantes com duração de trinta minutos.

Logo em seguida, Maria de Fátima Silva Abreu, que foi a primeira professora de Ikebana Sanguetsu do Rio Grande do Norte, membro pioneira há 46 anos, conduziu uma vivência de ikebana.

Após a vivência, os ministros Jane e Ronaldo presentearam os pioneiros e veteranos com bótons personalizados com o símbolo da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, arranjos de ikebana e agendas especialmente confeccionadas para o encontro, como forma de homenageá-los pela dedicação na Obra Divina.

O responsável pela Igreja Natal agradeceu o empenho na difusão da Obra Divina no estado do Rio Grande do Norte e enfatizou a importância da dedicação deles atualmente, que serve de inspiração para as próximas gerações de membros.

A ministra Jane relembrou os pioneiros que já se encontram no Mundo Espiritual e agradeceu a Deus, a Meishu-Sama e aos antepassados a permissão de o setor Histórico realizar a atividade.

Ressaltou, ainda, que o setor possui a missão de registrar e manter vivas as dedicações de expansão e que, diariamente, os membros escrevem uma página na história da Igreja Messiânica Mundial.

Johrei Center Caicó (RN)

O encontro no Johrei Center Caicó (RN) foi realizado no dia 13 de dezembro, igualmente com a participação de 24 pessoas, entre pioneiros e veteranos.

Iniciaram a atividade durante o culto matinal, oficiado por Neuma Pereira, há 29 anos na fé messiânica; Ricardo Alexandre dos Santos, com 30 anos de membro, fez a locução; Sebastiana Irene Pereira, a pioneira ativa mais antiga do Johrei Center Caicó, há 41 anos na fé, realizou a leitura do Ensinamento e Francisca Medeiros, a da Experiência de Fé.

Na sequência, os participantes ministraram e receberam Johrei por trinta minutos.

O responsável pelo setor de Horta Caseira do Johrei Center Caicó, Ricardo Alexandre dos Santos, realizou uma vivência na qual foram ofertadas sementes de hortaliças para o cultivo em pequenos vasos.

Posteriormente, a responsável pelo setor Histórico, Vanusa Dias da Silva, junto à professora Ana Edna da Silva, responsável pela unidade religiosa, entregaram as lembranças personalizadas.

Ana Edna agradeceu a Deus, a Meishu Sama e aos antepassados a oportunidade e permissão concedida de realizar o encontro.

Johrei Center Extensão João Pessoa (PB)

No dia 17 de dezembro foi a vez do Johrei Center João Pessoa, na Paraíba, promover a atividade para 17 pessoas, entre pioneiros e veteranos.

As atividades iniciaram com a Oração Amatsu Norito, entoada pelo ministro Daniel Aparecido de Souza, responsável da unidade religiosa.

Houve ministração e recebimento de Johrei por trinta minutos e o ministro Daniel proferiu, brevemente, palavras de saudação e agradecimento pela realização do evento.

Em seguida, foi realizada uma mesa-redonda, oportunidade em que foi feito um minuto de silêncio em memória dos pioneiros da Obra Divina já falecidos.

Realizaram uma vivência de ikebana, representando a gratidão dos membros da Paraíba aos pioneiros da Igreja.

Naquele momento, alguns participantes tiveram a oportunidade de relatar suas experiências e os acontecimentos que marcaram suas vidas missionárias, despertando alegria, emoção e gratidão em quem estava presente.

Após os relatos, a monitora responsável pelo setor Histórico do Johrei Center João Pessoa, Tania Pessoa, junto ao ministro Daniel Souza, homenageou os participantes com a entrega das lembranças.

O encontro terminou em meio à grande emoção e alegria com uma confraternização com bolo, salgados e sucos.

Em suas palavras de agradecimento, o ministro Daniel enfatizou a importância e o papel determinante dos pioneiros e veteranos da Obra Divina no estado da Paraíba, e os agradeceu pela dedicação e empenho ao longo dos anos.