Notícias

Terapia de biocampo: evidências dos benefícios para a saúde do Johrei

Terapia de biocampo: evidências dos benefícios para a saúde do Johrei

Data: 05/06/2022
Por: Igreja Messiânica Mundial do Brasil
Editoria: Notícias

Um artigo sobre a pesquisa do Johrei desenvolvida pela equipe do Dr. Kenji Yamamoto, professor emérito da Universidade de Kyushu, foi publicado no site da revista britânica "Research Outreach".

A Research Outreach contém artigos de pesquisadores de instituições de todo o mundo, ganhadores do Prêmio Nobel, agências governamentais, agências federais dos EUA e equipes de pesquisa de empresas conhecidas.

O editor interessou-se pela pesquisa do Dr. Yamamoto sobre o Johrei, e o conteúdo do trabalho foi apresentado.

Confira abaixo o link do texto original e a tradução do artigo.
https://researchoutreach.org/articles/biofield-therapy-evidence-health-benefits-johrei/

Tradução:

Terapia de biocampo: evidências dos benefícios do Johrei para a saúde

Johrei é uma forma importante de terapia de biocampo desenvolvida por Mokichi Okada no Japão em 1935. Diz-se que proporciona benefícios à saúde quando um praticante absorve energia vital do universo e a canaliza para o receptor. Embora seja praticado em alguns países, como Japão, EUA, Reino Unido, Brasil e Tailândia, os mecanismos não são bem compreendidos e há evidências científicas limitadas de sua eficácia. Portanto, Kenji Yamamoto, professor emérito da Universidade de Kyushu, realizou uma série de experimentos controlados para determinar se o poder do Johrei realmente existe e, em caso afirmativo, se confere benefícios à saúde do destinatário.

Mokichi Okada desenvolveu a prática do Johrei, que significa "purificação do espírito", no Japão em 1935. É um tipo de terapia de biocampo, o que significa que é uma terapia não invasiva, durante a qual se diz que o praticante atua no campo energético do receptor para induzir a cura. Além de conferir bem-estar mental e físico, diz-se que aumenta ou promove o poder de cura natural do destinatário.

Diz-se que o Johrei proporciona benefícios à saúde quando o praticante absorve a energia vital do universo e usa a mão para canalizar a energia para o destinatário. O praticante deseja o bem-estar e a felicidade do destinatário ao imaginar a energia penetrando no corpo do destinatário. No entanto, eles não fazem contato físico com quem a recebe.

Conexão físico-espiritual

Segundo o conceito de Okada, no qual se baseia a prática do Johrei, todos os seres vivos possuem um corpo físico habitando o mundo real e um corpo espiritual habitando o mundo espiritual. Diz-se que a prática de purificar o corpo espiritual cura o corpo e a mente, trazendo-os em harmonia com a verdade espiritual. Isso traz mudanças benéficas para os corpos espiritual e físico, auxiliando na erradicação do sofrimento e da energia negativa.

Além de conferir bem-estar mental e físico, diz-se que o Johrei promove o poder de cura natural do destinatário.

Apesar de seus benefícios declarados para o bem-estar espiritual e físico, com exceção de alguns países, o Johrei não é amplamente praticado. Isso pode ser devido à falta de evidências científicas de sua eficácia como terapia de saúde e bem-estar e porque o seu processo ainda não é compreendido. Portanto, usando uma abordagem científica, o Dr. Kenji Yamamoto pesquisou como o poder do Johrei confere benefícios à saúde de seus receptores. Considerando os resultados de experimentos in vitro e in vivo, ele procurou estabelecer se o poder do Johrei realmente existe e, em caso afirmativo, se oferece benefícios à saúde de seus receptores.

Experimentos in vitro

Durante os estudos in vitro, é possível controlar rigorosamente as condições experimentais para minimizar o impacto das influências psicológicas e outras formas de viés. Portanto, Yamamoto primeiro pesquisou o efeito da terapia com Johrei em linhagens de células cancerosas humanas cultivadas. O resultado da pesquisa deixou claro que o Johrei reduzia a viabilidade celular (chances de sobrevivência) enquanto aumentava a taxa de morte celular em linhagens de células de câncer gástrico humano cultivadas. A terapia teve um efeito semelhante em outros tipos de células cancerosas humanas. No entanto, Yamamoto descobriu que precisava encontrar o equilíbrio entre a capacidade de cada tipo específico de célula cancerosa de crescer e se multiplicar e o nível específico de poder de Johrei necessário.

Os estudos in vitro do Johrei também mostram que o poder da terapia não está apenas em atacar células doentes - câncer, neste caso -, mas também em seu efeito de promoção da saúde nas células normais do corpo. Em um experimento com células endoteliais normais da veia umbilical humana (HUVEC), o Johrei aumentou a viabilidade e diminuiu a taxa de morte das células. Além disso, em um experimento de laboratório examinando a cicatrização de feridas, as células endoteliais microvasculares da pele humana normal tratadas com Johrei migraram mais rapidamente para uma ferida e a repararam com mais eficiência do que as células que não foram tratadas com Johrei.

Os resultados combinados desses experimentos in vitro sugerem que o Johrei tem um efeito de mão dupla: desestimula o crescimento de células anormais/cancerosas e estimula o crescimento de células normais/saudáveis. No entanto, enquanto os experimentos in vitro produziram resultados perspicazes, Yamamoto reconheceu que precisava realizar experimentos in vivo se quisesse avaliar adequadamente os efeitos do Johrei em pessoas reais, tanto aquelas com boa saúde geral quanto aquelas com doenças.

Experimentos in vivo

Estudos anteriores sugerem que o Johrei estimula o fortalecimento da imunidade inata e produz efeitos benéficos no humor após o estresse. No entanto, como sugere Yamamoto, os resultados desses experimentos podem estar sujeitos a vieses na forma de influências psicológicas e outras decorrentes da relação entre o praticante de Johrei e o receptor.

Ele, portanto, realizou um estudo simples-cego, randomizado e controlado por placebo com 199 praticantes qualificados de Johrei e 144 voluntários não qualificados realizando Johrei. Os receptores de terapia voluntária incluíram 186 pessoas em bom estado geral e 39 com tendência à hipotermia (definida como uma temperatura corporal abaixo de 36ºC para fins deste experimento). Para avaliar o efeito do tratamento com Johrei em comparação com o placebo, Yamamoto mediu as mudanças no fluxo sanguíneo e na temperatura corporal, que são indicadores estabelecidos de saúde geral.

Fluxo sanguíneo saudável

Um conjunto de pesquisas científicas relaciona a circulação sanguínea ideal com redução de distúrbio ou declínio cognitivo e comportamental, boa saúde geral e redução nos fatores causadores de uma série de doenças, incluindo diabetes, hipotermia (baixa temperatura corporal), estresse térmico, hipertermia (alta temperatura corporal), hipotensão (pressão arterial baixa), hipertensão (pressão arterial alta) e câncer.

Para manter a função celular normal, a temperatura corporal central deve ser mantida em torno de 37ºC. Subir muito acima ou cair muito abaixo dessa temperatura pode ser potencialmente fatal. É por isso que é importante que os profissionais de saúde afiram a temperatura corporal do paciente durante o exame médico.

Efeitos da hipotermia na saúde

A definição de hipotermia é a temperatura corporal central abaixo de 35ºC. A ligação entre hipotermia e redução do suprimento de sangue e oxigênio para o cérebro, redução do débito cardíaco (encontrado pela multiplicação da frequência cardíaca pelo volume sistólico), redução da função cognitiva e hipotensão, é reconhecida amplamente. Portanto, além da baixa temperatura corporal, a hipotermia também está ligada à redução do fluxo sanguíneo.

Além disso, aumentar a temperatura corporal central pode beneficiar a saúde de várias maneiras. Isso inclui fortalecer o sistema imunológico, reduzir o risco de doenças neurodegenerativas (como mal de Alzheimer, mal de Parkinson, doença de Huntington e doença do neurônio motor), retardar os danos aos vasos sanguíneos em pessoas com diabetes, apoiar o crescimento de ossos e cartilagens e melhorar a resposta ao tratamento do câncer do colo do útero.
Métodos experimentais

Durante os experimentos de Yamamoto, cada receptor voluntário sentou-se em uma cadeira, descalço, em uma sala com temperatura controlada, regulada para 23 ± 1°C e 52 ± 1% de umidade. Com fones de ouvido, eles ouviam uma música leve e relaxante para bloquear qualquer influência do ruído externo durante o tratamento de dez minutos do Johrei. O praticante entrava na sala por uma porta diferente e sentava-se, a uma distância de 50 a 100 cm, atrás do receptor, para que este não pudesse ver quem estava realizando o tratamento (para minimizar o risco de viés). Os sujeitos receberam o tratamento de um praticante qualificado ou de um voluntário não qualificado uma vez por dia durante dois dias consecutivos, na mesma hora do dia ou o mais próximo possível.

Apenas o Johrei dos praticantes qualificados aumentou o fluxo sanguíneo e a temperatura corporal da superfície dos sujeitos.

Yamamoto comparou os efeitos no sujeito observando mudanças no fluxo sanguíneo e na temperatura corporal da superfície antes e durante o tratamento de dez minutos. Para medir o volume do fluxo sanguíneo e a temperatura corporal da superfície, Yamamoto usou fluxograma de manchas a laser (LSFG) e termografia infravermelha (IRT). Ele colocou os respectivos

aparelhos a 30cm do lado direito e 55 a 60cm do lado esquerdo do pescoço do receptor do Johrei.

Técnica de medição altamente sensíveis

O LSFG é uma técnica de medição altamente sensível que permite a rápida avaliação e visualização do fluxo sanguíneo sem sequer tocar na pele. Nesse estudo, Yamamoto avaliou o volume do fluxo sanguíneo em uma área específica do pescoço do receptor, usando o software LSFG para obter imagens do fluxo sanguíneo. Ele então usou o software para medir a taxa média de desfoque (MBR), que é um indicador da velocidade relativa do fluxo sanguíneo.

A IRT também é uma técnica de medição altamente sensível. Ele pode ser usado para registrar a emissão de radiação infravermelha da superfície da pele. As imagens termográficas resultantes mostram a distribuição da temperatura da superfície da pele do pescoço do receptor. Yamamoto então usou o software relacionado ao IRT para analisar as imagens e calcular a temperatura média da pele.

Resultados do estudo

"Os sujeitos saudáveis do estudo foram aleatoriamente designados para receber Johrei de um praticante qualificado ou de um voluntário não qualificado."

O grupo que recebeu o tratamento de um praticante qualificado experimentou um aumento significativo do fluxo sanguíneo e da temperatura corporal da superfície em comparação com o grupo que recebeu de voluntários não qualificados.

Em um segundo experimento, cada participante saudável recebeu tratamento tanto de um praticante qualificado como de um voluntário não qualificado. Novamente, o tratamento pelo praticante qualificado produziu melhores resultados, sugerindo que apenas o Johrei de um praticante qualificado aumenta o fluxo sanguíneo e a temperatura corporal da superfície do receptor.

Além disso, em um terceiro experimento, os participantes com tendência à hipotermia experimentaram aumento do fluxo sanguíneo e elevação da temperatura corporal superficial e axilar (índices de temperatura corporal periférica e central, respectivamente) somente quando o Johrei foi ministrado por um praticante qualificado.

O estudo humano in vivo de Yamamoto fornece evidências inovadoras em apoio ao uso da terapia Johrei - mas somente quando ministrada por um praticante qualificado - para melhorar o fluxo sanguíneo e aumentar a temperatura corporal em receptores geralmente saudáveis e naqueles com tendência à hipotermia. Ele conclui que a terapia com Johrei pode apoiar a manutenção da homeostase (equilíbrio no corpo) devido ao seu poder natural de cura.

Resposta pessoal

Para onde sua pesquisa o levará a seguir? Você planeja investigar o mecanismo das propriedades promotoras de saúde do Johrei? Se sim, com quais métodos você planeja fazer isso?

Apesar de estender o conhecimento além dos limites dos estudos in vivo, ainda faltam evidências conclusivas dos benefícios do Johrei devido às dificuldades de eliminar influências psicológicas e outras. Portanto, mais estudos em humanos são necessários para estabelecer os benefícios do Johrei para a saúde de pessoas geralmente saudáveis ou com condições patológicas. Para isso, estudos semelhantes serão conduzidos para sujeitos com várias condições patológicas associadas à circulação sanguínea e temperatura corporal abaixo do ideal, como diabetes, câncer e hipertensão. Por meio desses estudos, serão elucidados os mecanismos do Johrei que potencializam ou promovem o poder natural de cura.